terça-feira, outubro 03, 2006

Sem chama... sem arte!

Image hosted by Photobucket.com2-1 Image hosted by Photobucket.com

Marcel, Luís Filipe; Hélder Postiga

Em dois jogos consecutivos com Arsenalistas, duas derrotas sem margem de contestação. Jesualdo voltou a apostar num 4x4x2 mascarado e deu-se mal novamente. Mesmo assim... o meio-campo do Porto foi impotente para suster um meio-campo do Braga muito mais rijo e empreendedor, apoiando de forma sustentado um ataque veloz e sem "rodriguinhos"! A forma como o Braga troca a bola em progressão é fantástica, em contraponto com um conjunto de "Maradonas" que teimam em jogar sozinhos e que raramente deixam de fazer mais uma finta quando em posse de bola. Jesualdo Ferreira desperdiçou trinta minutos até que substituiu Assunção(uma sombra do jogador do ano passado) por Lisandro. Até aí só tinha dado Braga e era confrangedor verificar a incapacidade não só de criar perigo, mas mais grave... chegar perto da área do Braga. Os jogadores de meio-campo do Porto estavam a léguas dos atacantes. A isto juntou-se mais uma perda de bola no meio-campo, à falta de posicionamento do defesa-esquerdo e... 1º golo do Braga! Perto do final da primeira-parte, quando o Porto já não rematava há mais de trinta minutos e quando finalmente alguém fez um cruzamento com peso, conta e medida... Postiga apareceu ao segundo poste a encostar para o fundo da baliza. Pensava-se que o golo seria o tónico que a equipa precisava para o segundo-tempo.
Mas logo a abrir, aproveitando uma falha grave de posicionamento de Raul Meireles e de (mais) um esquecimento de Quaresma, Luís Filipe avançou pelo centro do terreno, ninguém o importunou e desferiu um remate rasteiro que colocava o Braga de novo em vantagem. O FêCêPê tentou reagir mas o Braga fechava bem e através dos seus velozes alas deixava em sentido a defesa do Porto. Com a equipa Bracarense a cair fisicamente, Jesualdo Ferreira demorou uma eternidade para reagir. A 20 minutos do fim troca Quaresma por Vieirinha. Passados 5 minutos trocou Ezequias por Alan. Aí sim... arriscou tudo ficando a jogar com 2 homens na defesa, já que Bosingwa era um autêntico médio. E foram nesses 15 minutos que o Porto pressionou e esteve mais perto do golo!
Jesualdo Ferreira preza muito o equilíbrio entre sectores mas por vezes esse equilíbrio é nefasto e prejudicial à equipa! O FêCêPê é uma equipa em crescimento, é preciso paciência com alguns jogadores e mesmo com o treinador que está há pouco tempo ao leme do clube. Mas também é necessário que se aprendam com os erros e em dois jogos consecutivos o Porto foi reincidente em erros de palmatória que equipas do seu nível não podem ter!


Melhor em Campo - Andrés Madrid: Não escolhi um jogador do FêCêPê porque não sabia quem escolher. O Argentino do Braga fez um jogo do outro mundo, juntando uma raça e entrega fantástica, a um sentido posicional incrível e ao facto de ter secado Anderson sem ter que recorrer à falta constantemente!

Arbitragem - Lucílio Baptista: Quando o Lucílio apita o Porto, já sabemos que é necessário jogarmos muito mais do que o habitual para ganharmos o jogo. Mas ontem, tirando o critério dos "amarelos" que não se percebeu muito bem, fez uma arbitragem sem espinhas. Existiram alguns lances dentro das áreas mas que não me pareceram razão para grande penalidade.

Directório de Imagens Actualizado

31 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande presente de aniversário que o FCP me deu...

