sexta-feira, agosto 04, 2006

F.C.Porto 1-3 Man.United

O sistema em que o F.C.Porto actua (3x4x3 ou 3x34) não admite falhas... e o que não faltaram no jogo de hoje foram erros individuais e colectivos. O onze inicial foi constituído por Helton; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel; Paulo Assunção, Raul Meireles, Cech e Anderson; Vieirinha, Tarik e Alan. Co Adriaanse tentava desta forma testar um esquema para a Liga dos Campeões, apostando na velocidade de Alan e fazendo de Marek Cech o 4º defesa. Falhou em quase toda a linha. O meio-campo defensivo nunca se deu bem com a pressão do Manchester falhando passes atrás de passes colocando a desapoiada defesa numa situação ainda mais periclitante. Para além disso, o sector defensivo ia coleccionando erros individuais de desesperar o mais calmo adepto. Nas movimentações ofensivas, ou quando conseguia fazê-las, o FêCêPê até esteve bastante bem, conseguindo criar algumas situações de perigo para a baliza adversária, ora jogando um futebol apoiado ora apostando nas movimentações dos seus homens mais ofensivos. Na segunda-parte, já com Adriano em campo e com o Manchester reduzido a 10, foi desesperante assistir ao desperdício consecutivo de oportunidades clamorosas de golo.

Destaques Positivos

-Anderson: O melhor portista em campo! Tentou assumir o jogo e levar a equipa para frente, não se atemorizando com as camisolas do adversário. Teve recuar em demasia e isso retirou-lhe hipóteses de ser mais explosivo perto da área.

-Vierinha: Voltou a fazer um jogo positivo, fazendo uso das suas já reconhecidas capacidades. Volto a salientar os fantásticos cruzamentos que saiem dos seus pés.

Destaques Negativos:

- Paulo Assunção: Nos jogos anteriores já tinha dado para perceber que o Brasileiro estava uns furos bem abaixo do rendimento mostrado na época passada. Neste jogo isso foi muito mais evidente, falhando passes consecutivos, fraco posicionamento e chegando muitas vezes atrasado aos lances.

- Bosingwa: Está ligado directamente a dois dos golos do Manchester. Abordou os lances com timidez e deu-se mal. Parecia que quando tocava na bola estava sempre em situação de desespero.

- Adriano: A um ponta-de-lança pedem-se golos... mas Adriano em três oportunidades clamorosas não conseguiu colocar a bola no fundo das redes. Exige-se muito mais do Brasileiro.

- Sistema Táctico: Aguardo pelo jogo de amanhã com o Inter para tirar mais algumas ilações sobre o uso deste sistema na Liga dos Campeões... mas pela amostra está mal. É verdade que com Paulo Assunção em melhor forma e com Lucho em campo, as coisas podem ser diferentes... mas não me parece que este sistema seja a melhor forma de abordar os jogos de grau de dificuldade superior.

F.C.Porto 2-3 Inter de Milão

Não tive a oportunidade de ver o jogo, mas pelas crónicas via Net dá para perceber que os erros do jogo do Manchester voltaram a repetir-se. Como atenuante o facto do Porto ter alinhado com uma equipa de segunda linha.
Resumo da participação do F.C.Porto no Torneio de Amesterdão: A estratégia de 3 defesas na Liga dos Campeões é "finita"!

11 Comments:

Blogger Jorge Mota said...

Excelente análise Aníbal. Só alguns reparos:

O FCPorto jogou melhor na 2ª parte porque tinha um jogador a mais e depois 2. E os 2 que sairam são peças importantissimas.

Adriano provou-nos que na Europa um avançado em 5 oportunidade tem que marcar 2, aliás o manchester em 4 marcou 3. Adriano em 4 pelo menos não marcou nenhum.

