segunda-feira, agosto 27, 2007

Porquê Jesualdo?

Tive o prazer de assistir à partida que opôs o nosso Porto ao Sporting, apesar de me encontrar no Rio de Janeiro. Devo admitir que foi um bom jogo, em que o Fêcêpê foi claramente superior a todos os níveis. O Fucile (assim que chegar um defesa esquerdo ganha o lugar ao Zé..) e o Bruno Alves são claramente os mais iluminados na defesa. No meio, Lucho é o único a fazer a diferença. Na frente e a grande surpresa para o jogo de hoje, Tarik. Até ao intervalo estava a meu entender a ser o homem do jogo, o mais esclarecido, mais endiabrado e a prometer uma grande exibição. Eis que para meu espanto entra o Postiga (que não acrescentou *nada* à equipa) para o seu lugar. E pior ainda mantém-se um Lisandro apático em campo. Expliquem-me como é possível ter saído o melhor (ou pelo menos indiscutivelmente um dos melhores) jogador(es) em campo até ao intervalo? Só se me escapou algo como uma lesão pelos comentários em alemão.. só Jesualdo saberá responder a esta questão. O que é importante apontar a meu entender é o que o Porto perdeu o dinamismo da primeira parte porque o perigo passou a depender de um Quaresma pouco ou nada inspirado e uns furos abaixo do Tarik da primeira parte. Vou-me abster de comentar as substituições que vieram mais tarde: a ganhar o jogo por uma prenda do Sporting decide então arriscar e tirar uma pedra do miolo para pôr um extremo (porquê?!) que me deixou impressões fraquíssimas - Mariano esteve lento e trapalhão. Já com o Sporting a dominar completamente o jogo lembrou-se então de colocar Bolatti para tirar um Lisandro em noite não, que deveria ter saído bem mais cedo. Estes erros poderiam ter-nos saído bem mais caro, não fosse o Sporting estar muito desorganizado do meio campo para frente esta época.

Pontos positivos: Fucile e Tarik.
Pontos negativos: Quaresma, Lisandro, Postiga e Jesualdo.

Como pequeno à parte a título pessoal, continuo a achar que o Raul Meireles não tem arte nem substância para ocupar um lugar no 11 de um clube como o nosso: perde para Assunção porque não sabe destruir e perde para Lucho porque não sabe conduzir, seria de muito maior utilidade termos mais um membro que executasse bem essas funções do que deixar alguém jogar por golos ocasionais de fora da área.

23 Comments:

Blogger .:GM:. said...

Completamente de acordo com a leitura do jogo. Ao contrário de alguns indeflectíveis críticos de Tarik, também o considerei o melhor em campo nos primeiros 45 minutos, ando a gostar muito da forma dele estar em campo ao contrário do ano passado. Relativamente ao Postiga só teve duas ou três intervenções dignas de registo, e logo após a sua entrada. Depois disso foi só inventar. Jesualdo... nem sei o que lhe diga....
Ao contrário do que os lagartos dizem, Proença esteve coerente em todo o jogo, e as suas decisões foram correctas, o que é para admirar neste sócio do benfica.

27/8/07 10:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não posso concordar com a opinião relativamente ao Raul Meireles - pelo menos neste jogo. Creio que ontem o Raul encheu o campo todo e foi, se não o melhor, um dos melhores em campo. É claro que nem sempre se exibiu ao melhor nível, mas é de certeza uma mais valia no Porto.
Saudações portistas.

27/8/07 10:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tb não sou um critico do meireles. Acho que ontem esteve bem em jogo, falhando poucos passes e ajudando a segurar o meio campo (que ficou bem pior depois da sua saida e da entrada do mariano). De resto concordo com a análise.

27/8/07 10:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por isso há que desviar o Carlos Eduardo do clube das galinhas...Ou então contratae o Oubiña do Celta de Vigo...

27/8/07 10:51 da manhã  
Blogger .:GM:. said...

