sexta-feira, setembro 22, 2006

Urge aprender a gerir o esforço!

Image hosted by Photobucket.com3-0 Image hosted by Photobucket.com

Postiga, Lisandro, Tarik

Vitória gorda do Porto mas que podia e deveria ter sido muito melhor gerida, porque Terça-feira todas as forças podem ser poucas.
Jesualdo, decidiu privar a equipa de Anderson. Jorginho foi o eleito para substituir o prodígio e como é fácil de deduzir não tem andamento para isso. Na primeira parte a displicência tomou conta da equipa... a velocidade era escassa, a arte poucas vezes aparecia! Com o Beira-Mar remetido à sua defensiva, o F.C.Porto teimava em utilizar o jogo interior. As alas eram poucas vezes utilizadas mas quando o eram levavam o perigo e por diversas vezes só mesmo a inépcia dos avançados impediu que o Porto chegasse ao golo.
Na segunda parte, Jesualdo Ferreira tinha que mexer... Adriano não estava nos seus dias e Jorginho, apesar de esforçado e batalhador, não conseguia ser o desequilibrador que a equipa necessitava. Anderson e Lisandro entraram para os seus lugares e como que por magia... a equipa teve uma nova alma. O futebol passou a fluir naturalmente, as jogadas de envolvimento ofensivo era bem trabalhadas, a velocidade passou a ser usada de forma escorreita. Até parecia que havia mais espaço livre! Não foi por isso espanto nenhum, quando Postiga trabalhou bem a bola dentro da área, rodopiou sobre um adversário e fez o primeiro golo do jogo. Há quanto tempo ele perseguia este golo! O Porto ia massacrando o adversário e as jogadas de perigo sucediam-se a bom ritmo. Lisandro, aproveitando uma desatenção de um defesa Aveirense, fez o segundo. À passagem dos 90 minutos, Tarik, bem servido por Lisandro fixou a contagem final. Destaque ainda para a enorme ovação com que Mário Jardel foi brindado no momento da sua substituição!

Melhor em Campo - Anderson: Se o F.C.Porto fez uma segunda-parte de nível elevado, deve-o quase em exclusivo a Anderson. É um jogador incrível. Não apenas pelos dribles que faz, mas pela velocidade que traz ao jogo, pelos fantásticos passes de um lado a outro do campo e pela utilização da máxima: "Entrega e vai buscar!". Aos 18 anos, este puto é já uma certeza do futebol. Peço apenas aos dirigentes do meu clube que não o deixem fugir tão cedo. É preciso tirar dividendos financeiros do investimento que foi feito... indiscutível! Mas quanto mais tarde ele for vendido, teoricamente, maior será o valor do seu passe e maiores e melhores rendimentos desportivos poderemos alcançar. Já não tenho dúvidas de qual o futuro clube de Anderson... e não será o Barça! Segurem o miúdo! Pelo menos pelo que resta desta época e pela próxima! Ir vê-lo ao estádio é um espectáculo único!

Arbitragem - Olegário Benquerença: Muito fraca e mais do que isso... com uma tendência notória para inclinar o campo contra o Porto! Então a quantidade de foras-de-jogo mal assinalados foram de desesperar um santo!

Directório de Imagens Actualizado

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aníbal eu acho que não é uma questão de gestão de esforço. Ontem o Porto entrou bem no jogo, mas depois não marcou e desorganizou-se um pouco, sobressaindo aí Bosingwa como o mais inconformado, como foi referido, e bem na Sporttv. Na 2ª parte a equipa funcionou muito bem, Quaresma esteve mais perto daquilo q pode fazer, Anderson é ja de outro planeta e fiquei radiante com o golo do Hélder. Acho que o Porto fez uma 2ª parte q pode dar bastante confiança para Londres. Não acho q o esforço tenha sido mal gerido, pq normalmente quando as equipas portuguesas jogam a meio da semana na UEFA não contribuem na Liga p q o espectáculo melhore: circulam a bola, lateralizam demasiado o jogo e esperam pelo apito final acabando o jogo com a cabeça na Champions. Isso é total desrespeito por quem paga bilhete. Ontem acho que os adeptos saíram satisfeitos do estádio (eu senti-o) porque viram um Porto a jogar bem até ao fim. E não implicou esforço a mais. O que se verificou foi que o Porto geriu muito bem o espaço,com constantes trocas de flanco e a criar sempre situações de superioridade no ataque. Temos o exemplo do Barça q joga num campeonato com 38 jornadas e começa um jogo e acaba-o sem tirar o pá do acelerador... é só o Campeão Europeu. Acho q ontem o Porto fez uma boa propaganda do nosso Campeonato e deixou os adeptos c água na boca... eu fiquei. E agora Aníbal, diz lá para onde vai o Anderson. Abraço. FORÇA PORTO!

