domingo, julho 22, 2007

F.C.Porto 2-1 Mónaco

Em termos colectivos ainda é difícil fazer uma análise da equipa do FêCêPê... por isso, passo imediatamente para a análise individual:

Nuno - Esteve seguro e tranquilo... também não teve grande trabalho.
Bosingwa - Já evidencia uma forma física apreciável, o que não é de estranhar já que o Zé é o melhor atleta em termos físicos do plantel.
João Paulo - Boa exibição... é uma boa opção para o lugar.
Pedro Emanuel - É um líder dentro do campo... mas os vários lances em perdeu bolas de cabeça dentro da área não podem acontecer.
Cech - Outra exibição agradável.
Lino - É muito trapalhão e evidencia um enorme nervosismo... a rever.
Fernando - Desta vez jogou a central e não comprometeu.
Tarik - O Marroquino a defesa-direito foi uma surpresa... não teve tempo nem oportunidades de mostrar argumentos.
Assunção - No tempo que jogou mostrou-se em bom plano.
Meireles - Precisa mostrar mais argumentos para conseguir um lugar na equipa titular.
Jorginho - Posso ser repetitivo, mas: Voluntarioso, agressivo... mas muito trapalhão.
Bollati - A forma como recebe a bola, como a dá a jogar... fazem antever um jogador com bons recursos técnicos. A sua altura e a velocidade que demonstra são excelentes qualidades para a posição. Ou muito me engano, ou daqui a um ano, quando Bollati estiver mais maduro em termos tácticos, temos aqui um jogador de Top. Tem os atributos físicos e técnicos para ser um enorme médio-defensivo.
Kaz - Exagerou nos pontapés para a frente e foi pouco eficaz na transição.
Luís Aguiar - Pareceu perdido e à procura do seu espaço. Não conseguiu ser influente na manobra da equipa, como se pede a jogador na sua posição.
Quaresma - Exagerou nos "calcanhares", fintas e fintinhas... voltou a querer jogar sozinho em vez de servir os companheiros mais bem colocados. Não gostei nada.
Adriano - Uma boa cabeçada a centro de Bosingwa é muito pouco para um avançado.
Lisandro - O Argentino é titular indiscutível desta equipa e vai fazer a sua melhor época de sempre.
Postiga - Voluntarioso, esforçado e trabalhador... mas nunca está no sítio certo para empurrar lá para dentro.
Renteria - Os "Bruás" que se ouvem quando ele pega na bola só o prejudicam. Ele pensa que o público quer pseudo-fintas e é isso que faz... devia rodar um ano num clube do meio da tabela.

Falta alguém?

52 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Há dias, O PATO recebeu um e-mail de uma senhora que - é ela quem começa por dizê-lo - “não se pode expor com receio de represálias internas”, uma vez que é “pessoa ligada às investigações do processo Apito Dourado, cujas intenções iniciais” - acrescenta - “eram as melhores”, rematando contudo: “Estou profundamente desiludida”.
E avança porquê: porque, segundo ela, essas investigações “foram completamente direccionadas” - indica por quem - “escolhidos alvos previamente definidos e cometidas uma série de ilegalidades e notórios erros processuais, que necessariamente vão matar o processo, em que muitos trabalharam de boa fé”. Levantando em seguida muitas questões que enumera, e que, segundo ela, foram deixadas de lado; para adiantar um conjunto de “elementos para uma investigação que deveria ter sido feita e não ocorreu, mas que está muito a tempo de se fazer”, embora “ninguém tenha mostrado interesse em investigá-las”.
Por exemplo:
- Investigue-se a realização de reuniões secretas em Lisboa, e outras no Bar Privado, também em Lisboa (...), testemunhadas por muitos funcionários deste local;
- Investigue-se quanto pagou quem alojou Carolina Salgado para esta dizer o que disse, e quem na PJ deu suporte a essa estratégia;
- Investigue-se, agora que se fala tanto da Bragaparques, qual a ligação dessa empresa (a um determinado clube e ao seu presidente e às sociedades de um outro presidente de clube);
- Investigue-se a ligação (de um árbitro a uma determinada Câmara Municipal) e as ligações do presidente dessa Câmara ao presidente do clube da terra a uma grande empresa, etc., etc., etc. Tudo isso, continuando na EPUL, no caso-João Pinto, na transferência do jogador Marcel para o Benfica, mas (também) ligações de um presidente de um clube com a PJ de Lisboa, e por aí fora.

22/7/07 12:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente uma analise realista ao jogo do Quaresma! Sim sr! só faltou lembrar que o golo do Mónaco nasce numa jogada em que ele tem o Lisandro sozinho á frente dele, mas prefere tentar fintar 3 defesas e perde a bola...Como sempre, foi o 'desequilibrador' da equipa! Concordo tb com as restantes analises. Vamos ver como entram na equipa os que faltaram ontem.

22/7/07 2:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O lino é uma nodoa...pelo menos parece! la vem mais meia duzia de defesas esquerdos em janeiro mais as suas comissoezitas :| lol