Anibal,
não concordo com algumas ideias do teu post:
- no golo do Marcel a culpa é numa primeira fase do Paulo Assunção que perde a bola no meio campo e depois do Bruno Alves e não do Ezequias. O Ezequias acompanhou o "seu homem - Maciel" num movimento de ala para o centro. O Bruno Alves ficou-se pelo meio e não acompanhou quem devia - Marcel;

- no 2º golo acho incrivél como não referes o Quaresma. Eu no momemto do golo pensei, este golo é do Quaresma. Perde a bola depois de tentar fazer uma finta sobre o Luis Filipe, que não tendo qualquer pressão do Quaresma que não o acompanhou, avançou e rematou com facilidade.
Na minha opinião é o ala que deve acompanhar as subidas de um lateral, assim como o central deve marcar o ponta de lança.
O Quaresma tem a responsabilidade total pelo golo do Braga. Viu-se isso na expressão facial do Quaresma.

- nos momentos de aflição o FCP jogou em 3-4-3 com o Bosingwa na posição 4 do meio campo.

Esta derrota deixa-me muito apreensivo e desiludido.
A minha avaliação:

Helton - sem hipóteses nos golos
Bosingwa - razoável
Pepe - sorte pq podia ter sido expulso
Bruno Alves - muita alma e pouca classe
Ezequias - muito levezinho
Paulo Assunção - mal, muito mal
Lucho - EU tinha razão. Devia ter ido para o banco. O PIOR jogador
Raul - mau jogo
Anderson - espera-se sp muito
Quaresma - merece 2 jogos no banco
Postiga - lutador, o menos mau
Licha - o costume, corre, corre, domina mal a bola, ...
Vieirinha - justifica mais oportunidades
Alan - justifica não ser convocado mais vezes

Resumo: falta atitude, falta nervo, falta liderança

É triste ter de admitir que na nossa liga perdemos um jogo e sem espinhas, pq o adversário foi mt melhor que nós.
Ao Jesualdo peço-lhe mais "nervo"
Porra...desculpem o testamento

3/10/06 11:14 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

andré: Ainda antes de mencionares o Quaresma no lance do 2º golo... já tinha alterado o Post para rectificar. Quando o li a segunda vez verifiquei que me tinha esquecido de mencionar o esquecimento do Quaresma.

3/10/06 11:17 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

EM relação ao 1º golo... não concordo. O Porto não joga com marcações individuais mas à zona. O Marcel caiu na zona de Ezequias e ele não estava lá.

NO segundo golo e esquecendo o esquecimento do Quaresma... onde estava o médio-defensivo?

3/10/06 11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O 2º. golo acho que o Raul passa para o Quaresma e vai a frente para voltar a receber, o Quaresma não tabela com o colega, domina mal a bola perde-a para o luis filipe e não recupera defensivamente deixando o jogador do braga a vontade.

3/10/06 11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É preciso serenidade mas confesso que começo a duvidar da capacidade do Jesualdo como motivador de grupo. A imagem que passa para a comunicação social é de um homem sem chama. Não está em causa a sua capacidade técnica. Diz-se que para um treinador ser campeão no Porto apenas precisa de dominar o balneário e motivar...
Na minha opinião, o mais grave não é a instabilidade em si (causada pelo maus resultados). É ver que há muita resignação e isso vê-se na atitude dos jogadores.

3/10/06 11:41 da manhã  
Blogger O Situacionista said...

Meus caros,

Antes de mais, André, os meus parabéns atrasados (rica prenda, de facto...) !!

Bom, a nossa equipa é de uma inocência....
Concordo totalmente com a análise feita pelo André quanto aos erros individuais (com a ressalva, entretanto, feita pelo Aníbal).
Sem querer atribuir culpas a ninguém, só queria comentar mais um pormenor sobre o lance do 2º golo.
Independentemente de quem lá devia estar ou não (estava), só gostava de vos fazer uma pergunta:
Creio que no lance em questão há 3 (ou 4) defesas do Porto e 2 (ou 3) avançados do Braga, mais o Luís Filipe, que transporta a bola.
Portanto, nós estamos, sem contar com o Luís Filipe, em maioria na defesa.

Pergunto, deve ou não o defesa “a mais” “atacar” o jogador que vem com a bola quando este se aproxima da grande área para lhe tolher os movimentos ?
Para mim a resposta é inequívoca ...
Fê-lo ???