Bosingwa mostrou-nos que na Europa uma falha pode dar um golo. Ele falhou 2 sofremos 2 golos. E repara que tivemos 3 falhas no jogo todo... Será só azar? O ano passado pensava que era.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

5/8/06 1:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por motivos profissionais não vi o jogo,por isso considerações sobre o mesmo,no entanto deixo-vos aqui as declarações de Pinto da Costa em relação ao reforço do plantel.

5/8/06 11:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por motivos profissionais não vi o jogo,por isso não vou efectuar considerações sobre o mesmo,no entanto deixo-vos aqui as declarações de Pinto da Costa em relação ao reforço do plantel.

5/8/06 11:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pinto da Costa voltou ontem a afirmar que o plantel do FC Porto se encontra fechado. Momentos antes de embarcar para a Holanda, onde se deslocou para acompanhar a equipa no Torneio de Amesterdão, o presidente portista revelou que o clube azul e branco não tem, actualmente, possibilidades económicas para assegurar a contratação do avançado pretendido por Co Adriaanse. “Neste momento, o FC Porto tem o plantel que pode ter, que por sinal é um bom plantel, composto por excelentes jogadores. Por isso, o grupo de trabalho encontra-se fechado. Confio plenamente no nosso treinador e nos nossos atletas, que são capazes de resolver os problemas que possam eventualmente surgir durante a temporada”, afirmou ontem o presidente portista, ainda no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Estas declarações surgiram precisamente no dia seguinte a uma nova investida de Co Adriaanse nesta matéria. O treinador holandês voltou a vincar, em conferência de Imprensa, a necessidade de contratar um matador, referindo que é preciso “criatividade” para contornar a “falta de dinheiro” da SAD. Adriaanse chegou mesmo a brincar com a situação, tendo afirmado, em jeito de brincadeira, que tem de encontrar um ponta-de-lança “nem que seja na rua”. “Isso era óptimo”, retorquiu Pinto da Costa quando confrontado sobre essa possibilidade: “Se for na rua é excelente… O nosso treinador gostava de contar com mais um avançado e eu também queria; mas uma coisa é querer e outra é termos possibilidades para o fazer. Se tivesse essa possibilidade, até era bem mais ambicioso do que ele na hora de contratar um avançado”, referiu. E o Torneio de Amesterdão, que arrancou ontem, pode revelar-se como um excelente teste à capacidade actual do FC Porto, nomeadamente às soluções para a frente de ataque, para onde Co Adriaanse não se tem cansado de pedir um reforço. “Defrontamos adversários difíceis nesta competição, mas o treinador, e quanto a mim muito bem, quer defrontar nesta altura adversários de qualidade muito elevada, porque sabe que são esse tipo de jogos que vão dar à equipa o ritmo competitivo necessário para preparar a época que se avizinha”, afirmou, ainda antes do encontro de ontem com o Manchester United.

IN O JOGO

5/8/06 11:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

será adriense o culpado de tudo ?!?

como é possivel isto acontecer :
"Vieirinha surpreende-me a cada dia que passa. Há pouco tempo, nem sabia que ele existia, porque ninguém do FC Porto me tinha dito. Depois, pediram-me que lhe desse uma oportunidade. Prevejo-lhe um grande futuro"

como é que adriense está lá á um ano , e nem sequer sabe do vieirinha ?! não lhe podiam falar nele ?

será que existe outros "vieirinhas" por ai , que se adriense soubesse , teriam um grande futuro ?

5/8/06 1:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De facto o comentário do Yagami é pertinente.
O Co tem um grave problema (como aliás já o tinha aqui referido): diz o que pensa, é polticamente incorrecto.
Mesmo que nunca tivesse visto o Vieirinha a jogar (é mau pois devia acompanhar a evolução dos B´s e até dos Juniores), não deveria fazer este tipo de declarações que põe em cheque os excelentes profissionais do Departamento de Futebol Juvenil do FCP.
Quanto ao jogo concordo com o Anibal quando diz que neste sistema não se pode errar. Joga-se sempre no "fio da navalha".
O Bosingwa (depois de eu aqui o ter elogiado) efectuou uma má exibição, onde parecia que estava desconcentrado.
No ataque o Adriano provou que serve apenas para consumo interno.
Acho que no nosso campeonato vamos ter de jogar no 3-3-4 (com dois pontas; p.e Adriano + Lisandro), pois depender de um único ponta de lança é capaz de ser arriscado.
O Anderson terá de jogar mais atrás.
O problema do ponta de lança tem de acabar. Se não há € então o CO que se cale (ou alguém o mande calar).
Já é quase vergonhosa esta discusãoi.

