domingo, agosto 12, 2007

Incompreensível!

Foram comprados 5 jogadores para o meio-campo, a que podemos acrescentar Castro... mas Jesualdo Ferreira no primeiro jogo da época, insistindo num 4x4x2 amorfo e desinspirado, preferiu colocar Cech e Lisandro, dois jogadores que não têm cultura de meio-campo em vez de apostar nas caras novas do plantel.
A derrota na Supertaça tem que ser totalmente atribuída ao treinador do Porto: Conservador, medroso e sem chama. Não foi pelo árbitro, pois já sabemos que temos que conviver com os constantes erros contra nós, nem foi pelo Sporting, equipa pouco audaz e sem capacidade para quebrar a defesa do Porto... como é possível insistir durante tanto tempo num meio-campo daqueles? Três jogadores que não conseguiam criar jogo e Lisandro que a jogar naquela posição não rende metade do que pode render? E a primeira substituição é precisamente potenciar a destruição e matar de vez a capacidade de improvisar e surpreender o adversário? Custa-me imenso começar a época com esta sagacidade crítica... mas fiquei furioso com uma exibição tão encolhida e desinteressante de uma equipa que apostou tanto nesta época.
Professor Jesualdo... está na hora de arrepiar caminho! Vem aí o Braga fora e novamente o Sporting em casa...

Melhores do Porto: Fucile e Bruno Alves
Piores do Porto: Bosingwa e Quaresma

32 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo com tudo o q escreves e só acrescento q o Helton não me parece q dê segurança á nossa defesa...

12/8/07 11:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bem falando do jogo dontem digamos k foi mau de mais...que ekipa é esta??alguem m explica??s é pra jogar axim durante a epoca prefiro ver o slb ao menos da-m gozo velos a jogar mal e a perder...sim tb é vdd k n s pode pedir mto ainda nesta fase da epoca mas dai a n jogar nada vai uma grande diferença...
knto ao meio campo n comento tava convencido k ia ver pela primeira vez o leandro a jogar e nem tocou na bola o rapazito....
bem fico com a esperança k daki a uma semana joguemos kk coisa e k poxamos entrar bem no campeonato...

12/8/07 12:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estamos todos envergonhados porque há muito tempo que não víamos um Sporting tão fraquinho e o treinador comete a proeza de perder. Mas, se virmos bem, a equipa do ano passado já não era famosa (basta ver as dificuldades em ganhar o campeonato) e a de ontem tinha menos o Pepe, o Lucho e o Anderson. Mais: tinha um Bosingwa anormal (um fantasma que ontem não deveria estar mais de dez minutos em campo se o Porto tivesse um treinador) e tinha o Lisandro fora do sítio e fora de forma. Como é que se pode querer mais? O que é impressionante é o Porto ganhar 70 milhões em transferências e não ter sido capaz, pelo menos até agora, de fazer uma ÚNICA contratação que tenha de caras lugar num onze mesmo sem o Pepe, o Anderson e o Lucho. Verdadeiramente impressionante! É aí que está o busilis, porque quanto ao treinador não há surpresas, já sabemos que temos que levar com ele.

12/8/07 1:23 da tarde  
Blogger Pedro Morgado said...

Esta derrota não ajuda o Braga a cumprir a sua tarefa no próximo Sábado. Posto isto, acho que o Porto será ainda mais favorito, mas o Braga pode surpreender.

12/8/07 2:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É verdade que o Porto jogou a meio gas e que o seu meio campo só soube defender. O zé e o quaresma estavam sempre a tentar um pra um e perdiam sempre a bola. Mesmo assim acho que o Sporting teve uma sorte do karassas... o miúdo que quase n tinha tocado na bola, do meio da rua, mete um golão...é muita sorte.
Tenho medo que jesualdo n seja treinador para transformar o potencial do plantel em resultados gordos.

12/8/07 2:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tavam á espera de que??? é que este ano o plantel foi escolhido e treinado na pre-epoca pelo Jesualdo!! Ontem disse que ele não chegaria a outubro, mas corrigo para setembro, pois só agora vi que a 2ª jornada é com o sporting!
Eu bem que mostrei o lenço branco quando toda a gente o aplaudia no jogo com o Aves...