P.s. – Repito, este pormenor não é contra nenhum jogador.
P.s. 2 – Pode ser um verdadeiro paradoxo o que vou dizer, ou, pelo menos, difícil de aceitar, mas ontem o Jesualdo já não me deixou furibundo (como em Londres). Longe disso.

3/10/06 11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que não fui a Braga.
Se a minha mulher já ficou chateada por eu não querer sair de casa para ficar a ver o jogo na TV, se eu fosse a Braga...lol
Estive lá no ano passado e não regresso àquele estádio tão cedo.

Anibal,
ainda bem q rectificaste o post, pq de facto o Quaresma não merecia ficar "impune".

Acho que mais dia menos dia esta questão teria que ser levantada:
será que Co faria melhor?
Eu não sei e ainda não posso crucificar o Jesualdo.
Na Europa vamos pelo mesmo caminho, com a diferença que perdemos e não arriscamos.
Na Liga é a mesma coisa. Perdemos este jogo e o mister arriscou pouco.
No ano passado em Braga na 4ª ou 5ª jornada o FCP acabou com 5 avançados a esmagar completamente o Braga:
Ivanildo, Lisandro, Hugo Almeida, Benni e Quaresma
Ficou 0-0 mas arriscaram!!!

Algo vai mal na casa do Dragão.
Ouviram as declarações do Jesualdo no flash interview?

3/10/06 11:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Porto ontem foi uma equipa fraca... sem chama, sem agressividade...

O que mais me custou nestes dois jogos foi ver uma apatia incrivel nos jogadores quando se dão a perder.
Algo está muito mal... E não acredito que os jogadores desaprendam.
O Assunção anda perdido... O Quaresma, bem, completamente descontrolado, perdido, sem cabeça... O Lucho, impressionante a mediocridade que tem demonstrado.

Lamento imenso a lesão do Ibson e do Moraes... como lamento uma contínua perda da mistica do porto.

3/10/06 12:09 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Treinador medroso, sem mentalidade de equipa grande. Nada de novo.

3/10/06 12:18 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Sem grandes comentários até pq nem sequer os golos vi...

Continua a parecer-me que estamos essencialmente a pecar na falta de atitude. Concordo que neste aspecto o Jesualdo "tem que ter" uma palavra (e forte) a dizer!

Vamos aguardar e esperar que a equipa comece a produzir ao nível da qualidade de jogadores que inegavelmente tem...

A divisa "Alguém vai ter que pagar" tem que ser rapidamente recuperada no FCP!

3/10/06 12:28 da tarde  
Blogger Gil Lopes said...

Faltou ATITUDE, principalmente ATITUDE, e isto faz com que a ALMA do FCP se esteja a perder...

E falta obviamente um CAPITÃO nesta equipa, não adianta correr só depois de se estar a perder, é preciso alguém dar um berro na pasmaceira que é aquela equipa.

Assim é muito dificil, e vendo este jogo na sequência óbvia do jogo contra o Arsenal, percebe-se que a equipa já tem os movimentos de 4-3-3 adquiridos, mas não faz PRESSÃO nenhuma sobre a bola ou sobre o portador da bola, os extremos não marcam o seu lateral quando o mesmo sobe, aconteceu várias vezes com Quaresma, que parece que está ausente da equipa e só com a bola nos pés tenta fazer algo, (alguma coisa está mal).

Podia individualizar esta derrota por sectores, mas o que salta mais á vista é a capacidade de sofrer que esta equipa ainda não tem, de correr atrás da bola como se fosse o bem mais precioso á face da terra, porque bem visto o jogo, só com 2-1 contra é que o FCP correu mais, ou seja, andaram 60m. a ver como paravam as modas, sem pressão, sem VOZ DE COMANDO, com um Jesualdo que do banco não se levantava para mandar um berro, ou uma ordem que se visse.

3/10/06 12:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caros portistas

Num post anterior já tinha afirmado, em relação ao jogo em Londres, que pior que o resultado foi constatar que não temos treinador, infelizmente não temos treinador porque este prof., para além de ser medroso sem chama, é um treinador previsivel e que na motivação aos jogadores deve ser uma nulidade.
Porque será que ao intervalo estando o jogo empatado, e sabendo que o Braga quebraria fisicamente primeiro, não abre o jogo para os estremos, dando com isso mais espaço ao Anderson, para poder jogar o seu futebol.