P.S não gostei do Helton no jogo de ontem

5/8/06 5:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao intervalo o Porto já leva 3 do Inter!! Ai ai...

5/8/06 7:04 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

A frase do Co sobre o desconhecimento do Vierinha é realmente muito perturbadora e faz pensar sobre os outros Vierinhas que Co não conhece, como por exemplo Paulo Machado!
Em relação ao Helton, não me pareceu que estivesse particularmente feliz mas não se lhe podem apontar responsabilidades directas nos golos.

Este torneio veio esclarecer algumas coisas: O Porto precisa mesmo de um novo ponta de lança. O sistema de 3 defesas é apenas para consumo interno! Mas se é apenas para consumo interno... qual a rotina de jogo no sistema de 4x4x2 ou 4x3x3 que o Porto vai apresentar na Liga dos Campeões? Dá que pensar essencialmente porque Co fez o plantel em função de um sistema que ao que parece não é praticável em determinadas situações. Prometo um Post sobre este assunto para breve!

5/8/06 8:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Co Adriaanse parece resignado, mas não se cansa lembrar que, sem mais um ponta-de-lança, de bom nível, será difícil ao F.C. Porto apresentar-se ao melhor nível nas competições onde está envolvido. Pinto da Costa voltou a dizer, na sexta-feira, que não há mesmo possibilidade de contratado o desejado avançado, merecendo uma resposta curta mas pertinente do treinador, na recta final da conferência de imprensa.

«O que nos falta? Temos de comprar um avançado muito bom», começou por responder Adriaanse, aceitando o repto de lançar nomes para a fogueira: «Gostava de ter o Ronaldo, o Adriano (mas o primeiro, não o segundo, esse já o temos), o Ronaldinho Gaúcho, o Kuyt, o Hesselink...». Quando confrontado com as últimas declarações de Pinto da Costa, rematou de pronto. «Não há dinheiro para um avançado. Então continuaremos a fazer exibições divertidas mas a perder estes jogos», disse, em jeito de despedida.

In Mais Futebol

5/8/06 11:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pinto da Costa mantém confiança em Adriaanse Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, chegou esta tarde da Holanda onde assistiu aos dois jogos que o seu clube disputou e perdeu no Torneio de Amesterdão (1-3 frente ao Manchester United e 2-3 ante o Inter Milão). Ainda no aeroporto, Pinto da Costa referiu-se aos últimos comentários do treinador Co Adriaanse que continua a reclamar mais um avançado: “Não é realista assumir que é possível contratar mais um avançado por oito milhões de euros, que é o que custa o Hesseling, um alvo irrealista para qualquer clube português”. Depois, abordando a questão dos muitos golos sofridos em Amesterdão, Pinto da Costa concluiu: “Não é normal, sobretudo por ontem termos sofrido dois golos num minuto. Temos de corrigir os erros que cometemos, mas acredito que o nosso treinador tem competência para o fazer”.
In O Jogo

6/8/06 9:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! Court reporting schools texas online casino games Tennis tips how to be a stronger player birth control causes cellulite Breast cancer bracelet diet pills Attorney malpractice virginia solian abilify zeldox leponex seroquel Ocean county tax records seroquel leg cramps Health foods high cholesterol online masters credential programs special educati http://www.nissan-350z-8.info/Car-dual-screen-dvd-player.html

7/3/07 12:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home