Esqueci-me de comentar o Meireles, partilho da opinião dos anteriores comentadores. O Meireles é um jogador acima de média, tem uma leitura de jogo muito acima da média, muito bom sentido táctico, bom remate, bom passe, é uma mais valia e um complemento muito bom do Lucho e do Paulo Assunção.

27/8/07 11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem è o "ESPECIALISTA", desta "CRONICA" ???!!!....HAJA PACIENCIA!

27/8/07 11:08 da manhã  
Blogger Nando said...

Apesar de ter apenas visto o jogo a espaços, ouvi o relato e na rádio em que o fiz (TSF), o Meireles foi considerado o melhor em campo, com 2 votos, em 4 possiveis, juntamente com outro jogador do FCP (Lucho, se não me engano), e isto apesar de ter saído a meio da segunda parte.

Esta saída poderá ter sido devido ao jogo que Portugal fez a meio da semana, onde também foi considerado o melhor jogador (no meio daquela desgraça), pela imprensa, pelo que correu.

Acima de tudo penso que temos de ver os jogadores pelas características: não podemos pedir a um Bruno Alves que faça os mesmos malabarismos que um Quaresma, como não podemos pedir ao Meireles que faça o papel de um Anderson, por exemplo. Tem um modo de jogar diferente, mas que, tirando um dia ou outro menos inspirado, tem sido útil ao Porto.

Quanto ao Tarik, e pelo que tem feito até agora, acho que merece a titularidade.

27/8/07 11:10 da manhã  
Blogger Filipe Sá said...

Bem, estou para a minha vida. As televisões no Brasil devem transmitir numa onda diferente, ou algo do Çgénero.

Antes de mais, o melhor em campo e o principal responsável pelo domínio do FCP durante quase todo o jogo foi sem dúvida e sem qualquer margem para disputa o Paulo Assunção, que mais uma vez, FEZ A DIFERENÇA. Não faço ideia o que é que o P.ASsunção tem que fazer para agradar a certas pessoas. Esta pré temporada era posto como suplente por alguns adeptos que nunca viram o Bollati jogar. Assunção ENORME.

Este jogo serviu também para desmistificar o Lisandro como Ponta de Lança. Ficou provado que Lisandro não é nem nunca será um ponta de lança. Até o Postiga é mais ponta de lança que ele. De qualquer maneira, Lisandro quando foi para as alas jogou bastante bem. No meio, jogou como sabe, com muito empenho e luta, importante na pressão.

O jogo foi dominado por nos na sua grande maioria. Tarik esteve mais uma vez bem e ofereceu dois golos.
Quando surgiu o nosso golo - ESPECTACULAR, acho que nunca tinha visto um golo marcado numa situação daquelas e com tanta mestria - passamos a jogar mais atrás e não tivemos classe para segurar o Sporting. O nosso treinador não conseguiu estar a par do P.Bento nesse aspecto do jogo e tivemos alguma sorte em não sofrer o empate. De qualquer maneira e face ao que foi o jogo nos 90' teria sido injusto.

Em relação aos nossos jogadores, dar como pontos negativos Quaresma, Lisandro, Postiga é assim um bocado estranho.

O Postiga entrou muito bem. Pressionou, lutou, e foi fundamental na falta que deu o golo.
Lisandro esteve bem. Bem a pressionar e na luta da primeira parte, fora da posição que é dele, e bem na posição dele, a quebrar e a flectir para o meio na segunda parte.
Quaresma esteve igual a ele próprio, com algumas perdas de bola a mais face à media.
Claro que se tivesse entrado o livre que marcou, certamente não estaria na lista dos Negativos.
Interessante como se medem as coisas.

Raul Meireles pode ter falhado alguns passes mas foi sem dúvida muito importante neste jogo e o comentário que recebe nesta crónica é ridículo.

Aliás, como a crónica em si.