22/7/07 3:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estive ontem no estádio e vou apenas referir os elementos que me parecem mais interessar:
Lino: Um desastre, para esquecer, completamente.
Tarik: Há uma aberta nas alas para ele, (afinal, só temos 3 extremos: Lisandro, Quaresma e Mariano) mas não me parece que vá ficar no plantel. A colocação ontem a lateral direito não o ajuda.
Meireles: Falta-lhe muito para ser uma opção a sério para o meio campo do FC Porto. Muito mole, não defende bem nem o faz a atacar. Não percebo bem o papel deste jogador na equipa.
Jorginho: Por favor, corram com este gajo da equipa o mais depressa possível. Nem no Guimarães tem lugar.
Bollati: Bela exibição. Gostei muito de ver este trinco.
Kaz: Podemos ter um problema com este jogador se ninguém lhe explicar que não pode ficar 45 minutos parado num quintal de terreno (a fazer de 2º defesa esquerdo) à espera da bola e a atirar balões para a frente. Uma desilusão.
Adriano: Início de época muito apagado.
Postiga: Não o posso ver em campo. Parado, amorfo, nada faz bem. É para sair, e rápido.
Renteria: Li hoje no jogo que o avançado tem o público do seu lado. Eles não perceberam bem: ele não tem o público do seu lado, tem é o público a gozar com ele, o que é bem triste e o prejudica. Cada coisa que ele faz bem, o estádio faz um bruá, mas claramente em tom de gozo. Era uma das minhas apostas para este ano, mas sou dos primeiros a dizer que tem de ser emprestado para rodar, e depois quem sabe.
Edgar: Não percebo porque não se dá tempo de jogo a este rapaz. Andam o Renterias, Tariks e Postigas a jogar, quando é mais que provável que saiam, e este que é para ficar não calça. Não percebo.

22/7/07 6:35 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

A análise ao desempenho individual dos jogadores é coerente e reflecte a realidade daquilo que se passou em campo. Mas gostei do ritmo imprimido na 1ª parte, embora jogos particulares são muitas vezes enganadores!
Abraço a todos

22/7/07 10:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anibal:

Acerca dos lances perdidos ou nao ganhos de cabeca pelo Pedro Emanuel. Reparaste que era o Kolher que andava por ali e que ele e cabeca e meia mais alto que o Pedro Emanuel?

23/7/07 6:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fui ao estádio e concordo com a tua análise.
Ao contrário dum colega que gostou da 1ª parte, eu gostei mais da 2ª.
Só dei pelo Postiga aquando da marcação do penalty.
Lino, fui dos que defendeu a sua contratação, mas... um gajo que corre com os pés para fora e faz o apoio nos calcanhares, não me parece grande espingarda.
Kaz e Luis Aguiar, não gostei nada.
Renteria, tem toque de bola, é irreverente, empolga-se e... faz asneira! Acho que bem trabalhado, se o souberem trabalhar, está ali um craque em potência.
Raul Meireles, já tenho uma aversão ao seu modo de jogar e cada vez que o vejo em campo mais argumentos se juntam à opinião que tenho dele. Lento, amorfo e sem dar continuidade ao futebol que se impõe.

23/7/07 8:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não gostas-te nada do quaresma?? Ele foi só o melhor em campo, teve nos dois golos e no lances mais perigosos da equipa, e no golo do mónaco penso que foi claríssima a falta que sofreu. De resto, concordo com a tua análise, e embora o luis aguiar não tenha feito uma exibição por aí além tou muito confiante neste jogador, tem bons pormenores. Quem me está a desiludir muito é o lino, mas vamos ter calma pode ser que seja só o nervosismo inicial. cumprimentos

23/7/07 9:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Renteria foi emprestado ao Estrasburgo.

Os seguintes vão ser Paulo Ribeiro, Tarik, Jorginho e Postiga

24/7/07 9:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Renteria emprestado..... é preciso não ter vergonha nenhuma cara !!! continuam a fazer o querem do dinheiro.. tou para ver o que será feito do contentor de sul americanos que chegou ao dragão neste defeso.... continua tudo na mesma..... compra-se + engana-se + vende-se.....e o dinheiro desparece dinherio. no problem. vende-se anderson e pepe e temos mais uns milhoes para continuar a esbanjar e PARA ALGUEM ENCHER OS BOLSOS À MINHA CUSTA. TOU FARTO

24/7/07 12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó lampião kostadinov

à tua custa porquê?

Deste algum dinheiro para a compra e ainda não recebestes as comissões e andas desesperado?

Tem calma lampião, o tri vem a caminho.

24/7/07 2:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa por alguns erros ortográficos cometidos na transcrição do episódio de hoje, mas estava a ver o texto por cima do ombro e escaparam-me algumas coisas. Para não ficarem muito tristes aí vai carga dupla, agora devidamente corrigida:

Episódio 2º da Telenovela "Com Açúcar, Sal e Pimenta Todos Podem Lamber a Venta..."