23/9/06 10:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Resumido: Gostei

Andersom: vale a pena ir ao Estádio só para ver o puto jogar. Absolutamente fabuloso.

Postiga: trabalhou muito e mereceu o golo

Tarik: por mt mal que possam dizer dele, apenas fica uma nota - já fez mais em 4 jogos que o Sonkaia em toda a época passada. Por isso não façam comparações injustas.

Bruno Alves: parece mais sereno. Caso a rever...

Helton: uma boa defesa

Jorginho: muita vontade e pouca clarividência

- Não gosto do 4-3-3- com ADriano e Postiga juntos. O flanco esquerdo fica "manco" e isso notou-se claramente na 1ª parte quando o Marek Cech tinha o corredor toda para fazer.

Fiscais de linha: em "live" pareceram-me mt mal

Jardel - esqueça-no para Dezembro. Ainda está mt mal fisicamente

23/9/06 10:59 da manhã  
Blogger DragãodeÁgueda said...

Será que finalmente ensinaram o Bosingwa a cruzar? Parece que sim.
Dedo (mais um) de Jesualdo?

23/9/06 2:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas!
Depois da boa exibição é hora de fazer balanços!


Visita o nosso Blog e deixa o teu comentário sobre o Postiga!


www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

23/9/06 3:01 da tarde  
Blogger Jorge Mota said...

Não deu para gerir pq só se marcou na 2ª parte.
De resto excelente 2ª parte.
Postiga esteve bem na 2ª parte.
Bosingwa está a ficar um grande lateral direito.
Jardel merecia a ovação, parabens ao público do Dragão.
E parabens aos sócios que disseram presente apesar da hora estupida do jogo.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

23/9/06 3:04 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Quando eu falo em gestão de esforço, obviamente não é como desinteresse pelo jogo. Mas se o Porto tem apertado o Beira-Mar nos primeiros 15, 30 minutos de jogo, poderia ter marcado e a partir daí, com mais espaço, fazer um jogo calmo e pausado, nunca sem abdicar da procura de mais golos.

O futuro clube de Anderson não é difícil de adivinhar. Dadas as qualidades do miúdo e da sua enorme margem de progressão, inúmeros clubes vão querê-lo, sendo mais do que óbvio que vai surgir quase um leilão sobre quem dá mais pelo passe. Qual é o clube com maior disponibilidade financeira actualmente? Daqui a 2 anos o passe de Anderson pode chegar a valores records! Noutro dia falava-se aqui de qual era a % do passe que o Porto tinha e ninguém sabia. Estive a fazer umas pesquisas: O Porto comprou 50% do passe de Anderson e reforçou em mais 20% recentemente. Por isso... são 70%!

23/9/06 3:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vitória do FC Porto. Ninguém nos vai parar. Gostei do Anderson e do Vieirinha. A segunda parte foi brilhante.

P.S- Adicionei o blog aos meus links.

Um abraço,
Tripeiro
http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

23/9/06 4:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Do Vieirinha!?

23/9/06 4:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que é justo reforçar a subida de jogo do Quaresma!
Fica a ideia de que jogar ao lado de um prodígio, bem mais novo e cheio de alegria, pode servir para picar a sua auto-estima do Quaresma.

No estádio apreciei sobretudo a direcção da baliza ao longo de toda a segunda parte! Sem rodriguinhos, perdas de tempo... sem antijogo... gostei!

Uma palavra para os 3 marcadores mal amados! Que volte de novo a confiança e se recuperem alguns talentos. Vamos precisar.

23/9/06 6:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tactica: 4-3-3 com dois avançados centro não dá nada...a equipa afunilava demasiado o jogo e ficava nitidamente manca.
Adriano: Pior a cada jogo que passa, até conseguiu cortar uma bola na pequena area que era só encostar para golo.
B.Alves: Vai melhorando e ganhando confiança a cada jogo que faz, falta recuperar a confiança para os passes longos que muitas vezes tenta (já se começam a mudar as opiniões).
Postiga: tambem a subir a cada jogo e á medida que se aproxima do centro do terreno.
Lisandro: Ponta de lança de raiz (pra mim o 2º melhor do plantel depois do B.Moraes)
Lucho: vai descendo de rendimento a cada jogo que passa, agora até já perde bolas e falha passes; será que algum dia o vamos ver no Porto 100% em forma?? Pra já não se pode criticar a titularidade devido ás lesões dos outros médios.
Quaresma: gostei da subida de rendimento, mas ainda falta soltar mais a bola...fartou-se de tentar o golo com remates pra bancada!
Bosingwa: sem comentarios...simplesmente, mais uma vez um dos melhores em campo.
Arbitragem: depois de 2 penalties por marcar contra a naval, desta vez muitos foras de jogo muito duvidosos (na 1ª parte, do sitio em que estava, apenas o lance do golo do lucho pareceu bem assinalado) já pra não falar da habitual tendencia do Benquerença em apitar tudo e mais alguma coisa contra nós!