27/8/07 11:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já agora mais um comentário: meireles é bom, mas se o valencia oferecesse bom dinheiro por ele, não tinha duvidas. Com o golo de ontem vale outros 30 milhões LOL

27/8/07 11:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E não é que este visionário bitaiteiro, consegue voltar a pôr o bosingwa em causa. Está sempre à espera de um jogo "menos excelente" do rapaz para malhar nele. Haja paciência! O Fucile é sem dúvida um óptimo jogador mas não faz nem de perto nem de longe o que faz Bosingwa. Ou ja se esqueceu, caro pseudo-bitaiteiro das últimas 2 épocas ou do último jogo em Braga. Já parece mal e cheira-me q o senhor tem algum problema pessoas com o bosingwa. Dizer mal do Raul Meireles que foi a par do Assunção o melhor em campo é outra barbaridade. Posso garantir-lhe senhor bitaiteiro que ja muita gente deixou de visitar este blog porque temem que de cada vez e acedam ao respectivo blog, encontrem um post seu. Passse bem!

27/8/07 1:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez, mais um post disparatado e despropositado deste elemento. O Aníbal quando leu isto deve ter ficado com os cabelos em pé. Enfim, nem vou comentar tanto disparate que aqui se disse, até como já se viu, ninguém concorda com o que foi dito. Vou então dar a minha opinião.

Ponto 1: O FCP fez um grande jogo. Jogou para a frente, com inteligência soube defender quando necessário, pautou o jogo, acertou (finalmente!) na táctica. O Sporting é uma equipa forte e nunca são fáceis estes jogos. Recordo que o FCP faz 6 pontos em dois jogos muito difíceis (estou para ver quem é que vai a Braga fazer aquilo) e temos já uma importante vantagem. Jesualdo não inventou, felizmente já não há Ricardos Costas para colocar a defesa esquerdo e quando assim é, é meio caminho andado. Acho que o Porto está muito sólido a meio campo e na defesa, e necessita apenas de uma opção válida para a frente de ataque, já que os extremos dão todas as garantias. O Tarik está a dar excelente conta do recado e a par do Mariano é uma excelente alternativa a Quaresma e Lisandro. Precisamos urgentemente de Farías no seu melhor e de mais uma opção (vender Postiga o quanto antes e contratar outro avançado de qualidade). Reparemos até, para desgosto de alguns defensores do Edgar, que nem quando temos dois avançados lesionados e outro com as portas de saída abertas, ele joga! - Edgar - ridículo.

Destaques:

Bosingwa: Menos aventureiro, mas ainda assim fartou-se de cortas bolas. Nota positiva.
Emanuel e Alves: Paredes. Muito bem, Steps vai ter muita dificuldade para entrar nesta defesa.
Fucile: Para mim, jogará sempre a defesa esquerdo, e que defesa esquerdo! Sou um grande admirador deste jogador. É contratar uma alternativa para o lado direito e dispensar o Lino. Não me venham com tretas que é dextro, porque o Lahm também é dextro e é um dos melhores defesas esquerdos do Mundo.
Assunção: GIGANTE. ENORME. Classe.
Meireles: Melhor em campo. Grande jogo. Não sou um dos seus maiores fans, mas a jogar assim, tenho de admitir que é uma grande peça neste FCP. Soberbo o livre que marcou.
Lucho: o mais apagado dos três, mas tê-lo no nosso meio campo, até dá gosto!
Quaresma: Mais apagado do que é costume, teve azar na bola à trave, mas é importante a equipa ganhar quando ele está menos influente. Viram como está a marcar os livres em força este ano? Vai marcar muitos assim.
Lisandro: Está de facto desmistificado o cenário de Lisandro a ponta de lança. Ao tempo que já tinha dito que o argentino nunca será opção nessa pocição. Nas alas melhorou, e aí é que eu gosto de o ver.
Tarik: Belo jogo, estou a gostar da confiança.
Postiga: Para sair. Não fez nada.
Mariano: Dêem-lhe tempo. Tem uns pezinhos...