Portistas lamento dizer mas com este treinador não vamos a lado nenhum.
Cumprimentos

3/10/06 12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Temos que trabalhar, nada está perdido, ainda é cedo, temos que trabalhar muito, o futuro começa agora, temos muito trabalho a fazer, esta derrota não é uma tragédia, há que trabalhar, não há explicações para a derrota, temos que trabalhar mais, não esperavamos este resultado, temos muito trabalho, o 2º golo foi um lance infeliz, vamos trabalhar para o titulo.

3/10/06 12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim sr. mais um grande jogo da "dupla intocavel" Lucho -Quaresma! Sem palavras, penso que toda a gente viu a importancia e influencia dos dois no jogo de ontem...

PS: Carvalhal sempre foi o meu preferido pra substituir Mourinho, e escrevi isso aqui depois de Adriaanse sair... Dizem que enterrou o Belenenses e que não vai fazer nada em Braga; Vamos a ver, não esquecendo um porMAIOR: nem o Braga nem o Belnenses têm a estrutura, capacidade, plantel, etc. do Porto, como não o tinham o Leixões e o Setubal apesar de tudo.

3/10/06 1:11 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

O Braga não tem jogado nada de especial. Quase perdia o acesso à fase de grupos na Uefa depois de um jogo miseravel contra uma equipa que não joga a ponta de um corno de futebol como o Chievo.

Ontem À noite perdeu-se uma excelente oportunidade de ganhar em Braga com muita facilidade, coisa que não é normal.

3/10/06 2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já que falam em falta de atitude e mistica e acusam o jesualdo de não ter voz grossa, eu gostava de saber quais são as responsabilidades e o papel do Joaão Pinto e do Rui Barros ?

3/10/06 3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Kosta,
para quem acompanha o FCP verifica-se o papel redutor do JP e RB.

São "adjuntos" do Azenha qd este está a dar o aquecimento (pelo menos é o que vejo nos jogos)

Nos treinos não sei, mas devem ser eles que levam os "mecos".

Espero que em termos de balneário tenham uma voz de comando

3/10/06 3:39 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Eu também acho que a atitude e algumas opções têm deixado muito a desejar, mas aprendam que sem tempo nada se constrói.

Não sei se o Jesualdo é o homem certo, mas 2 meses parecem-me um tempo curto para alguém ter a certeza que é o homem errado...

3/10/06 3:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Indo ao encontro do que aqui foi dito sobre a agressividade e a mistica... a minha equipa para o proximo jogo com o maritimo:

Baía . João Pinto... Fernando Couto... Jorge COsta... Bandeirinha
Paulinho Santos... Emerson... Rui Barros... Kostadinov
Jardel... Quinzinho :)

:) Eis agressividade :)

so pra quebrar o gelo :)

3/10/06 4:18 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

É óbvio que qualquer um de nós com um pensamento minimamente racional tem que concordar que 2 meses é um periodo de tempo curtíssimo para um treinador fazer uma equipa.
Há no entanto algumas pequenos constatações em relação ao trabalho de Jesualdo Ferreira que começo a achar preocupantes. Amanhã vou ver se faço um Post sobre isso!

3/10/06 4:23 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

A minha equipa de mística, entrega, dedicação e amor ao clube:

Baía; João Pinto, Jorge Costa, Lima Pereira e Paulinho; André, Rodolfo e Deco; Jaime Magalhães, Gomes e Costa.
Treinador: Pedroto

3/10/06 4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

aníbal... :) eu quando inclui por exemplo o quinzinho foi mais na base da força (pancada para leigos) :) :)

acabei neste momento de perder 10 minutos a ver uns videos do porto no youtube.. e meus amigos.. que regalo foi recordar por exemplo os 5 - 0 ao Werder Bremen

3/10/06 4:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eduardo,
obrigado pela parte que me toca
ehehe, faltam nessas equipas o fantastico rui filipe

3/10/06 4:40 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Bom, como diz o Eduardo, cá vai a minha equipa para o... Marítimo:
Baía, João Pinto, Jorge Costa, Celso, Eduardo Luís, André, Paulinho, Frasco, Magalhães, Domingos e Gomes.