12/8/07 3:21 da tarde  
Blogger Mário Ventura said...

Relembre alguns momentos marcantes do jogo, através de quase 3 dezenas de fotografias exclusivas no único blogue acreditado oficialmente para a Supertaça Cândido de Oliveira (http://FINTAEREMATA.blogspot.com)

12/8/07 4:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este Jesualdo é mesmo uma anedota.
Só ele teria medo e apresentaria uma equipa tão defensiva contra uma equipa pura e simplesmente inofensiva.
Comparar jogadores para oferecer a um treinador destes é a mesma coisa que dar bifes a porcos.
Ibson volta depressa, Jesualdo vai já e leva Raul Meireles contigo.
É vergonhoso.

12/8/07 4:17 da tarde  
Blogger Gabriel said...

Volta Adriaanse! Estás perdoado!

12/8/07 6:35 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Acabei de ver a espaços o Varzim/Leixões e fico a pensar o que teria acontecido ontem em Leiria se tivessemos Paulo Machado no meio-campo...

12/8/07 7:19 da tarde  
Blogger .:GM:. said...

O jesualdo foi uma merda em toda a linha, desde o inicio ate ao final, com uma serie de decisoes e nao decisoes erradas. Agora, e escusado criticarmos tanto o jesualdo e tentar esquecer o trabalho de Paixao pois ele teve muito mais influencia no resultado do que o simples penalty nao marcado. No meu blog tenho varios desses exemplos. Um erro aqui e outro ali, uma decisao ao contrario e mais outra, acabam por mudar completamente o rumo dos acontecimentos e foi precisamente isso que aconteceu.

Fiquem bem!

http://fcmangalhoes.blogspot.com

12/8/07 9:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que falta nos faz o Grande BAÍA...estive em Leiria e estremeci de todas as vezes que a bola estava nos pés do Helton...nao digo +nada porque aki já s disse mt do que penso...

12/8/07 10:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bruno Paixão: como explicar aquele erro?
[ 2007/08/12 | 23:00 ] Luís SobralO leitor reparou onde está colocado o árbitro Bruno Paixão quando Tonel corta com o braço direito uma bola cruzada por Quaresma, no F.C. Porto-Sporting?

Exacto. Está à entrada da área, a uns cinco, sete metros do lance, sem qualquer jogador que lhe perturbe a visão.

Este tipo de erros cometidos por árbitros experientes impressiona-me. Até porque da bancada de imprensa o lance foi perceptível. Uma bola cortada de cabeça nunca caíria daquela forma.

Deixando de lado a possibilidade de Bruno Paixão não ter apitado por querer, restam duas «explicações».

1. Viu, mas achou que não era falta para grande penalidade.
2. Estava perto, mas afinal não viu por não se encontrar a seguir a trajectória da bola, como devia, mas sim outro aspecto qualquer da jogada.

Como não acredito que Bruno Paixão não assinalou a grande penalidade porque não lhe apeteceu, ou muito menos para interferir no resultado, resta-me concluir que ou não sabe o que justifica um «penalty» ou estava distraído.

Seja qual for a razão, só posso concluir que Bruno Paixão começou cedo de mais a temporada.

Dar crédito à arbitragem não passa só por equipar bem os árbitros ou profissionalizá-los. Antes disso precisamos de acreditar em todo o edifício. Neste caso, é fundamental que os responsáveis pela arbitragem da Federação (e já agora Vítor Pereira, que deve ter visto o jogo) punam com firmeza a falha grave de Bruno Paixão.

PS: Num jogo equilibrado e fraquinho como o da Supertaça, um lance resolveria a coisa. Felizmente para o Sporting acabou por ser a inspiração de Izmailov. Infelizmente para o F.C. Porto não foi o erro absurdo de Tonel. Ninguém retira mérito a quem ganhou, mas é mau que a primeira prova oficial fique logo assinalada por um erro grosseiro de arbitragem.