27/8/07 2:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bom comentário Dlx, só tenho a acrescentar q Tarik quando tiver/sentir da parte do adeptos mais confiança, vai ser dos melhores alas direitos q já passaram por cá...
continuo a achar q o Helton mete muita água...

27/8/07 2:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem diz que o Meireles não merece estar no 11 da equipa do FC Porto, pode perceber de tudo mas de futebol percebe ZERO!

27/8/07 3:02 da tarde  
Blogger JRP said...

Duas ou três notas aos comentários, uma vez que o post não merece comentários.
De forma geral estou de acordo com o Filipe Sá e com o Dragão de Lisboa. Mas gostaria de frisar que:

1 - Paulo Assunção foi, e aqui sublinho, de longe, o melhor jogador do Porto. O homem ontem foi Deus. Bem sei que não faz trivelas nem marca golos, mas, no resto meus amigos, temos um dos melhores trincos do mundo. E não penso nisto desde ontem, mas há muito tempo. Aliás, gostava de ter uma estatística do número de recuperações e passes acertados, de cortes e desarmes deste jogador. Aproveito até para citar o Filipe Sá:

"Antes de mais, o melhor em campo e o principal responsável pelo domínio do FCP durante quase todo o jogo foi sem dúvida e sem qualquer margem para disputa o Paulo Assunção, que mais uma vez, FEZ A DIFERENÇA. Não faço ideia o que é que o P.ASsunção tem que fazer para agradar a certas pessoas. Esta pré temporada era posto como suplente por alguns adeptos que nunca viram o Bollati jogar. Assunção ENORME."

2 - O Meireles jogou muito ontem. Mas não é sempre assim... Continuo a pensar que falha muitos passes para um médio de transição. Tem raça e entrega o que já é óptimo e nós bem precisamos, mas em muitos jogos será preciso mais cérebro e precisão que o Raúl não tem. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, espero que este ano Jesualdo faça as trocas na devida altura.

3 - Postiga lutou, mas ontem deu um passo atrás. Não se podem perder tantas bolas como ele perdeu nos últimos 30 minutos, numa altura em que era importante segurar o controlo do jogo. É natural que também jogue sobre brasas dada a sua situação...

4 - Tarik não vai durar. Por várias razões:
a) O entusiasmo inicial de ter sido recuperado depois de estar praticamente dispensado acabará por esmorecer.
b) O ramadão não perdoa... e mesmo jogadores de um calibre fabuloso como Madjer se ressentiam, quanto mais tarik.
c) O tarik faz uns centros e umas fintas e não digo que aqui e ali não possa ser útil, mas com quaresma de um lado, lisandro do outro e quando o Mariano afinar, não sobrará espaço para o marroquino, a não ser talvez para a taça da liga.

Estou confiante. Se a equipa que sobrou do ano passado dá isto, imaginem quando bollati, mariano, farias, stepanov e leandro estiverem entrosados. Ainda por cima sem Alans, ricardo costas e outros para atrapalharem.

27/8/07 4:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Algumas notas sobre o treinador e, indirectamente sobre o post.
Por que é que ter o Jesualdo ou ter um boneco qualquer no banco é a mesma merda?
Porque o jesualdo não sabe ver um jogo de futebol. Tem uma ideia pré-estabelecida na cabeça e aconteça o que acontecer no jogo, para ele é a mesma coisa. Ontem só não empatámos o jogo porque este Sporting é muito fraquinho, desde o guarda redes, aos laterais, ao derlei, etc.
Na primeira parte o Tarik foi, a milhas de distância, o melhor jogador em campo. Mas como o treinador já tinha de antemão pensado que ele seria a primeira substituição, o que faz quando pensou que tinha que mudar alguma coisa? Tirar o Tarik. Simplesmente criminoso e destrutivo da autoconfiança de qualquer jogador.
Por outro lado o Lucho, que para mim é o melhor ou dos melhores jogadores do Porto, não estava a jogar uma merda; não fez positivamente nada. Mas quando o Dr. Jesualdo quiz mexer outra vez o que fez? Tirar o Raul Meireles que estava a ser claramente um dos melhores e deixa o Lucho em campo. Outro crime, só desculpável porque ele não sabe para mais, a culpa é de quem o põe a treinar o Porto.
Por último: quanta merda tem de fazer o Quiaresma para poder ser substituído? É que se ontem não foi ficou a saber-se que ele pode fazer o que quiser, quando quiser que o treinador não o tira. Como é o melhor jogador —e é, de facto— para o treinador é insubstituível, mesmo que se arraste ou que esteja parado em campo, como aconteceu em quase toda a segunda parte. Simplesmente inacreditável.
E foi assim que com o Quaresma, o Lucho e o Lisandro no seu pior nos arriscámos a empatar este jogo. O treinador nem melhor nem pior: pura e simplesmente, não dá para mais.