3/10/06 5:28 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Amigo Aníbal,
Ontem... assistimos ao principio do declinio do Prof. Jesualdo... quero dizer com isto, que o estado de graça... acabou-se!!
Numa primeira fase, pareceu-me estar a conduzir bem o «barco», mas após estes 2 jogos, com erros de palmatória uns atrás dos outros, com o medo estampado nos seus onzes escalonados e na hesitação em mexer em algo... ou mostra serviço rapidamente, ou as orelhas vão arder e bem... e concerteza não serão as minhas.
Aqui, temos que colocar tb no mesmo saco a atitude dos jogadores... vejo jogadores dos regionais com mais atitude, raça e querer em campo, do que estes tipos «loucamente endinheirados»... não me parece que lá vão com "conversa"... aquilo é mesmo banco para alguns e mostrar pulso firme... caso contrário, voltaremos aos tempos negros da era Fernandez...
Olhem para o Quaresma...
Reparem no Lucho...
e outros tantos... que parece andarem a fazer um frete em campo.
O que mais me irrita no meio disto tudo, é chegarmos ao final de um jogo, perdermos e não podermos dizer que foi azar, foi o árbitro, foi o sistema, foi outra coisa qq... aquilo é perder e não bufar!
Quero rapidamente a bandeira da mistica ao alto... bem alto... e quem quiser acompanhar, será bem vindo... quem não quiser, que se afunde!
Apesar de tudo, acredito que após uma nuvem negra... o sol voltará a brilhar... eu acredito!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

3/10/06 6:10 da tarde  
Blogger Gil Lopes said...

O que falta aos actuais jogadores do FCP é a mentalidade ganhadora que os jogadores aqui referenciados tinham.

Falta-lhes vontade de ganhar, VONTADE de lutar por cada bola como se disso dependesse a vitória.
Eu pessoalmente, não me importo de ver o FCP perder, desde que o faça com a DIGNIDADE com que os jogadores que elevaram este FCP o faziam.

Mas custa-me muito ver o FCP desde há 5/6 anos a esta parte (excepção feita ao tempo de Mourinho) com cada vez menos espirito de luta, de raça, de entrega ao jogo, e com os jogadores, pasme-se, por vezes perdidos em campo, sem ninguem, dentro (CAPITÃO) ou fora (TREINADOR) que puxe por eles, que os faça correr.

Dizer que os jogadores são novos de idade e novos no clube não é mentira, então é agora que lhes devem começar a ensinar a MISTICA do verdadeiro PORTO, aquele que prefere "morrer" em campo a perder um jogo, ou a simplesmente ter medo de levar com uma bolada (saudades do Paulinho Santos).

Dito isto, o que espero é que os jogadores que defendem as cores do nosso Grandioso clube percebam que os adeptos, sócios ou simpatizantes não estão contentes com o seu desempenho.

3/10/06 6:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PARA QUANDO A VENDA DO QUARESMA?

3/10/06 6:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais um jogo em que o FC Porto deixou muito a desejar. Falta-nos agressividade e garra dentro de campo. Mostrar ao adversário que queremos ganhar.
Penso que esta paragem no campeonato nos vai fazer bem.

Saudações Tripeiras
http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

3/10/06 8:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nos vossos "onzes" relativos à mistica falta lá o Semedo! Jogador discreto mas de grande classe e abnegação!
Já agora a última: mais uma lesão, a do Vieirinha. Algo está podre no reino do Dragão! Mais uma lesão decorrente de esforço (estiramento na coxa!!) Recapitulando: Vieirinha, Ibson, Cech, Adriano, Moraes, Sokota, joão Paulo, Pedro Emanuel... Mais dois e temos uma equipa de aleijados!

4/10/06 9:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ah, acrescento o Fucile.. Afinal só falta 1!!

4/10/06 9:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Têm o que merecem!!!
2ª liga com vocês. Não se esqueçam do Apito.

4/10/06 11:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home