13/8/07 12:52 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Só uma nota adicional:
Hoje vi a espaços 3 jogos da jornada inaugural do campeonato inglês (Chelsea, Arsenal e ManUnited). Alguém me explica a diferença abismal de ritmo entre as equipas inglesas e as nossas? Deixem lá as tretas de que ainda estamos no início, pq os outros tb estão e correm e jogam "de caraças"!

13/8/07 2:40 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Mais uma nota:
Hj vem uma notícia no Record, que espero dado o jornal em questão seja uma invenção, que continuaríamos a querer comprar o Nunes. Para quê? Ainda por cima parece que custa 4M e ainda davamos o João Paulo o negócio. Mas quem é o Nunes? Um novo Pepe? Está tudo maluco e espero que sejam só os jornais.

13/8/07 10:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para os "comedores de comissões" este resultado é o melhor que poderia acontecer.
Quem serão os novos Pitbull, Leandro, L. Fabiano, Areias? é só escolher.

O improviso e o desepero, nunca são bons conselheiros.

Ainda que no bom sentido, o negócio do Lucho deve ter ajudado a acalmar os senhores de que falo em cima. Para entrar alguém, que saia alguém também.

13/8/07 10:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Visto ser uma questão de tempo (e espero que nao demore) lanço já a discussão: Que nome para suceder a Jesualdo?? Tenho duas opções, uma é pegar nos milhoes das transferencias e apostar duma vez por todas em alguem q faça a diferença (Lippi, Capello) a outra é ir buscar alguem da casa (J.Costa, Domingos)...

13/8/07 12:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Migurl87:

Infelizmente concordo contigo. À 3ª jornada o treinador do Porto já será outro! O Paul le Guen está no PSG, com pena minha; num golpe de teatro desejado por mim seria o regresso do Co!!!! Como tem que indeminizar o Porto vinha durante 2 anos sem receber um tusto para saldar a sua divida.
Há uns tempos atrás, quando se especulava sobre a não continuidade do "escova de dentes", uma pessoa bem informada garantiu-me que o próximo treinador do Porto será Rui Faria, o adjunto do Mourinho...

13/8/07 3:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim, pelo jogo de sabado tb estou convencido que vamos entrar na 3ª jornada com zero pontos, agora Co?? Co foi mau, não tão terrivel como este é, mas não deixou de ser mau. Rui Faria sim, já inspira mais confiança!

13/8/07 3:45 da tarde  
Blogger JRP said...

Parece que estamos todos de acordo que o grande culpado da derrota foi o Jesualdo.

E foi duas vezes culpado:

1 - Quando entra com aquele meio campo (que apesar de ter sido surpresa para quase toda a gente, não poderia ser para nós todos). Disse a todos os que me rodeavam que Cech jogaria no meio campo, e assim foi. Aliás, se no ano passado em que ele tinha Lucho, Anderson e Ibson ele tantas vezes preferiu Cech, porque é que não o haveria de fazer agora? Isto irrita, porque andamos a bater nesta obsessão do meio campo excessivamente defensivo há um ano, e o tipo insiste sem resultados. São 3 jogadores sem capacidade ofensiva. E se Paulo Assunção cumpre na perfeição a sua posição (ainda que o à vontade de Ismailov no golo possa ter manchado a exibição) ou outros dois não servem como estamos fartinhos de escrever para aqui: Meireles é bom rapaz, mas não tem nível para o nosso clube. Falha demasiados passes e não cria nenhuma rotura ao longo do jogo; Cech também é bom rapaz, mas não faz a diferença e se não serve para lateral esquerdo, ainda menos para médio.

2 - Tem culpa também nas substituições. Tanto tempo para fazer uma mudança? E quando faz mete o Kaz? Ou seja, para deixar tudo na mesma, força e pouco jeito. Aliás, essa substituição queimou outras possibilidades de reacção, pelo simples motivo que já não poderia tirá-lo a seguir ao golo que curiosamente aconteceu dois ou três minutos depois. A seguir, fez o primário: tira os outros dois do meio campo. Aliás, como bem apontou o comentador televisivo, os 3 jogadores titulares do meio campo saíram todos. O Jesualdo parecia eu quando era miúdo e jogava as primeiras versões do CM, só que com muito menos tomates.

