quinta-feira, julho 19, 2007

1ª Impressão

Pela primeira vez, tivemos oportunidade de seguir um jogo do F.C.Porto 2007-2008. O resultado é de pouca importancia, mas existem algumas situações a acautelar: Desde logo a indisciplina demonstrada, seguida da falta de identidade da equipa (neste caso, um facto desculpável em virtude da entrada de novos jogadores). O facto de termos de jogar 1 hora em inferioridade numérica, também não ajudou em nada à necessidade de criação de entrosamento.

Os melhores ontem em campo foram Quaresma, Assunção e... Nuno. Quantos aos outros:
- Fernando: É agressivo e revela uma grande facilidade em roubar bolas ao adversário... mas denota ainda falta de maturidade.
- Bruno Alves: Neste momento deve estar a reflectir no que lhe passou pela cabeça. Espero que aprenda com o erro.
- Pedro Emanuel: O enorme buraco que abriu para o golo do Genk foi muito mau... mas a exibição acabou por não ser tão má assim.
- João Paulo: Não se deu por ele... o que para a posição, não é necessariamente mau.
- Lino: Estranhamente apático e nervoso para quem precisa mostrar serviço.
- Cech: Mais eficaz que Lino... muito mais.
- Kaz: Muita apatia, lentidão e pouco criatividade.
- Bollati: Viu-se pouco... tirando uma entrada às pernas de um Belga.
- Jorginho: Esteve mexido mas as pernas atrapalharam bastante.
- Luís Aguiar: Não é jogador para grandes malabarismos técnicos mas é raçudo, procura a bola, boa capacidade de passe e dizem, um bom remate de meia-distância. À primeira vista, o estilo do seu jogo é parecido com Maniche.
- Tarik: Mostra vontade de ficar no plantel e ontem até foi dos mais esclarecidos.
- Adriano: A forma como desperdiçou um golo em duas ocasiões é bradar aos céus. Se a venda de Postiga ao Levante se confirmar... é pegar no dinheiro e ir buscar o ponta de lança do Celta de Vigo.
- Postiga: Mexe-se bem mas nunca está no sítio certo... e quando está a bola teima em não tomar o caminho do golo.
- Edgar: Viu-se pouco... difícil fazer uma análise.

Acho que não me esqueci de ninguém. É muito cedo para haver análises fatalistas e derrotistas... este foi o primeiro jogo... e ainda falta gente importante. Penso que a prioridade para a aquisição de um Central e um Ponta-de-lança, jogadores já feitos e de qualidade, é crucial para atacarmos a nova época com tranquilidade.

25 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Como habitualmente a análise é correcta, mas um pouco, e compreensivelmente, benevolente para os "reforços" e para o Pedro Emanuel. Por exemplo : "Bolati: Viu-se pouco...", "Edgar: viu-se pouco...". Mais correcto seria: Viu-se pouco e o que se viu não foi bom (no caso do Bolati) e foi mau (no caso do Edgar). Pode ser injusto estar a avaliar com base num jogo a jogar dez contra catorze, mas a conclusão geral é que se os que já cá estavam são, nos seus lugares, todos melhores do que todos os que vieram (com a possível excepção do Fernando) para quê estar a pagar mais uns milhões em transferências e salários de jogadores à Boavista, Braga ou Beira- mar? Se não vier um central, um centrocampista e um ponta de lança para entrarem de caras na equipa titular ficaremos bem pior que no ano passado e com mais uns tantos encargos inúteis. Quando o Tarik foi o melhor dos "reforços" está tudo dito...

19/7/07 6:01 da tarde  
Anonymous Vitor12Freamunde said...

É f****, as lecas parece que pesam nos bolsos!
Porque é que não mandam vir uma equipa toda nova? Todos!
Ninguém é bom... ninguém sabe jogar...
Venham mais reforços para ver se é desta que ganhamos o campeonato do defeso.
O ideal é só jogar cotra mancos e amadores para ver se ganhamos todos os jogos de preparação.
Assim, fazendo mais contratações e ganhando todos os feijões entramos a todo o gás!

Sendes Morcões ou num bendes as coisas?

19/7/07 6:24 da tarde  
Anonymous Jorge said...

Ambos os dois Vitor ;)

19/7/07 6:33 da tarde  
Blogger AZUL DRAGÃO said...

Aníbal :

Análise objectiva.
Estamos , no essencial , de acordo.

19/7/07 11:52 da tarde  
Anonymous ricardo n said...

Não conheço nenhuma dos jogadores anunciados hoje pelos jornais. No entanto parece-me que para a posição de central não arriscámos muito. Pelo menos atendendo ao curriculo do Stepanov.
Quanto ao jogo, acho que há muita coisa a corrigir. No entanto, ou muito me engano, ou vamos estar "marcados" pela arbitragem... e este ano, não só nivel interno, como nas competições europeias... A imagem que as selecções portuguesas mais jovens deixaram nas ultimas competições deve ter gerado um sério aviso da UEFA aos seus árbitros. Vamos ter problemas...