23/9/06 7:45 da tarde  
Blogger Lance said...

Eu acho que foi bem gerido o jogo, afinal só jogaram 45 minutos.

23/9/06 10:28 da tarde  
Blogger JRP said...

Ora bem... lá vou eu ser aborrecido outra vez... É o quarto jogo consecutivo com o Bruno Alves a titular, sem que a equipa sofra golos, nem que haja expulsões!
Veremos agora em Londres como será. Ainda assim, independentemente do que lá aconteça, têm que convir que tudo o que se escreveu dizendo que o jogador era do pior, começa a parecer exagero... Vamos apoiar!
Já o Adriano começa a ser difícil!

24/9/06 4:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa actuação do FCP.

24/9/06 11:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Alguém leu a coluna do Fernando Gomes no Sol?
O que deveria ser um comentário ao campeonato e ao momento do FCP saiu uma coisa completamente diferente!

24/9/06 4:43 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Sem ter estado particularmente brilhante não me pareceu que a exibição de Lucho tivesse sido fraca ou em descescendo. No 4x3x3 que o Porto pratica Lucho tem que ter muito atenção à questão táctica e não pode chegar à frente com tanto frequência como doutras vezes. Em relação às perdas de bola, lembro-me de uma que ea evitável mas também me recordo de dois passes de morte para Lisandro e Anderson.

25/9/06 12:00 da manhã  
Blogger bLuE bOy said...

Primeira parte fraca, pró assim-assim... mas muito vulgar para a qualidade dos nossos campeões.
Na 2ª parte, com a entrada de Anderson, vem, a música foi outra e pra mto melhor... Anderso, coadjovado pelos irrequietismo de Quaresma e pelo marcador de ritmo Lucho... foi sempre a abrir... até pararmos nas 3 secas... e mai nada!
Aguardemos por 3ª feira para ver no que vai sair de Londres... espero bem que «bifes» chamuscados!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

25/9/06 12:30 da manhã  
Blogger Apre said...

Pouca poupança, mas estão em inicio de época.
Força em Londres.

25/9/06 8:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sinceramente para o jogo em Londres estou á espera de pontuar. Estamos a ficar com uma equipa equilibrada. Contudo, estou curioso por ver a nova defesa em acção neste que é o seu verdadeiro teste. Normalmente os centrais dividem a marcação ao ponta de lança. Neste jogo punha o Bruno Alves a marcar directamente o Henry (embora a diferença de velocidades seja brutal!!) e deixava Pepe para as sobras.

25/9/06 10:57 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

Bruno Alves a marcar o Henry embora a diferença de velocidades seja brutal?

Tens que me explicar qual é o teu motivo para isso, porque estou a ver o B.Alves expulso aos 10 minutos de jogo.

25/9/06 11:10 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

No dia em que o Lucho fique de fora só pode ser por 2 razões: ou está lesionado/castigado ou o treinador anda a beber sono...

P.S. Só vi um resumo curto, mas deu para perceber o que digo desde sempre: o Lisandro vale mais do que o Adriano e o Postiga juntos. É uma heresia deixá-lo no banco...

25/9/06 11:11 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

realmente há jogadores que caiem no goto e outros não! O Postiga fez um jogo tremendo contra o Beira-Mar... coroado com um golo monumental! O Lisandro, apesar de não ter jogado mal, não esteve tão fantástico como o fazem pintar! Esforçado e dinâmico... sem dúvidas, mas frente ao Beira-Mar não passou disso! Esforçado e dinâmico também o Jorginho esteve!
E não pensem que não gosto do Lisandro... gosto bastante, mas o que estão a fazer ao Postiga é revoltante! O Postiga fez um grande jogo e ninguém fala nisso!