27/8/07 6:40 da tarde  
Blogger Daniel said...

Completamente de acordo com o comment do dragão de lisboa. Está lá tudo. FORÇA PORTO!

27/8/07 8:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Andam por aqui alguns anónimos com azia!!! Será porque este ano ganhamos já dois jogos que no ano passado perdemos? Na minha modesta opinião o jogo de ontem foi totalmente bem vencido, sem qualquer dúvida e o resultado pecou por escasso. Se o Quaresma tem acertado na trivela (e já nem falo do lívre...) os números finais eram outros e muito melhores!
Numa análise individual gostei do Paulo Assunção (óbvio!!!!), do Raúl (e ainda recentemente escrevi aqui que para mim ele não tem lugar no nosso 11...) do Fucile e do Bruno Alves. Tal como alguém disse, estou confiante nesta equipa! Apenas deveriamos ter um avançado potente, um verdadeiro matador. Espero que Farías seja quem nos faz falta.
FORÇA PORTO!!! Em caminho para o TRI!!!!

27/8/07 8:59 da tarde  
Blogger Costa said...

Quanto ao jogo... Um tipo até pode andar o jogo todo alí perdido (que não é o caso); o gajo até pode não acertar um passe (que não é o caso); o caceteiro até pode fazer falta cada vez que vai ao lance (que não é o caso), mas...

Um JOGADOR que naquela situação (marcação do livre) faz o que ele fez... Para mim foi o 'man of the match', embora tenha sido o Meireles que a empurrou lá para dentro e o Assunção tenha feito o seu joguito mostruosamente habitual...

27/8/07 9:11 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

O seu a seu dono (porque já percebi que alguns me tentaram "atacar" por via deste post):

Este post é do Pedro, não do Pedro Reis (que sou eu)! Infelizmente não estou no Rio de Janeiro mas em Lisboa... lol

As minhas opiniões defendo-as e utilizo para isso sempre o meu nome.

28/8/07 12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A transmissão do jogo para o Brasil saiu com defeito, com toda a certeza.

Já agora, vamos votar no nosso grande FCP para melhorar a nossa "perfomance", nem a brincar gosto de ver os outros à nossa frente.

http://www.voteyourteam.com/Europe/Portugal/FC-Porto.aspx

Podem votar de hora em hora.

Mas votem mesmo.

28/8/07 3:15 da tarde  
Blogger Daniel said...

Pedro Reis na lista de bitaiteiros és o o único Pedro, logo, é normal que toda a gente pensasse que eras tu. FORÇA PORTO!

28/8/07 7:47 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

É verdade mas tens que perguntar ao Aníbal?
Eu também não sabia da existência do Pedro (que não Reis), embora já tivesse reparado em posts anteriores assinados por ele.

Eu já não "posto" à bastante tempo e apenas por simpatia o Aníbal me tem mantido como bitaiteiro... lol
Apesar de tudo venho cá dar os meus bitatites na caixa de cometários.

28/8/07 8:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Completamente em desacordo relativamente a Raul Meireles que fez um grande jogo e só não durou o tempo todo porque jogou os 90m pela selecção.

30/8/07 11:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home