20/7/07 11:05 da manhã  
Anonymous kostadinov said...

necessidade de um pt de lança !! Quem diria ?? Desde os tempos de Mourinho que dizemos isso. Nos ultimos 15 anos tivemos 3 de qualidade : Domingos, Jardel e McCarthy. A necessidade de um pt de lança urge desde que ganhamos a taça UEFA. Todos os anos é a mesma historia e nunca vem ninguem de qualidade. Os unicos 2 que poderiam servirm, um foi embora ( Fabiano ) e o outro encostado às alas ( Lisandro ). Precisamos de um a serio como os caes precisam de agua. Não é de agora !! Porque raio continuam a comprar contentores de argentinos em vez de se preocuparam com as reais necessidades da equipa ! Ninguem se apercebe que o famoso grupo de pagode brasileiro que destrui o balneario pos mourinho, pode reaparecer na versão Tango Argentino ? Será simples coincidencia o denominador comum na nacionalidade dos reforços ? Tragam um pt de lança a sério, caro que receba bem e traga espectadores ao estádio. Dinheiro não vos falta !!

20/7/07 11:06 da manhã  
Anonymous guardabel said...

Kostadinov, as tuas preces foram ouvidas: Ernesto Farías é o nome da fera. Se aquilo que o vídeo que coloquei no Pobo do Norte se confirmar, temos ali um CRAQUE que vai arrumar com a concorrência interna.

Quanto ao post do Aníbal, concordo com tydo, excepto com a atrubuição de responsabilidades ao PEmanuel no golo. Se repararmos bem, o jogador do Genk faz uma diagonal sem que ninguém o acompanhe e aparece de repente na cara de PEmanuel que nada pode fazer. Eu acho que alguém se esqueceu de acompanhar o gajo.

20/7/07 11:29 da manhã  
Anonymous kostadinov said...

guarda abel,
já viste o famoso video do Renteria no youtube ? De facto, para quem compra jogadores através de DVD, trata-se de uma otpima aquisição.
já agora, qual a nacionalidade dessa nova fera ?

20/7/07 12:01 da tarde  
Anonymous Alex said...

Não tendo o meu comentário nada a ver com a análise feita, que concordo em grande parte...

Como "bons" portistas que somos vamos já catalogar para o resto da época os que prestam e os que não prestam, mesmo que nos digam que só fizeram um, dois, três, quatro jogos...que é a pré-época...que precisam de adaptação...

Vamos já criar novos "Pepes" e daqui a um ano ou dois vamos dizer que esses novos Pepes já são os melhores do mundo...

Vamos já no Sábado assobiar aos 15 mins qd um destes jogadores falhar um, dois, três passes...

Afinal pagamos as quotas é para isso mesmo! Levantar da cadeira e apoiar não que isso é para os da bancada sul...

Venha a nova época! Vamos ser TRI-CAMPEÕES! Vamos ser TRIPEIROS!

20/7/07 12:18 da tarde  
Anonymous guardabel said...

kostadinov, o famoso vídeo do renteria era composto por... um grande golo que ele marcou na taça libertadores e que assumiu importância suplementar por ter sido nessa competição. E de facto foi um grande golo.

O Farías, argentino, é um jogador já de créditos firmados na Argentina. Era, com Palermo e Calderón, um dos três maiores goleadores em actividade no campeonato argentino, antes de ir para o México, onde o fomos agora buscar. Pelo que se vê no vídeo, trata-se de um jogador que remata bem com os dois pés, com bom jogo de cabeça, um jogador raçudo com semelhanças no modo de jogar com Batistuta (salvo as devidas diferenças). Acho que temos jogador. Se correr mal, serei o primeiro a reconhecer que me enganei.

20/7/07 12:22 da tarde  
Anonymous Kit said...

Acho que com o apoio dos adeptos, o Renteria pode ser uma boa opção!
Ele tem qualidade e no Brasil encantava os adeptos. Era quase sempre suplente.
Eu voto no Renteria para goleador desta época...n passa disso, mas é um feeling que eu tenho...

Parece que o Simão já não vai ser o Abono do Benfica...

20/7/07 12:48 da tarde  
Anonymous Jorge said...

Vejo regularmente jogos do campeonato argentino e sempre estranhei nenhum clube europeu ter vindo buscar o Farias.

Gosto muito dele, mas o se bem que no campeonato argentino as marcacoes e o rigor tactico sejam melhores que no campeonato brazileiro, temos de ver como e que o jogador se desenrasca na Europa... E sempre uma incognita e o Farias e um jogador que vive muito a custa de aproveitar desleixes na marcacao.