Nota introdutória ao episódio de hoje: "o despacho de Pinto Monteiro não fez referência a poderes para reabrir processos, nem para elaborar despachos de acusação - apenas conferiu a tarefa de "dirigir e coordenar" os inquéritos pendentes."
-Pois foi, mas a senhora que veio da Avenida de Roma em Lisboa decidiu ir mais além -aliás dentro daquilo que ela considera ser a sua bitola normal de "trinta anos de procedimentos perfeitamente correctos" -o chefe diz-lhe faz isto e ela, faz isto mais qualquer coisita, para ficar bem na fotografia como qualquer "bom empregado e lambão" gosta de mostrar saber fazer - e reabriu o que já estava encerrado, a modos como o que aconteceu com os "infiltrados" em Santarém por Afonso Henriques pela calada da noite que permitiram que este conseguisse conquistar a Praça-Forte sem grande derramamento de sangue Lusitano que os outros coitados, foram todos ceifados à espadeirada, embora o Afonsinho como bom malandro que era, tenha dito que ia haver guerra quatro dias antes e pelas convenções da época não tendo atacado até ao dia anterior a este, a guerra Santarena já não se pudesse realizar...Mas enfim "com piadas, convenções e bolos se enganam os tolos" e o PGR deixou-se igualmente ir na cantiga como foi o xerife de Scalabis, OK Maria, está bem, foste um pouco para além das tuas competências mas eu compreendo, também sou Benfiquista como tu ando muito deprimido e até acho porreiro meteres a lança no Pinto até poder jorrar bastante sangue Bermelho...Aliás como um bom benfiquista e Simão Sabrosa da Judicatura que és e eu afirmei que deverias ser, era mesmo a tua obrigação apanhar a defesa desprevenida para conseguires marcar o golo ainda que o árbitro não tenha apitado para tu poderes marcar a falta. Não tem importância se o nosso querido Simãozinho faz isso com o maior dos à vontades porque raio não podes fazer tu o mesmo? Há que aprender com a grande, enorme "experiência" alheia! E também acho muito bem que para além de escutares atentamente e amparares a Carolininha na PJ, lhe faças mais uns cordiais telefonemas para casa especialmente ao cair da noite escura a levantar-lhe um pouco mais a moral e a dizer-lhe, vês filha, alegra-te já reabri um e vou reabrir mais dois, só para ela poder aguentar com a cara alegre o tratamento intensivo a que estás a sujeitá-la com provas e mais provas de esforço mental tão aturado que ela está com os músculos da carola prestes a ter alguma rotura de ligamentos totalmente cruzados...Devias ter feito o mesmo com o teu querido fiscalista e talvez agora não andasse ele para aí a queixar-se aos quatro ventos que os Professores/Doutores que o reprovaram, sabem muito menos que ele -se sabem assim tão pouco, porque se sujeitou ele a eles ou talvez pensasse que eles o deixavam marcar a falta sem o apito do árbitro soar por desconhecimento das regras? - e diz o homem que não têm competência para o avaliar a ele o Big Brother que mora na Avenida de Roma usa óculos, andou com o Grande Livro Vermelho durante muitos anos debaixo do braço e é casado com quem nós já sabemos! Outros tempos, outras vontades, agora virou conselheiro capitalista dos capitalistas, alguns deles grandes capitalizadores graças aos coitados dos elefantes distraídos pela sombra (des)protectora de Morfeu..."Não há fome que não dê em alguma fartura." "Agora já não preciso de andar com o garrafão atrás quando vou ver os treinos do Glorioso, uso gravata de seda, sento-me para ver os jogos sem ter de pagar bilhete, numa poltrona forrada a vermelho lá bem no topo do Anfiteatro, cadeira paga com os dinheiros dos contribuintes mas que eu faço passar por ser minha -como fiz com o tal do Cargaleiro - pois o que é do Povo é nosso ou não somos nós o Maior Clube do Mundo segundo o Guinness? Se somos o Maior Clube do Mundo, temos de ser claro também o Maior Clube de Portugal homessa, porque Portugal não pode ser maior que o Mundo Todo Inteiro -creio eu que não possa ser, não acham???- e portanto, os dinheiros Públicos Portugueses são necessariamente todos nossos e até acho que o são os dinheiros dos restantes Países do restante Mundo também, mas isso fica para depois, descansem, lá chegaremos esperem para ver, para já a Caixa Portuguesa já é nossa, a Câmara de Lisboa e do Seixal também e a Presidência da República -não digam nada a ninguém - para além da do Governo, idem, idem, aspas, aspas... Hihihihiihihihihihihi..."Grão a Grão Enchem as Galinhas Vermelhas o Papo"...»

-Não percam os próximos e quentes capítulos neste nobre hemiciclo....

24/7/07 9:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Circula num blog da família portista que corre um rumor na cidade do Porto de que o FCP poderá estar a preparar-se para uma contratação bombástica. Alguém ja ouviu falar? FORÇA PORTO!

24/7/07 11:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

25/7/07 12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Com Açúcar, Sal e Pimenta Todos Podem Lamber a Venta..."

Episódio 3º
Nota introdutória:
«A PSP está a proteger, desde hoje, e de forma permanente, a ex-companheira de Pinto da Costa a pedido do Ministério Público de Lisboa, disse hoje à Lusa fonte conhecedora do processo. A fonte adiantou que Carolina Salgado será, desde hoje, acompanhada por elementos do Corpo de Protecção Pessoal da PSP, que a seguirão nas suas deslocações e farão vigilância à porta do apartamento onde vive na Rua Clube de Caçadores, em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. Uma outra fonte adiantou à Lusa que a irmã de Carolina, Ana Maria Salgado, também pediu protecção policial, através do procurador do Ministério Público do Porto, Almeida Pereira, mas esta não lhe foi concedida. Esta rejeição não terá agradado ao magistrado que teme que Ana Maria seja pressionada enquanto testemunha do processo Apito Dourado, relacionado com alegada corrupção no mundo do futebol.»
Retirado do Jogo do dia 23/07/2007.


-Como vêm à Carolina que tentou esmifrar o Bexiga, roubar o Pintinho vendendo os seus bens e demais tralhas ao Orelhas, destruir o escritório do Advogado Lourenço Pinto à Rua de Ceuta no Porto com Molotov's e lançar chamas à casa de Fernando Póvoas para "cozinhar" lá dentro Pinto da Costa & Cª, decidiu a PJ proteger o corpinho, para ela poder continuar a fomentar o terror no Norte do País...À gémea Ana Maria entenderam não ser necessário tal aparato pois a rapariga é Bipolar e portanto terá capacidades acrescidas, supomos...Ou então estarão à espera que algum "biltre" ligado à horda dos seis milhões -e são muitos aqui pelo Porto e redondezas- a faça desaparecer ou intimide sériamente, mas isso não tem qualquer importância...Assim vai a Justiça neste País de Bananas à Beira Atlântico plantado,o que é preciso é conseguir "resultados satisfatórios" em tempo útil! Sinceramente valha-nos Jesus Cristo que este País está todo roto e mal nutrido de consciência ética...Pensava eu que era perigoso viver na Colômbia, que era na América dos anos sessenta que os Negros ainda eram segregados e que vivíamos num País de Direito mas estou estupefacto...Então a "Big Juíza" não quer saber dos comentários de testemunhas directas dos factos que estão na ordem do dia e ainda lhes põe um Processo em cima, assim como quem diz cala-te rapariga, senão levas no focinho! Está bom está, se estivéssemos em Angola ou em Cuba a culpa era do Marxismo-Leninismo e aqui em PORTUGAL de quem é a culpa? Será do Maoismo?...Xiu, que isto está mesmo preto!...Vem aí a lei da rolha, quem vai ganhar com tudo isto é o Ernesto Amorim da Vila da Feira...E que raio de "fonte" é esta que está sempre a jorrar para o mesmo lado? Será a fonte Luminosa, a fonte das Lágrimas ou a fonte das Sete Bicas? Então quem decide se a senhora Carolina que mora em Vilar do Paraíso -que eu saiba é em Vila Nova de Gaia ali mesmo ao lado do Porto- é a Polícia Judiciária de Lisboa? Será que os Judiciários do Porto são uns incompetentes? E o segredo de Justiça que é feito dele, será que se transformou num segredo de conhecimento público e constantemente actualizado?

