quinta-feira, setembro 18, 2008

Encantar, sofrer e festejar!

Finalmente ganhámos o primeiro jogo da Champions.
A entrada do Porto no jogo é qualquer coisa de espantosa! O Fenerbahce não conseguia ter a bola, quer fosse pela pressão avassaladora ou pela facilidade com que os jogadores portistas conseguiam trocar a bola. Podíamos ter chegado facilmente ao 3-0, a mas acabamos por sofrer um golo que provocou muito nervosismo dentro e fora do campo.
Alguns portista menos pacientes e mais exigentes, passaram parte da primeira e toda a segunda-parte a contestar a equipa, o que trouxe nervos a mais em jogadores que faziam a sua estreia na Liga dos Campeões. Memórias recentes de jogos de estreia não deixavam ninguém sossegado... mas Lino no primeiro toque na bola que deu na Champions... fez o golo da tranquilidade.

Melhores
- Lucho: Parece que me repito, mas começa a ser difícil encontrar palavras para descrever Lucho Gonzalez. Espírito colectivo impressionante e uma capacidade incrível de ler o jogo e marcar os seus ritmos. Destituíram-no do cargo de comandante para o fazerem capitão… mas ele teima em fazer os dois com inegável sucesso. É o nosso primeiro capitão estrangeiro, mas encarna no Espírito do Dragão que nem uma luva! Fica para sempre El Comandante!
- Fernando: Fez 70 minutos de grande qualidade. Vacilou um pouco quando os nervos apertaram.
- Lisandro: Fez um golo, desperdiçou de forma incrível outro... mas foi sempre uma melga para os Turcos.
- Rolando: Muito... mas muito bom! É um central ao estilo de Jorge Andrade... procura jogar simples mas com uma qualidade enorme.

Gostei:
- Dos 3 golos do Porto: :))) Foram golos sensacionais! Diferentes mas todos sensacionais! O primeiro é uma jogada colectiva fantástica. O segundo uma execução primorosa. E o terceiro, um golo de raiva, querer e vontade... um golo à Dragão!
- Dos primeiros 30 minutos: Era humanamente impossível manter aquele ritmo durante muito mais tempo, mas foi impressionante a forma avassaladora como o Porto derreteu o meio-campo e a defesa Turca. Fantástico!

Não gostei:
- Da passividade de Benitez e Sapunaru. A rever.
- Dos assobios do público do Dragão! Há gente que merecia ver a Champions do sofá.
- De ter ao meu lado um melga que dizia mal de tudo e todos. Alguém quer trocar de Lugar Anual?

9 Comments:

Blogger Luís said...

Podes sempre vir para a "Norte"... até trocavamos umas impressões! :)

Abraço!

18/9/08 4:03 da tarde  
Blogger Luís said...

E de facto assobiar a equipa qualquer que seja a circunstâcia é de bradar aos céus...

Ainda para mais a ganhar!

Haviam de se entalar todos no momento que começavam a assobiar...

E de facto os nossoa laterais pareceram-me fraquitos... nenhum dos dois (principalmente o Sapu, pois teve mais oportunidades) subiu pelo flanco e centrou uma bola que fosse... Realmente a rever.

18/9/08 4:09 da tarde  
Blogger Eduardo said...

Dizia eu num outro blog da nossa cor, que corremos o sério risco de sermos o principal rival à nossa equipa.

O jesualdo disse... e disse bem... que há uma equipa nova que quer crescer. Há potencial no plantel, mas é importante que nós, adeptos, os apoiemos e tenhamos paciência.
Se assim não for, terá de voltar o João Pinto, o Semedo e o André... porque nesse tempo é que era.

Venha o Rio Ave, e que continue a escalada para o tetra...

18/9/08 4:18 da tarde  
Blogger Semedo Nr 10 said...