20/7/07 2:08 da tarde  
Anonymous dragão_de_lisboa said...

Ora aí está Aníbal! O central e o avançado que pediste (e que eram por demais evidente necessários) chegaram!
Há muitos anos que "conheço" Farias como um matador, e se se adaptar bem, podemos ter finalmente o melhor ponta-de-lança do FCP dos últimos anos! Quanto ao Stepanov, parece-me ser uma contratação acertada, muito melhor do que todos os nomes que vieram a público (e tal como eu tinha dito, ridículos). Estive a ver alguns comentários de turcos na net e todos dizem ser um excelente defesa.
Quanto ao último jogo, foram demasiadas as adversidades para se considerar um teste sério e a sério. Uma arbitragem vergonhosa, um clima de intimidação, e claro, os jogadores com níveis físicos ainda muito baixos. Concordo com tudo o que disseste, mas a nível das contratações, as mais preocupantes pela negativa, para mim foram o Kaz e o Bolatti. Jorginho e Postiga desastrados como sempre (têm de ser despachados o mais depressa possível) e Lino muito mau nesta primeira impressão. Mas calma, porque isto está tudo muito ainda no principio, e ainda faltam muitos jogadores que vão compor o plantel: Helton, Bosingwa, Fucile, Stepanov, Lucho, Leandro Lima, Mariano Gonzalez, Lisandro e Farías. Aliás, destes nove, quantos não serão mesmo títulares de caras?
Sábado todos ao Dragão para apoiar os novos heróis! Mas apoiar mesmo.

20/7/07 2:16 da tarde  
Anonymous ricardo n said...

Estive a ver uns videos do Farias no Youtube. Em 15 golos 10 ou 11 resultaram de falhas da defesa. Também há mérito em estar no local certo na hora certa mas... vamos ver se a sorte continua no nosso FCP!

20/7/07 5:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não deves ter visto os mesmos vídeos que eu, Ricardo.

20/7/07 5:28 da tarde  
Anonymous ricardo n said...

Não estou a dizer que ele é mau. Um avançado vive das oportunidades que os defesas também lhe dão...

20/7/07 6:39 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

O Liedson e o Acosta, os 2 ultimos grandes matadores do SCP eram isso mesmo: oportunistas! Vamos esperar que o Farías tb assim seja...

20/7/07 6:45 da tarde  
Anonymous dragão_de_lisboa said...

Estava eu pronto para "embarcar" para o Porto, para assistir amanhã à apresentação da equipa, quando recebo a notícia que afinal vai ser apenas um amigável, sem festa nem apresentação de jogadores... Que desilusão! Alguém sabe o porquê desta decisão??!!

20/7/07 7:13 da tarde  
Anonymous miguel87 said...

é simples dragao de lisboa...agora que já tantos, como tu, compraram bilhete para amanha, a $AD aproveitou para deixar a festa de apresentaçao para outra ocasião e fazer mais uns troquitos...para quê lucrar 5 quando podem lucrar 10!? Afinal, não é para isso que o clube existe - pra obter lucros?

20/7/07 7:51 da tarde  
Anonymous Kit said...

A equipa não está feita, nem jesualdo decidiu as dispensas... os bilhetes também não são caros... mas é chato os adeptos estarem à espera de uma coisa e depois ficarem desiludidos...

20/7/07 9:28 da tarde  
Anonymous dragão_de_lisboa said...

Eu acabo por perceber, porque neste momento ainda faltam Lucho, Helton, Leandro Lima, Stepanov, Farias e Fucile... não faria sentido apresentar a equipa sem eles e sem saber as dispensas mas... não se saberia isso já há muito tempo? Podai tem anunciado a apresentação noutro jogo, escusava de estar a ir a este. Não vão lucrar 10 comigo, porque não vou voltar ao Porto para ver outro jogo amigável, como é óbvio.

21/7/07 1:19 da manhã  
Anonymous Dave said...

Infelizmente não tive oportunidade de ver o jogo mas por aquilo que li a exibição do FC Porto foi mediana o que não é de espantar dada fase da temporada, as diversas circunstâncias que aconteceram durante o jogo e o muito trabalho que ainda tem que ser efectuado.

21/7/07 1:35 da manhã  
Anonymous Dave said...

Quanto ás novas aquisições parece-me que o Stepanov é capaz mesmo de vir acrescentar qualidade ao sector defensivo do FC Porto enquanto que o Ernesto Farias promete ser uma opção credível para o ataque.

21/7/07 1:39 da manhã  
Anonymous Kit said...

Bom 2º golo do Benfica, fiquei impressionado com o Cardozo...

21/7/07 9:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.
E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.
Por exemplo:
- Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (...), testemunhadas por muitos funcionários deste local;
- Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;
- Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);
- Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora.

22/7/07 2:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home