-À Liberdade e à Justiça:

"Sorrindo para os meus olhos, com uns seios tão redondos como duas rosas cheias..."

25/7/07 1:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Miguel, não sou o anónimo que mandaste para o Estádio da Luz, mas tu fazes tanta falta no Dragão como uma viola num enterro.
O Zirtaev e o Rui Moreira que te encomendem outra oração.

25/7/07 1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Divulguem esta pouca vergonha:

http://www.pgr.pt/portugues/grupo_soltas/noticias/Apito%20Dourado/Memorando%20V.pdf

Na pág. 3 o nosso clube aparece nos dois primeiros lugares. Porquê? Qual o critério de ordenação?? Dever ser pelo clube!! Só pode!! Não há outra explicação!!!

http://rascordonline.planetaclix.pt

25/7/07 1:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, não tendo rigorosamente nada q ver com o assunto, penso que deverias ser imparcial e apagar o comentário de Miguel 87, até para que se mantenha algum nível neste espaço de discussão. Miguel, se não queres ir ao estádio estás no teu direito. Não venhas é para aqui fazer propaganda e tentar convencer os restantes adeptos a não ir ao estádio. Por muito que não gostes da SAD (eu também não concordo com muitas coisas que por ali se passam), penso que as pessoas passam e o clube fica. Portanto, eu vou ao Dragão para apoiar o clube e a equipa que tanto amo. Se todos pensarmos como tu, o clube qualquer dia deixa de ser forte. Pensa bem se vale a pena não comprares o lugar anual. Eu ja tenho o meu e espero viver novamente mais um ano de glória. E se não for um ano de glória, vou continuar a estar lá, porque ser adepto nas vitórias é fácil... o difícil é nos momentos maus. FORÇA PORTO!

25/7/07 1:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

25/7/07 2:06 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Pedia que os intervenientes na caixa de comentários se respeitassem e que os comentários anónimo fossem minimizados.

Miguel87: Percebo o teu desabafo, mas o insulto mesmo contra anónimos não pode ser tolerado sob pena de daqui a pouco, termos aqui instalado o fim do mundo em cuecas.

25/7/07 2:29 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Estou a ponderar incluir o termo Lampião como insulto não publicável... acho que é por demais absurdo insultar de "Lampião" alguém que é portista mas tem uma opinião divergente.

Quem é o idiota que tem a certeza que tudo o que diz é verdade e não questiona as suas convicções?

25/7/07 2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, na fantástica cidade do Porto vive um povo que não verga, um clube que não desiste e um orgulho que pode ser combatido... mas nunca derrubado! Nem por fiscalistas, nem por putas, nem por juízas maoístas nem por lampiões disfarçados.

25/7/07 7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

2- A pergunta que faço tem a sua razão de ser fortalecida à luz das informações que vêm sendo publicadas no semanário Sol pela conhecida jornalista Felícia Cabrita. Se ela está bem informada e se o que diz é verdade, prevejo um horizonte nada dourado para o apito. Escreve Felícia Cabrita: «Quanto aos documentos que Carolina dizia ter e que sustentariam as suas acusações, o seu depoiamento foi vago e inconsistente, o que levou a DCICCEF (Direcção Central de Investigação da Criminalidade e Corrupção Económica e Financeira, da PJ) a fazer uma busca a sua casa. «Nada foi encontrado. Apenas documentos antigos, nomeadamente extractos de contas bancárias» — conta a mesma fonte, acrescentando que em pouco tempo as revelações «revelaram-se um flop». Mais interessante ainda teria sido ouvir o presidente do Benfica comentar a seguinte passagem do artigo de Felícia Cabrita no Sol (e recordo que ela foi a primeira jornalista a registar as acusações de Carolina Salgado, antes mesmo da saída do livro): «Segundo o Sol apurou, o primeiro encontro entre os agentes da DCICCEF e Carolina Salgado ocorreu num hotel da Praça de Espanha, em Lisboa, e teve como intermediário o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Com Carolina, estava a redactora do livro, Maria Fernanda Freitas, e a jornalista Leonor Pinhão. Duas semanas antes, o presidente do Benfica entregara na DCICCEF um dossier com documentação que, segundo afirmou, iria provocar um abanão no mundo do futebol, contendo provas de corrupção. Mas, segundo a mesma fonte judicial, Luís Filipe Vieira comprou gato por lebre: «os documentos não passavam de fotocópias de peças processuais do processo Apito Dourado que já foram arquivadas».

Curioso tudo isto… Muito, muito curioso. Os agentes da PJ encontram-se com uma pessoa que, aparentemente, lhes quer fazer uma denúncia, num hotel? E o presidente do Benfica serve de intermediário entre as partes? Se isto é verdade, a que título se terão encontrado todos, visto que a título processual não foi, nem podia ser? Seria um encontro de velhos amigos, de benfiquistas, de fundadores do clube A Verdadeira Investigação que Interessa ao Apito Dourado?