Anibal,
Antes de mais benvindo a este teu espaço. É de salutar o teu regresso à blogosfera..... o que por aqui anda é uma desgracada.
Ora bem :
De facto estou muito desiludido com o jogo. Disse ao meu parceiro de bancada apos o falhanco do Lisandro : Vamos acabar o jogo todos mijados. Foi por pouco. Não percebo a falta de concentracao e de entrega de uma equipa. Porque desligar os motores aos 20minutos ????? Poderiamos ter goleado. Aconteceu o mesmo que aconteceu aos mouros 2 epocas atras. Poderiamos ter feito uma excelente exibicao, mas infelizmente ficamos pelo satisfaz.
A historia de metade da equipa ser nova, é´para ingles ouvir...Nao foi jesualdo que escolheu o plantel ???Nao foi ele que decidiu vender em J Paulo, Kaz, Postiga, Renteria, Leandro e encostar o Bolatti e o PEmanuel???? É ele ou nao que aprova contentores de novos jogadores todas as epocas e agora queixa-se de quê ??????? Nao me venham com as historia da nova equipa em construcao,pois isso so prova a porcaria da gestao de contrataccoes que temos vindo a assistir nos ultimos 4 anos.
Lucho, simplesmente brilhante
Helton, culpa no golo repartida com o sr benitez e mais uma saida à Ricardo, comeca a preocupar,
Jesualdo, ainda estou para perceber a saida do Meireles
Sapu e Benitez, eles na verdade nao tem culpa. Quem tem culpa fpoi que os foi buscar à custa de comissoes. Nao é de esperar muito de um jogador que vem do -Lanus. Pro ano ou em janeiro hao-de vir mais e emprestam-se estes.
OS assosbiadores do dragao, la continuam. Ignorantes e mal educados, nao respeitam o clube nem os restantes socios. Qulquer dia perco a paciencia e atiro um deles para o meio do campo. Afinal de contas sao so 1500 EUR de multa.

19/9/08 6:37 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Sou apreciador de Lisandro Lopes, sem dúvida um jogador «á Porto», saliento no entanto que, pela 1ª vez o insultei aquando do falhanço do 3-0, não pelo falhanco em si, mas pela diplicência, facto que nunca lhe tinha visto. Está perdoado, mas a verdade é que a partir daí a equipe nunca mais voltou a ser a mesma...
Concordo com a apreciação feita ao jogo e acrescento que o Hulk, jogador no qual deposito esperança de ser muito mais importante no seio da equipe; passou ao lado do jogo.
Acho que temos de levar em linha de conta que o Plantel está muito rejuvenescido, inclusivé no onze titular e isso nota-se.
Dar tempo ao tempo...

20/9/08 2:29 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

Bem, é de um mau gosto gritante citar J.Paulo, Kaz, Postiga, Renteria, Leandro e Bollati como possíveis candidatos a estarem no 11 do FCP. Com a excepção do João Paulo, mt em termos físicos e de profissionalismo, o resto não tem classe para estar no 11 da minha equipa.

Realmente metade da equipa é nova e é de salutar. Os que saíram ou não tinham capacidade ou tinham que ser vendidos. Os que entraram e face à época passada, parecem ser realmente reforços, pelo menos a maioria deles.
O Sapunaru vai-se transformar num jogador muito mais productivo que o Bosingwa, não tenho qualquer dúvidas. Acabou de chegar e está a sofrer da falta de confiança do jogo medonho que a grande maioria dos jogadores fez na Supertaça.
O Benitez é provavelmente o elo mais fraco... se bem que não vi o jogo na totalidade.

Enfim, esse comentário soa a ódio ilógico ao Jesualdo o que é uma pena.

Aníbal, saquei o jogo e vi os primeiros 30 minutos, foram realmente bons. E já agora.. gostei do Benitez nesses primeiros 30 minutos. Tenho que ver o restante. Abraço.

20/9/08 3:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por que duvida o TAS da Liga?

A sentença do Tribunal Arbitral era conhecida, o que não se sabia era que o painel de juízes colocava em causa as sentenças da Comissão Disciplinar


O acórdão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) sobre o recurso do Benfica e do Guimarães à decisão do Comité de Apelo de manter o F. C. Porto na Liga dos Campeões trouxe novamente para a actualidade desportiva as sentenças do Apito Final.

Já se sabia que o TAS tinha decidido favoravelmente ao F. C. Porto, o que não se sabia era que o painel de árbitros do TAS tinha ido tão longe nas suas justificações, deixando em muito maus lençóis a justiça desportiva portuguesa, com a Comissão Disciplinar da Liga (CD) à cabeça.

Goste-se ou não, as dúvidas sobre a legitimidade das sentenças da CD da Liga são muito mais fortes do que há uma semana. São-no porque o acórdão do TAS duvida que "o F. C. Porto, ou o seu presidente, tenha participado em actos ilícitos", julgados e sentenciados pela CD da Liga, mas também porque falta a todo este caso a chancela de um tribunal comum, onde os casos de corrupção, seja desportiva ou de qualquer outra natureza, devem ser avaliados e julgados. Enquanto isso não acontecer ninguém poderá afirmar, preto no branco, que o caso está terminado.

Isso mesmo confirmou agora a UEFA, garantindo que o caso não está encerrado, mas que não haverá qualquer tomada de posição enquanto o assunto não acabar nos tribunais portugueses. A UEFA - a de Michel Platini e todas as que o precederam - foge sempre dos tribunais comuns como o diabo da cruz, mas se desta vez está, surpreendentemente, disposta a esperar anos para que o caso termine na justiça comum é porque também dúvida da bondade das decisões da CD da Liga.