25/9/06 11:31 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Em relação à marcação individual a Henry não estou a ver como tal será possível ser feita apenas por um jogador, ainda por cima pelo Bruno Alves! O Francês movimenta-se muito e tanto aparece no centro como entra pela direita. Se Jesualdo tiver que escolher um jogador para estar mais atento a Henry ele terá que ser o Pepe, já que é pelo lado dele que o Francês entra. Mas penso que a marcação será dividida entre Pepe e Bosingwa.

25/9/06 11:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estou com o Aníbal: o Postiga esteve muitíssimo bem. Festejei efusivamente o grande golo q marcou. Nota-se que tem muita vontade de voltar a ser o Postiga de 2002/ 2003. As qualidades estão lá. O Lisandro esteve bem, mas sem deslumbrar. Acho que deve integrar o 11. O Adriano deve ser pouado para recuperar índices de confiança e até para o proteger da crítica da imprensa e sobretudo dos adeptos. Penso que Adriano será um jogador que ainda nos vai ser muito útil. As coisas não lhe estão a sair bem, mas não devemos ter a memória curta... aqui no Porto passa-se rapido de bestial a besta, e vice versa. FORÇA PORTO!

25/9/06 11:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vamos entrar numa fase mais exigente do campeonato e devemos lembrar-nos que o Jesualdo tem pouco mais de 1 mês de trabalho, e como todos nós sabemos há processos que demoram a ser assimilados, e a criação de automatismos de um modelo de jogo é um processo em constante construção. Não vamos entrar em euforias desmedidas, para depois não cairnos no ridículo de ao primeiro resultado negativo, à primeira decepção, pormos tudo e todos em causa. De treinadores todos nós temos um pouco, mas temos que acreditar que neste momento o Porto tem um homem muitíssimo competente à frente da equipa técnica. Vamos apoiar... nos bons e maus momentos! FORÇA PORTO!

25/9/06 12:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parece-me óbvio que não temos grandes alternativas à marcação do henry... Acho melhor o Pepe a varrer a defesa e não ficar excessivamente agarrado ao francês.
De qualquer forma acho que o Paulo Assunção deverá ter um papel crucial neste jogo em relação a cobertura dos centrais.

25/9/06 12:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Postiga teve muito bem!
Mas o melhor jogador foi o Alcaraz (perfeito na marcação ao HP no 1º golo; assistência para o Licha no 2ª golo e vermelho directo passado uns minutos) Lol

Se eu fosse mouro dizia que ele estava comprado.

25/9/06 12:28 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Aníbal Letra, grande jogo? Por amor de Deus!!!!!!!!

Tirando o golo que marcou - que foi muito bom por sinal - o que é que o Postiga fez? Lutou. Sim, é verdade. O Adriano também lutou.

Tirando isso, o Postiga falhou golos, alguns dos quais feitos. Deu cabo da construção de várias jogadas e não acrescentou nada de especial nas mesmas. Além disto, fez umas quantas faltas completamente desnecessárias em situações ofensivas do FCP em que o Guarda Redes e a defesa do Beira Mar estavam em situações de aperto e lá ia o Postiga fazer falta e resolver a situação.

É impressionante como se empola o valor ou a contribuição de um jogador só porque ele é das escolas e português.

O rendimento dos 3 pontas de lança do FCP que jogaram neste jogo foi pura e simplesmente preocupante e mau. O Lisandro de 4 claras, marcou um. O Postiga idem aspas e o Adriano parecia um defesa.

Para a liga, em que equipas como o Beira Mar vêm jogar à defesa, criar 20 oportunidades e marcar 3 golos vai dando. Na liga dos campeões, em que num jogo se podem criar 5 ou 6, marca-se 0 e empata-se como contra o CSKA.

25/9/06 2:21 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Michael: Estou em completo desacordo ctg! O Postiga foi um avançado sempre em jogo, jogou e fez jogar mesmo quando encostado à linha a sua única e natural tendência é afunilar o jogo, criou situações de golo, viu serem-lhe assinalados pelo menos 3 foras-de-jogo inexistentes quando se isolava, (marcou + dois golos invalidados correctamente por fora de jogo), marcou um grande golo! O Postiga não é um avançado para ficar estático na área à espera da oportunidade... é um ponta-de-lança móvel que prefere jogar de trás para frente. Dizer sempre mal de alguma coisa pode-se tornar vicioso!

"É impressionante como se empola o valor ou a contribuição de um jogador só porque ele é das escolas e português."

Os meus empolamentos têm como única e exclusiva razão o que eu vejo durante um jogo! Se o Postiga fosse Brasileiro, Chinês ou Australiano a apreciação seria a mesma!

25/9/06 2:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home