Em verdade vos digo, parafraseando o Hamlet: «Há mais coisas entre o céu e a terra do que a nossa vã sabedoria supõe

25/7/07 8:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O apito morgado e a gémea

Ana Maria Salgado garantiu ao Ministério Público (MP) que a irmã iria ser treinada para não hesitar nas declarações que venha a prestar em tribunal nos processos em que é acusado o antigo companheiro, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Em depoimento prestado no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do MP do Porto, no âmbito da queixa por difamação apresentada pelo médico Fernando Póvoas, a gémea de Carolina Salgado falou em alegadas cumplicidades com os investigadores do processo Apito Dourado e relatou inclusive alegadas reuniões com um dos elementos da PJ integrados na equipa de Maria José Morgado, com vista a preparar as versões a apresentar nos diferentes casos em que está envolvido o presidente do F. C. Porto.

"Tem conhecimento de que está prevista uma espécie de 'formação' da Carolina nas instalações da Polícia Judiciária de Lisboa, a fim de a preparar nos depoimentos (nomeadamente para a mesma não vacilar) que tenha que prestar no âmbito dos processos conhecidos como Apito Dourado", pode ler-se num dos autos de inquirição.

Esta versão de Ana Maria Salgado já foi classificada pela própria Maria José Morgado como totalmente falsa, considerando "ridícula qualquer hipótese de maus métodos processuais" ou métodos proibidos de recolha de prova. Por estas declarações, a magistrada vai apresentar queixa por difamação, denúncia caluniosa e falso depoimento.

Leonor Pinhão referida

Mas a irmã gémea de Carolina continua a garantir a veracidade das suas afirmações, jurando não estar a ser manipulada.

Para lá de dar conta de um alegado interesse em fazer com que a ex-companheira do dirigente desportivo não entre em contradição nos depoimentos a prestados e que venha a prestar quando interrogada nos julgamentos dos diversos processos ainda a correr, falou de contactos entre Morgado e Carolina, dizendo que a magistrada lhe deu "força para continuar", num momento em que soube estar "psicologicamente em baixo".

E garantiu ainda que a coordenadora do Apito Dourado telefonava a Carolina sempre que era deduzida uma acusação, no âmbito da megainvestigação à corrupção no futebol.

No depoimento no DIAP, Ana Salgado implica Luís Filipe Vieira e Leonor Pinhão na suposta "trama" contra Pinto da Costa, garantindo que o presidente do Benfica pagou 20 mil euros a Carolina e assegurou antecipadamente a compra de um lote considerável de exemplares do livro "Eu, Carolina", à D. Quixote.

Ana Salgado vai entregar ao Ministério Público (MP) a versão original do livro "Eu, Carolina", que diz ter em sua posse, apurou o JN.

Esta diligência integrar-se-á num processo já a correr no DIAP do Porto centrado nas declarações de Fernanda Freitas já noticiadas pelo JN, segundo as quais o livro que revolucionou o processo Apito Dourado sofreu várias alterações, com suposta intervenção de pelo menos Leonor Pinhão, conhecida jornalista, adepta do Benfica e colaboradora da editora D. Quixote.

No depoimento prestado no MP, a irmã gémea de Carolina deu ainda uma explicação para a aparente zanga entre a professora que ajudou a escrever o livro e Carolina.

A docente pretenderia 30% daquilo que Carolina viesse a receber mas foi, afinal, paga no montante de apenas 500 euros pela própria editora.

As denúncias da irmã vão mais longo e chegam ao ponto de garantir que Carolina já recebeu 10 mil euros por conta do filme "Corrupção", baseado no livro. Diz que foi passado recibo verde e que uma parte do dinheiro foi depositado no BPN e outra parte está no cofre do restaurante do pai.

Desde que, por sua iniciativa juntamente com o marido, prestou testemunho, Ana Salgado tem estado em parte incerta para o pai e irmã.

Na entrevista de anteontem à SIC, refutou e lamentou a afirmação lançada publicamente por Joaquim Salgado sobre presumíveis problemas mentais, designadamente doença bipolar.

Publicado no JN em 22/07/2007

E agora, Sr. Procurador-Geral, pergunto eu?

Quem irá investigar e quem garantirá a preservação e protecção do depoimento da gémea tresmalhada?

E aos responsáveis a nomear serão delegados poderes de isenção e de independência face a Maria José Morgado e à sua equipa?

Eu recordo aqui, mais uma vez, que eu, porque a isso não sou obrigado, não confio na seriedade e na isenção da Maria José.

A independência e a equidade, que reclamamos para a nossa justiça, justificariam que a investigação e aprofundamento do testemunho da Ana Maria Salgado, do livro de Felícia Cabrita, Luzes e sombras de um dragão e das declarações de Fernanda Freitas, fossem delegados nos magistrados que viram os processos do apito dourado, por si arquivados, serem reabertos pela Maria José.

Isto será o mínimo exigível, porque, se eu acreditar nos meus pecaminosos pensamentos, nos quais eu sinto que o dossier do Luís Filipe Vieira, que o projecto, elaboração e publicação do Eu Carolina, que o projecto, argumentação e encenação do filme Corrupção e que a reabertura de processos do apito dourado, são parte de um todo e são o desígnio de um enorme e terrível polvo de seis milhões de tentáculos, eu exortarei todos os amantes da verdade e da justiça a reclamarem veementemente o recurso ao procurador espanhol Baltazar Garzon.

25/7/07 8:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anibal: o teu comentario sobre a palavra lampião foi a coisa mais acerta que li por aqui em muito tempo. Acho que sim!
Daniel: o comentario que fiz ao kostadinov tem tanto de propraganda como o teu a dizeres que continuarás a ir ao estadio...
Pro outro anonimo: nao sei quem é o zirtaev, e qt ao Rui Moreira, apesar de as vezes mandar umas pra caixa, era o ultimo que queria ver á frente do clube, pelos simples facto de discordar com 8 em 10 opiniões dele no trio de ataque!
VIVA O PORTO! (passe a propaganda...)

