sexta-feira, junho 09, 2006

Mundial de Futebol

O primeiro mundial que me recordo foi o de Espanha em 1982. À falta da Selecção Portuguesa, o Brasil, de Zico, Sócrates e Falcão, era a minha selecção favorita mas, Karl Heinz Rummenigge, Paolo Rossi e Tardelli ficarão para sempre nas minhas memórias futebolísticas. A celebração do golo de Tardelli na final frente à Alemanha permanece intocável como a mais fantástica celebração de um golo que alguma vez assisti.

O Mundial do México em 1986, contou com a presença da Selecção Nacional. Os jogos eram a horas impróprias para um puto de 10 anos, mas o meu pai permitiu-me ver os jogos de Portugal. Poupou-me à humilhação do último jogo com Marrocos e decidiu não me acordar. Ainda hoje lhe agradeço por aquelas maravilhosas horas de sono. Quando os “Magriços” regressaram a casa… fiquei a torcer pela Inglaterra de Gary Lineker, caída às mãos de Diego Maradona. O segundo golo do astro Argentino frente à Inglaterra onde sozinho desgraça toda a defensiva Inglesa, resiste nas minhas lembranças como o melhor golo de sempre em jogada individual.

1990 - Itália, o Mundial voltava a não contar com Portugal. Um Mundial que tem em Schillaci e o quarentão Roger Milla, as suas maiores figuras e onde à final chegam duas equipas medianas só pode ser considerado fraco. Um dos piores mundiais a nível de futebol!

Em 1994, o Mundial foi desviado para a terra do Tio Sam, a FIFA partiu em busca de outros mercados que não apenas o Europeu e Sul-Americano. Portugal voltou a primar pela ausência e eu fiquei a torcer pela Holanda, passando com o decorrer do Mundial a ter uma costela Búlgara, com o seu quarteto Stoitchkov, Lechkov, Balakov e Kostadinov, outra Nigeriana com Yekini, Amokachi, Finidi, Okocha e Kanu e ainda outra Sueca com Kenneth Andersson, Thomas Brolin e Henrik Larsson. As estrelas do mundial foram Romário e Bebeto, numa selecção Canarinha que nunca deslumbrou.

O Mundial voltou à Europa em 1998, sendo jogado em França. As minhas preferências voltaram-se novamente para a Holanda. A grande surpresa da prova foi a Croácia que chegou às meias-finais graças a um fantástico Davor Suker. Na final, a grande equipa francesa, onde sobressaiu Zinedine Zidane, humilhou o Brasil goleando por 3-0, tornando-se de forma justa Campeão Mundial.

Em 2002, a FIFA voltou a procurar a diferença. O Mundial foi desviado para a Ásia, mais precisamente para a Koreia e Japão. Portugal acalentava enormes expectativas nos seus patrícios mas aos 20 minutos do primeiro jogo já perdíamos 3-0 com os EUA. Desilusão Lusa com França e Argentina a não fazerem melhor. Das favoritas, restavam o Brasil e a Itália, mas os Transalpinos foram empurrados porta fora, às mãos da Coreia, por uma das mais vergonhosas arbitragens que tenho memória. O Brasil, chegou à final tendo como único obstáculo complicado a Inglaterra nos quartos-final, enquanto a Alemanha conseguiu o feito de alcançar a final jogando com Paraguai, EUA e Coreia nos oitavos, quartos e meias-finais. Com uma equipa vulgaríssima, os Germânicos foram batidos na final pelo Brasil que nunca apresentou futebol ao nível de um Campeão do Mundo.

Em 2006 os favoritos são, Brasil e França, aparecendo em segundo plano equipas como Itália, Inglaterra e Argentina, e num terceiro plano, Holanda, Alemanha, Rep.Checa, Espanha e Portugal. Portugal tem uma equipa forte, especialmente do meio para a frente, mas a condição de forma de Costinha e Maniche e a ausência de Jorge Andrade podem ser determinantes para alguma inconsistência defensiva.
Uma equipa… uma Bandeira! Força Portugal!