Objectivamente, a decisão e o acórdão esta semana conhecido do TAS são uma vitória para o F. C. Porto, que depois de duas sentenças muito penalizadoras da justiça desportiva portuguesa tem conseguido reverter nas instituições internacionais as consequências fora de portas dos castigos internos. E isso só acontece porque o F. C. Porto disputa as provas europeias e o Benfica e o Guimarães pretenderam beneficiar da exclusão dos dragões da Liga dos Campeões. Já o Boavista, o outro clube considerado culpado no Apito Final e condenado à despromoção, não teve oportunidade de litigar fora de portas a pena a que foi condenado.

Sobre isto também se deve reflectir, porque não pode deixar de ser estranho que as duas decisões da disciplina desportiva portuguesa (CD da Liga e CJ da federação) sejam tão afirmativas da culpa do F. C. Porto e do Boavista e, depois, as duas decisões de justiça desportiva internacional, naturalmente mais distanciadas das emoções do clubismo, tenham sido favoráveis aos portistas (Comité de Apelo da UEFA e TAS).

Finalmente, todo este caso assumiu estas proporções porque a justiça desportiva se quis substituir aos tribunais, com o aplauso de todos os que perspectivaram lucro nessa espécie de tribunal popular em que se transformaram a CD da Liga e o CJ da federação. E é esse ensinamento que é preciso retirar, a justiça desportiva não existe para se substituir às estruturas judiciais de um país, que são as que têm meios para investigar, eventualmente acusar, julgar e punir, se for essa a convicção do juiz. A justiça desportiva serve para zelar pelo normal desenrolar das competições desportivas, aplicar os castigos próprios de uma competição, mas também para denunciar às entidades competentes, designadamente o Ministério Público, eventuais ilícitos cometidos no curso das provas.

Se Ricardo Costa tivesse resistido a vestir o fato de justiceiro nada desta trapalhada teria acontecido - processos uns atrás dos outros, por alegada divulgação ilegal de escutas, recursos, pareceres para um lado ou para outro, sempre em defesa dos interesses de quem os encomenda, como é óbvio, etc, etc. E se os tribunais acabassem por condenar alguém então essas penalizações seriam repercutidas no plano desportivo, tal como aconteceu com o Leça, quando foi despromovido à Liga de Honra por causa de um caso de corrupção relativo a um jogo de apuramento de campeão da 2.ª divisão devidamente provado em tribunal e posteriormente transformado em pena desportiva.

PS: Tudo isto não apaga o comportamento de Pinto da Costa, de que todos temos hoje um pormenorizado conhecimento. Só que, sejam factos muito graves, ou pouco graves, mereçam condenação ou absolvição, Pinto da Costa tem o direito, como qualquer cidadão, a um julgamento justo, em que lhe estejam garantidos todos os meios de defesa.

In "JN"

20/9/08 9:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pinto da Costa tem mais dois pareceres anti-Freitas

2008-09-20

A defesa de Pinto da Costa vai juntar ao procedimento administrativo especial que interpôs no Tribunal Administrativo de Lisboa mais dois pareceres contrários ao documento elaborado por Freitas do Amaral, no qual a Federação Portuguesa de Futebol se escudou para validar a turbulenta reunião do Conselho de Justiça, realizada a 4 de Julho.

Os dois documentos solicitados pelos portistas elevam para oito o número de pareces favoráveis à posição de Pinto da Costa. Por altura do recurso para o CJ, Manuel da Costa Andrade, Damião da Cunha, Faria e Costa e Germano Marques da Silva foram os especialistas que se debruçaram sobre a matéria. Posteriormente, quando o processo chegou ao Tribunal Administrativo, a defesa do presidente dos dragões anexou um parecer elaborado por Mário Aroso de Almeida. Antes, também Rui Sá tinha sido requisitado, para suportar a argumentação do tricampeão junto da UEFA.

Por outro lado, também existem pareceres a suportar as decisões da justiça desportiva. Desde logo, o de Freitas do Amaral, encomendando pela FPF. A Liga também apresentou um documento no CJ, elaborado pelo constitucionalista Vital Moreira. Estes são os únicos pareceres em sentido contrário à posição de Pinto da Costa e do F. C. Porto. Dois pareceres. Contra oito dos portistas.

in jn.pt

20/9/08 9:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Atenção que existe a MASSA ASSOCIATIVA e a "massa assobiatiba"...

21/9/08 2:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home