25/7/07 11:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, mas nós Portistas devíamos desejar que a Nossa equipa jogasse perante um Estádio cheio. Essa é sem dúvida a minha propaganda. Se não tens vontade de ir ao Estádio, ja disse q tas no teu direito, mas acho ridículo que tentes influenciar outros a seguir o mesmo caminho. Afinal és adepto do Porto, ou és adepto da SAD? Ou também queres que o Porto perca enquanto estes administradores da SAD se mantiverem em funções? Não percebo. Afinal, fazes depender o teu apoio ao clube e à equipa que exiges q seja campeã, das atitudes da SAD. É por atitudes destas, e por ter adeptos com similares atitudes que o slb tem andado todos estes anos a "pastar". Mas cada um é Portista à sua maneira...! E pensa... se os adeptos do sporting pensassem todos como tu pensas, neste momento ja não havia sporting, porque ja ninguém ia ao estádio. E queixamo-nos de barriga cheia...

26/7/07 12:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros, andaram os LAMPIÔES a festejar a venda do Quaresma durante as últimas semanas, para ser agora o Simulão que pressionou o Benfica para ser vendido para o clube do meio da tabela espanhola, Atlético Madrid. É com grande alegria que recebo esta notícia, porque significa que estamos cada vez mais fortes, e que os nossos símbolos se sentem bem no clube, ao contrário dos outros (Dois capitães dos clubes de Lisboa, saem para dois clubes banais de Espanha).
Força Mágico Porto!!!

26/7/07 2:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

26/7/07 9:37 da manhã  
Blogger O Anti Lampião said...

os adeptos do Atlético estão irados com a contratação da Simulona :)

http://oantilampiao.blogspot.com/2007/07/simulona_26.html

26/7/07 11:57 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Alguém falava aqui de uma hipotética contratação surpresa e sonante para o FCP.

Não sei se terá alguma coisa a ver, mas hoje fala-se em alguns meios do Roque Santa Cruz do Bayern...

Da América do Sul já temos de quase todas as nacionalidades mas paraguaio penso que ainda não havia nenhum... lol

26/7/07 12:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Miguel o Zirtaev é o vendedor da banha da cobra do Rui Moreira. Esses é que procuram a divisão no nosso clube, para poderem um dia meter a mão ao prato. Não duvido que sejas portista como eu. Também já tive a minhas dúvidas mesmo quando não eramos SAD e fomos buscar o André, por exemplo. Na altura disse... jogador do Varzim é só para reforçar o banco. Grande engano meu, grande contratação, grande profissional. O mesmo se passando com Kostadinovs, etc. Ou seja em 90% dos casos PC acertou sempre na mouche e as contratações flops, foram em jogadores já com prestígio que nós dizíamos que eram craques.
Como muito bem diz o Daniel, estes ataques vergonhosos a Pinto da Costa têm apenas como objectivo gerar divisão no seio da familia portista a fim de servirem interesses inconfessáveis e destruirem o nosso clube. Compete-nos a nós combater esses crápulas.

26/7/07 12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

3º Episódio da Telenovela "Com Açúcar, Sal e Pimenta, todos Podem Lamber a Venta"...VERSÂO RETOCADA.

Nota introdutória:«Filipe Vieira acusado de manipular Carolina»

-Carolina minha Filha, tens o pipi tão Salgado...
-É do Mar meu querido Luís, eu moro muito perto das praias como sabes, vou lá quase todos os dias tomar banhos do sol e das águas...Entra por ele(ela) o Mar todo e o sabor a sal fica entranhado.
-Já me esquecia desse pormenor, quando te conheci estava tudo tão escuro e tu parecias tão branca, tão angelical que nunca pensei que fosses à praia...
-Pois, mas isso era durante a Noite, no Calor da Noite, porque de dia Salgueiros, Madalena e Lavadores eram os meus espaços de descanso preferidos...Punha-me ali toda aberta à espera que surgissem os primeiros raios de Sol que viessem lamber juntamente com as águas do Atlântico o meu pipi deslavado...
-Percebo, mas porque me tratas-te tão mal naquele célebre jogo em que querias ir ao Estádio com aquele senhor, que eu não conheço de lado nenhum, sentar-te ao lado dele e eu não permiti?
-Estava fula, eu queria tanto ver-te, estava com tantas saudades tuas, tinha ali uma óptima oportunidade de rever-te olhar bem de perto e apreciar essa tua grande Carola e tu de forma indecente recusas-te-ma, negando-me peremptoriamente a entrada naquela chafarica...Ainda por cima chamaste-me Prostituta! Claro fiz aquele cartaz com a ajuda do Maduro da Eira, consegui entrar com a claque dos "Super" e chamei-te o nome que tu menos aprecias: -meu grande Orelhudo!...
-Não me chames isso!
-Chamo-te, porque tens umas orelhas dignas de se verem e serem enaltecidas, como as tuas não existem outras Orelhas assim em Portugal e arredores...Nem na Madeira do Berardo que por sinal também delas é bem abonado.
-Porque te apaixonas-te então por mim querida?
-Por uma questão de frio.
De frio?
-Ou de calor como quiseres, de temperatura... Sempre que ficava em casa e o Pintinho se ia para o Olival, eu tinha de abrir todas as janelas da habitação para fazer sair aquele horrível cheiro que ele "largava" todas as manhãs. Não tinha outra alternativa e rapava cá um briol que nem te passa. Ainda por cima vivia-mos ali mesmo à beira do Mar e do Senhor da Pedra...Depois o Azul é uma cor Fria -dizem, que eu não sei o que isso significa- ao contrário do Vermelho que é do mais quente e erótico que há, até tu ficas vermelho e babado com essa carinha de menino mimado quando me vês assim toda sexy...
-Menino mimado, eu? Se soubesses o que foi a minha infância, ias dar por aí o Pipi só para me animares...
-Sei que foi difícil sei. Andavas sempre pendurado nos eléctricos e uma vez até caís-te abaixo de um eles e partiste a tromba toda...Mas se não sabes algo mais de mim própria, eu digo-to:já dei o Pipi muitas vezes, melhor aluguei-o e a bom preço, a última vez que o fiz aluguei-o a troco desse quadro do "Cargaleiro" que aí tens mesmo, por cima dessa tua "Pequenina Cabeça" e que vale bem umas boas notas!
-O quadro foi-te dado?
Foi, isto é eu penso que sim.O Jorge queria um "cafuné", eu disse-lhe - e tu o que me dás? E ele respondeu, desliga o quadro e apaga a luz, depressa!!! E eu apaguei a luz o mais rápido que pude e no dia seguinte "desliguei" o quadro da parede e levei-o para minha própria casa!...Como nunca mais lá voltei é meu! Agora dei-to como prova do meu Amor e consideração pelo apoio que me tens dado junto da Dona Pinhão, da D. Quixote e da Dona Maria José Morgado...Valem bem os trinta mil exemplares com que ficas-te...Pelo menos ficas com a estante toda repleta de livros. São todos iguais? Que interessa, tu nem sabes ler, portanto enches a sala de livros, dás uma de intelectual e se quiseres, sempre podes oferecer um de quando em vez, aos teus amigos até se esgotar completamente o stok!
-Bem lembrado, até pareces de Olhão!»