Mas não estou nada de acordo que Jesualdo vá sair daqui a um mês. E digo isto independentemente dos resultados... Pinto da Costa irá sempre segurar o homem.
Mas, de qualquer forma, não acredito em derrotas nos próximos dois jogos como alguns têm dito. Isto vai arrepiar caminho e tudo (ou quase tudo) mudará com a entrada de Lucho, ainda que isso não chegue... como só temos um verdadeiro extremo, Quaresma que em alguns jogos parece mais um artista de circo que um jogador, não podemos actuar com três médios defensivos ou dois defensivos e um organizador. Não chega... é preciso um dez que parta para cima do adversário, criando desequilíbrios e rasgando espaços ou então um a actuar como segundo ponta.

Mas atenção, nem tudo está mal. Defensivamente a equipa está bem. O golo acontece de um remate fora do comum que parte do nosso meio campo defensivo (seguramente um dos 3 médios teve culpas no cartório), pelo que o quarteto defensivo tem qualidade e ainda não conhecemos o Stepanov. Para além disso, compreendo a integração por etapas de alguns jogadores, mas estou em crer que Mariano Gonzalez e Farias (quando recuperado da lesão, terão entrada assídua na equipa.

Co? É a sugestão mais irrealista que já ouvi. Mas insisto, o Jesualdo não vai sair e mais vale esquecermos isso do que criarmos instabilidade. Apoiemos o Porto que apesar de tudo, perdeu com um golo vindo do quase nada, atirou 3 bolas ao poste e foi-lhe roubada uma penalidade escandalosa, entre outras tropelias daquele árbitro ladrão e tarado sexual.

Perdemos uma taça. Incomoda, mas vamos olhar para a frente.

13/8/07 4:57 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Independentemente da habitual roubalheira ''à Paixão'' e do azar das bolas no poste-Acho que
Jesualdo Ferreira tem, de uma vez por todas perceber que ser 0 Treinador do F.C.Porto , não só não é o mesmo que ser treinador do Braga ou do Boavista, como também não é o mesmo que ser o treinador do Benfica ou Sporting. Ser treinador do F.C.Porto é não se contentar em ''suster e controlar o adversário'', mas sim tentar sempre asfixiar, massacrar o adversário e jogar deliberadamente ao ataque, pelo menos a nível nacional, mesmo quando jogamos na Luz e/ou Alvalade.
Tem que aprender a agir nessa conformidade e não a reagir como infelizmente tem sido a regra. O Leandro Lima deveria ter entrado ao intervalo, no mínimo.
Tanta covardia já mete nojo!
Viva o Porto!

14/8/07 12:28 da manhã  
Blogger DragãodeÁgueda said...

Porque é que desta vez o sr. Paulo Bento não apareceu na tv a dizer:
"- Mão... andebol, basquetebol. Pé... futebol. Era penalt."?????

14/8/07 9:51 da manhã  
Blogger Luís said...

Ponto 1 - arranjem um lugar decente para um lenço branco, ou seja, limpem qualquer coisa com ele.. o nariz, a boca, o c... que quiserem e deitem fora a seguir!

Ponto 2 - um meio campo construido para destruir não chega e o Jesualdo por mais burro que seja deve ter reparado...

Ponto 3 - O braga e o sporting são jogos novos... Tenho mais medo do braga, pois o Sporting não irá repetir o "mijo" que teve conosco outra vez...

Ponto 4 - Um Tonel, que não sabe saltar à bola, dá mão... Se fosse o Bruno Alves na área do Porto seria um escândalo... foi na do Sporting... não há problema nenhum!! A bola ia sobrar para quem??

Ponto 5 - Parar uma jogada quando um avançado está à frente da baliza para assistir um jogador é algo que só nos acontecerá a nós durante o campeonato... irá-se repetir sempre que "necessário" para defender a verdade desportiva...