12 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oi.
Excelente post que me permitiu recordar outros mundiais da minha infância.
Só uma coisa: (não leves a mal o preciosismo), mas penso que a alcunha da Selecção em 86 no México era "Patrícios". Em 66 é que foram os "Magriços". Ou estarei eu enganado?
Saudações portistas
Dragão de Águeda

9/6/06 4:57 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Sim... "Os Magriços" foi em 66. Patrícios foi no Europeu de 84. E que grande equipa Portugal tinha em 84!!!
Em 86... não sei qual foi a alcunha, mas se fosse "Os vergonhosos", não estaria mal aplicado.

9/6/06 5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Verdade, verdade.
Correctíssimo, era isso mesmo.
Abraço.
Dragão de Águeda

9/6/06 6:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente post para reavivar a memória de facto! No entanto tenho de discordar do adjectivo "mediana" para a selecção alemã de 1990. O mundial foi mto mau sem dúvida mas a ganhar alguém seria a alemanha, com o matthäus em grande forma, brehme e rudi voller mto bons tb, klinsmann, littbarski, olaf thon,koller etc. Provavelmente tirando a geração de beckenbauer, overath, uwe seeler, grabowski, sepp maier e gerd muller, a melhor selecção alemã!
Abraço a tds e que este mundial seja brilhante!

9/6/06 10:27 da tarde  
Blogger Hugo said...

Lembro-me de ficar revoltadissimo ao assistir a esse vergonhoso Coreia-Itália.
Curiosamente ou talvez não,esse arbitro foi mais tarde irradiado do futebol devido a corrupção, num jogo onde deu 13m de descontos!

10/6/06 5:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

revoltado é pouco, depois de ver o q se passou com a italia e tb com a espanha...vergonhoso, a corrupçao ao serviço do marketing!
já agora, alguem sabe um site q transmita os jogos do mundial?

10/6/06 7:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem eu depois de semanas arredado do meu blog favorito (as frequências a isto obrigam) consegui arranjar um tempinho para passar por ca. Quanto à avaliação individualizada ao plantel concordo com as notas atribuídas, salvo raras excepções. Quanto aos Mundiais são sempre interessantes, desde que a Nossa selecção esteja envolvida. Seguirei este Mundial com particular atenção: ficarei muito feliz se Portugal tiver uma boa prestação (4ºs de final), mas nada surpreendido se não formos além dos 8ºs de final. Não passar o grupo seria um escândalo. Quanto ao mercado, Bosingwa segundo me contam é o nome mais falado... Mónaco, Marselha e Sevilha... não está nada mal. Quanto a aquisições para o ataque penso que so se justificam se alguém for vendido. Van der Meyde... li hoje mas ou me engano muito ou já não vira... abriu cedo a boca. Bem pessoal, eu vou voltando. Por agora volto ao estudo. FORÇA PORTO!

10/6/06 7:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se fosses trabalhar não serias mais util ó ancião de barbas brancas !!! palavra de honra perdes tempo com blogues e a tua familia a passar fome...

11/6/06 7:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o blog está a começar a ficar desactualizado...... depois de tanta energia, a força e a motivação vai-se perder ? Actualizem os posts. Gostava de ler a Vs opinião sobre a pauperrima exibição dos meninos de scolari

13/6/06 9:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

valeu a pena o meu post !!!!!

13/6/06 10:24 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro anónimo: Às vezes a escassez de notícias... outras por não haver o que dizer... e outras ainda por não haver tempo para isso. Estas são as razões de por vezes não actualizarmos o blog com a frequência que desejamos. Abraço!

Caro anónimo preocupado com a minha situação financeira: Obrigado pela preferência que demonstras pelo nosso blog! És um especimen único e um blog sem alguém como tu não é blog! Continua a aparecer!

13/6/06 3:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Muito bem Aníbal... o habitual.

13/6/06 6:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home