26/7/07 1:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Roque Santa Cruz? Não me parece que o Porto precise neste momento de mais um avançado. Mesmo com a saída certa do Postiga, ficamos com Farias, Adriano e Edgar, sendo que no 4-3-3 só joga um. A única vaga que me parece que pode estar aberta seria a de número 10, isto na hipotese do Leandro não ser já para entrar de caras no onze. Mas um nº10 que fosse uma bomba para o FCP, não estou a ver nenhum disponível.

26/7/07 1:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dragão_de_lisboa:

O mágico, o nº 10, finta com os 2 pés. Anderson Luiz de Sousa, mais conhecido por Deco.
Está fora dos planos do Barça.
A imprensa catalã exige o "quarteto fantástico": R10; Messi; Etoo e Henry. No meio-campo jogarão Xavi e Iniesta. É a galactização do Barça! Terão o mesmo destino da equipa que tanto criticaram, humilharam e gozaram.
O Barça tem um jogo na Escócia, hoje. Deco não será titular.
Se Mourinho não andar a dormir, peço a Deus que Pinto da Costa não o esteja!
Sê bem-vindo de volta, Mágico!

26/7/07 2:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Deco era bom demais para ser verdade. Tem o Milan e o Inter à perna com propostas acima dos 20 milhões de euros.
Mas se querem sugestões alternativas, também as há e mais baratas:
- Rafael Van der Vaart (Hamburg)
- Riquelme (Villareal)
- Schnejder (Ajax)
- Alex (Fenerbahce)
- Daniel Carvalho (CSKA)
- Morais (Vasco)

Se o rumor Santa Cruz se confirmar, é o assumir do encostar do Adriano - tal como no ano passado - e quanto ao Edgar, já nem sei...

Entretanto corre outro rumor, o da contratação de Daniel Ljuboja, por 3,5M. Espero que seja brincadeira.

26/7/07 3:48 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Espero que isto que eu vou dizer não choque ninguém:
Na minha opinião, o Atlético de Madrid ficou a ganhar, por levar o anãozito em vez do Quaresma.

26/7/07 4:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

letra:

Tens é muita letra!
Começo a pensar que para ti até o Manú e o Paulo Jorge são melhores que o RQ7.
A pertir deste teu comentário, perdes toda a credibilidade de falar sobre futebol. Não percebes nada!

26/7/07 5:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

anibal:

Depois desse teu comentário e depois de escreveres que lampião é um insulto, já não sei em que pensar.

Fica lá com o teu Coentrão, Manú, Paulo Jorge, MArco Ferreira, Alan, Tarik. Esses sim. Que grande jogadores são.

Fico com a certeza que nunca metestes os pés nas Antas e no Dragão.

Já ouviste falar em magia no futebol?
Em predestinados?

...

26/7/07 5:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bebam água!
Estes info-incluidos matraqueiam as teclas dos seus clones com processadores kitados como tunnings com a mesma violência que atacam o asfalto e as sandes de couratos.
A educação ficou-se nos tiros da primária e os SD são a verdadeira escola de virtudes!
É f****, mas viver contrariado faz parte da vida e por muito que não percebam a aceitação da diversidade é a única razão pela qual ainda são lidos.

Provavelmente não põem nomes nos cometários pois todos saberiamos do que gostavam quando vissemos os seus telemóveis nso anúncios pessoais das casas de banho públicas na cidade e na A1.

26/7/07 6:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sily:

sandes de courato não é bem a especialidade da região norte. deves ter-te enganado no blog. afinal o que queres dizer com a tua prosa?

26/7/07 6:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó Anibal, eles la em espanha nao apitam mergulhos...

26/7/07 7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande actuação de Adriano!

26/7/07 10:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tens razão ó hiperpneus, devia ter dito entrecosto ou bifanas com molho, ou donnuts e chipicaos, mas escolhi algo um pouco mais merdoso.

A prosa está bem clara.

Mesmo o Moisés, que era pastor, viu-se F*** para manobrar as ovelhas todas. Teve que aprender com as opiniões contrárias.

Nos dias de hoje, a multiplicidade faz a unicidade. Sem pastorícia nem carneirismo.
Isto devia dar a todos algum orgulho e poder de encaixe.

Em vez disso, só esteróides para a estupidez.