Ponto 6 - COM JESUALDO, SEM JESUALDO, COM A MINHA TIA SENTADA NO BANCO OU COM JOGADORES COXOS... QUERO É VENCER JOGOS!!!!

OBRIGADO E VIVA O FCP

14/8/07 10:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Independentemente dos próximos resulatdos, acho que vamos ter jesualdo por mais alguns tempos. Já tinha aqui deixado a minha opinião quanto á permanencia do jesualdo... esperava estar enganado, mas os meus receios estão mais próximos de e confirmarem. Fisicamente começamos a época como acabámos a anterior... para além das opções de meio campo, como justificar que adriano seja o unico ponta de lança do jogo? Tanta fartura de avançados e estamos agarrados ao Adriano!!!??

14/8/07 11:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ah pois, tava mm a ver...agora os jogadores é que são fracos!! Voces nao conseguem abrir os olhos e ver que na maior parte dos casos é o treinador que os queima!?? O Meireles não mostrou já que é um bom jogador apenas está mal inserido neste esquema?? o Bosingwa esteve lesionado a pre-epoca toda e ainda levou uma pancada no inicio do jogo em Atalanta e só saiu ao intervalo, estavam á espera de que? milagres?? Alguma vez o Lisandro é medio, ainda por cima para passar o jogo a marcar o M.Veloso?? Não é só dizer que se lava os dentes, tem que haver competencia para pegar na pasta e na escova!! Lembram-se do Costinha? por alguma razao o Mourinho abdicou do Paredes, porque o Costinha só rende se jogar como unico trinco...os resultados foram os que se viram!

14/8/07 12:04 da tarde  
Blogger lucho said...

O senhor Jesualdo tem q provar nos px 3 jogos q aprendeu com a lição de leiria. Senão...já sabe.

14/8/07 2:34 da tarde  
Blogger Luís said...

http://expresso.clix.pt/Actualidade/Interior.aspx?content_id=411552

Noticias frescas!!

14/8/07 4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Segundo uma fonte do Ministério Público, a investigação criminal não vingou porque se atalhou por todos os lados, incidindo no Gondomar e deixando de fora o Sport Clube dos Dragões Sandinenses, investigando Pinto da Costa e não valorizando os indícios sobre o Benfica e o Sporting.

Esta estratégia de Carlos Teixeira, que Pinto Nogueira nunca avalizou, foi o princípio do ‘Apito Dourado’, que ficou condenado à nascença.
CM-2006.09.10

15/8/07 4:15 da tarde  
Blogger pedro said...

continuo a dizer que com o lucho tinhamos ganho o jogo..

15/8/07 8:39 da tarde  
Blogger RJS said...

Podem ver aqui o dossier "Apito Encarnado" completo. Têm lá o link para fazerem o download do PDF.

Se tudo o que lá está é verdade, então temos bomba!

15/8/07 10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acabei de chegar de férias e não vi o jogo da Supertaça. Não me vou alongar muito em comentários, apenas dizer que já se esperava. E por várias razões.
1- Quando soube o onze inicial com que o Jesualdo entrou, logo temi o pior. Já desde o ano passado que me assumo como um dos grandes criticos do Jesualdo e para minha tristeza, vai ser preciso ele fazer muita porcaria outra vez este ano para ser despedido. O FC Porto é muito superior às restantes equipas portugueses e apenas precisa de um treinador que perceba isso.
2- Contratações e plantel: Parece-me claro que o FC Porto precisa de um nº10 para entrar de caras na equipa e de mais um ponta-de-lança para concorrer com Adriano e Farias. Tudo o que não seja isto, vamos ter problemas este ano.

17/8/07 12:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As arbitragens estão a começar bem a época. E agora eu pergunto: De quem é a culpa? Continuem a atacá-los sa maneira que têm feito e no final da Liga falamos. Lá diz o ditado: O calado é o melhor. Viva o FCP.

18/8/07 4:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home