26/7/07 11:25 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Em jeito telegráfico as notas para 45m de jogo contra o Atalanta:

Dos novos gostei especialmente do Bollati e do Edgar. O 1º embora ainda com ritmo sul-americano tem um bom sentido posicional e farta-se de roubar bolas; o 2º muito lutador, esforçado e prático. O Lino no pouco que jogou esteve certinho.

Dos novos não gostei especialmente do Kaz. Embora seja só meio jogo achei-o com pouco ritmo, complicado e a jogar com pouca cabeça. Só pode melhorar...

Dos "velhos" muito bem Fucile, Bruno Alves e Nuno, com ritmo e velocidade.

Dos "velhos" na média J.Paulo, Cech, Jorginho, Lisandro, Quaresma e Adiano.

Acho que não me esqueci de ninguém.

P.S. Ainda não consegui ver o golo do Adriano no 1ºjogo e o centro de letra do Quaresma foi show de bola.

26/7/07 11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Destaques do Torneio:

Nuno - muito bos actuações do nosso segundo guarda-redes. É uma bela solução para o banco.
Bosingwa - Tem de soltar mais a bola.
P.Emanuel - Fartou-se de cortar bolas de cabeça. Está a subir.
Cech - Medíocre, como sempre.
Lino - Melhor, muito melhor do que até aqui tinha mostrado. Nos jogos em casa talvez venha a ser uma boa opção.
Raul Meireles - O costume. Não aquece nem arrefece.
Bolatti - Mais uma boa exibição. Farta-se de roubar bolas e quando estiver mais entrosado vai dar que falar.
Kaz - Terceiro jogo consecutivo que não me convence. Lento ou parado, joga num quintal sob a esquerda e quando tem a bola não faz nada de jeito. Uma desilusão.
Luis Aguiar - Bons pés, mas... tem de evoluir muito se quiser sequer ser opção para o banco.
Jorginho - A porcaria do costume. Despachem-no.
Quaresma - Aqui o mal amado deste estabelecimento voltou a "dar" mais dois golinhos ao FCP. Começo a pensar se a malta daqui gostava de ver o Porto jogar com 11 Andrés e João Pintos. Ainda bem que temos o Harry Potter para mais um ano.
Adriano - Outro mal amado, tomem lá uma biclicletazinha.
Edgar - Fez-me lembrar o Paulinho Santos, cada vez que ia à bola fazia falta. Para esquecer. Não sei se se aguenta no plantel. Foi o que gostei menos, a par do Kaz.

No geral, acho que estamos a solidificar. E com Helton, Stepanov, Lucho (principalmente! - vejam a falta que faz áquele meio-campo) Leandro Lima, Mariano e Farias, outro galo canta.

27/7/07 12:37 da manhã  
Blogger Bruno Pinto said...

Fiquei muito agradado com a prestação do FC Porto neste torneio. Muito mesmo, há ali muita matéria para se construir uma equipa. Já agora, fala-se do Roque Santa Cruz para o clube... Eu aprovava!

27/7/07 1:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito razoável esta exibição no torneio de Itália, parece q a maior falta q se notou é de alguem q pegue no jogo em meio campo, do resto gostei bastante, para o pouco tempo q tem de trabalho...

27/7/07 8:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Infelizmente as análises até agora feitas estão influenciadas pelos resultados e são completamente enganadoras: ou os novos reforços funcionam (Stepanov, Gonzalez, Farias e, sobretudo, Lucho) ou com os que agora andam a jogar estamos feitos.
Por pontos.
1. Dos antigos. Lisandro, Adriano, Quaresma: Bem.
Os restantes normal ou péssimo, como Bosingwa que esteve 45 em completa paragem mental culminados por um penalty (este gajo só pode ser bipolar...)
2. Dos novos.
Aguiar, Edgar e
Kaz: nulos ou abaixo de zero. Bolatti: regressou à mediocridade do primeiro jogo (a dez à hora, quando levanta a cabeça ou já perdeu a bola ou a passa para tras ou a cinco metros; a defender só faz zona de tracção a trás, não ataca ninguém; talvez dentro de alguns meses tenha noção de como se joga na Europa. Por enquanto...). Lino: nem se viu muito nem pouco; antes pelo contrário...
E com isto podem não ser muitos, mas sempre foram alguns milhões que davam para um jogador.
É que para isto, e de caras, o Postiga é melhor que o Edgar; o Jorginho é melhor que o Aguiar, o Meireles é melhor que o Bolatti ou que o Kaz; o Cech é melhor que o Lino.

27/7/07 9:59 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Anónimo,
Toda a gente tem direito à sua opinião, mas dizer mal só por dizer deixemos para os adeptos dos clubes adversários... É o teu caso?

O Bollati, o Edgar e o Lino foram medíocres? Estamos conversados...

27/7/07 10:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

pedro Reis,
Não sabes ler ou tens um problema de compreensão?
Bolatti: foi medíocre. Edgar: nulo ou menos que zero à conta das faltas desnecessárias e algumas delas perigosas. Lino: nada.
Percebeste ou queres um desenho?

27/7/07 11:03 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

anónimo (ou Deus se preferires):

a tua opinião tem força de lei desde quando?

Bolatti foi medíocre. Para ti!
Edgar nulo. Para ti!
Lino nada. Para ti!

Dada a tua fantástica capacidade de leitura de jogo e jogadores, porque é que não te propões para treinador ou presidente? Mas para um clube lá para os lados da 2ªcircular, claro... Manda uns desenhos primeiro que o traficante de pneus recebe-te de certeza!

27/7/07 12:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelo que se viu no Torneio de Atalanta, a Maria José Morgado e o fiscalista, vão ter muitas dores de cabeça durante a época.
E os jornaleiros da gamela vão ter que recorrer à autora do Harry Potter para ficcionarem casos para o nosso clube.

27/7/07 2:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home