quarta-feira, outubro 04, 2006

Preocupações!

Qualquer opinião racional sobre o actual técnico do F.C.Porto tem que levar em linha de contas o pequeno “pormaior” de ele estar à frente do clube há apenas dois meses, substituindo à pressa outro treinador que tinha planeado toda a época e que havia rotinado a equipa para um sistema que não é do agrado da esmagadora maioria dos técnicos.
Fazendo esta pequena ressalva, tenho também que admitir que existem alguns constatações que levam a grande generalidade dos portistas a estarem apreensivos em relação ao trabalho de Jesualdo Ferreira:

A primeira prende-se não só com a falta de atitude dos jogadores em campo mas mais grave do que isso, com alguma falta de pulso de Jesualdo em relação aos jogadores. Depois de um ano, onde os jogadores Porto, mesmo sem mostrarem um futebol de encantar, tiveram sempre uma atitude digna, séria e profissional em campo, voltaram os tiques de meninos mimados que tantas dores de cabeça nos tinham dado nos anos de Octávio e Del Neri, Fernandez e Couceiro. Ou é o Postiga a protestar com os colegas; Ou é o Paulo Assunção(imagine-se) a sair do campo visivelmente agastado; Ou é o Quaresma que não quer saber das suas responsabilidades tácticas; Ou são os irritantes e constantes protestos contra a equipa de arbitragem;
Co Adriaanse poderia ter muitos defeitos, mas numa coisa ele era mestre: Unir um grupo e ter pulso num conjunto de putos que pensam que são os maiores a jogar à bola!

A segunda é a notória falta de coragem que Jesualdo Ferreira demonstra quando enfrenta equipas mais afoitas. Frente ao Arsenal e ao S.C.Braga só faltou ao treinador do FêCêPê vestir as suas calças castanhas! E se em relação ao primeiro ponto penso que talvez seja possível revertê-lo através da ajuda não só da administração da SAD mas mais do que isso dos adjuntos da casa, João Pinto e Rui Barros, neste segundo ponto, não me parece que aos 60 anos Jesualdo Ferreira vá mudar alguma coisa no seu temperamento e atitude.

39 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente post, Anibal.

Resumindo os prós e contras de Co e Jesualdo.

Co Adrianse:
Sisgema de jogo implementado e sistematizado;
Disciplina (2ª equipa Fair Play);
União do grupo;
Discurso de futebol espectaculo;
Incontinência verbal (episódios com SAD);

Jesualdo:
Sistema de jogo tradicional;
Discurso tipo cassete - padrão de treinador portugês (excepto Mourinho);
Pouco dinamismo;
Falta mão nos jogadores

4/10/06 10:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Anibal,
em relação ao Co não concordo muito com a sua capacidade para manter a união do grupo. A maior qualidade foi mesmo a sua autoridade. O que é questionável é se essa autoridade funcionava para manter a união do grupo, mas perante o resultado final a que assistimos, seria tentado a dizer que não.
Relativamente ao Jesualdo queria estar enganado, mas tenho uma sensação de dejá vu. O episódio Del Neri / Fernandez ainda é muito recente mas curiosamente muito semalhente a este. Senão vejamos:
Antes do começo da época em ambos os casos tinhamos um treinador com tácticas que assumiam total ruptura com o esquema habitual do nosso clube e com alguma incontinência verbal perante perante a SAD. Corremos o sério risco de se verificar que ambos foram substituídos por treinadores com falta de carisma (dentro e fora do grupo de trabalho???) e que assumem um discurso (derrotista) que em nada funciona / resolve.
Quanto ao comentário do André, recorri ao exemplo do Fernandez para contrariar a tese do padrão do treinador português... temos muitos Artur Jorges e Jesualdos (já repararam como a atitude e o discurso são semelhantes!???) mas não é só em Portugal que eles existem!

4/10/06 12:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sou um exemplo de memória extraordinária, mas o passado recente apesar de ter ido para o cesto de reciclagem é possivel recuperar : Co Adriaanse simbolo da união de grupo ???? Para mim, união e ditadura são duas palavras bem diferentes. A tão publicitada união promovida pelo Co Andriaande, não passava de hipocrisia e resultou no que se viu. A tão famosa voz de comando, motivou que as tropas se voltassem contra o capitão. É este o tipo de união que querem ??? A garra e a entrega, que tantas vezes foi posta em causa no tempo do Co ( recordam-se dos assobios ao Quaresma no inico da epoca ?? ) é agora exemplo para Jesualdo Ferreira. Como diz o pobão “ Respeito consegue-se ou por medo ou por admirição” , o Co optou pela 1ª via, o Jesualdo prefere a 2ª. Quanto à indisciplina, mérito para Co, mas não é isso que nos dá titulos. Tal como já referi, Rbarros e João Pinto poderão ter um papel importante e podem servir de exemplo a um plantel extremamente jovem, mas não exijam que os jogadores de hoje, se sujeitem ao mesmo que os jogadores se sujeitavam nos anos 1980-1995. O jogadores, todos eles sem excepção não estão para aturar a mão dura dos treinadores e as manias de disciplina de alguns deles. Os jogadores são super.stars e é preciso saber lidar com eles. Pode-se impor regras mas é preciso saber dosear as disciplina e coordenar a intensidade.
Lembram-se do Jaime Pacheco em Maillorca ? Do Del Neri no FeCePe ? Acham que algum jogador está para aturar Ocatvios Mavhado e Companhia ?
Jesualdo é um treinador respeitado pelos jogadores, estou certo que os resultados aparcerão e então ganhará a admiração dos jogadores. Não há necessiade de ir buscar formulas utilizadas na decada de 80 e baseadas na perseguição aos jogadores para se conseguir a união do grupo.

4/10/06 12:35 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Aníbal,

Compreendo as preocupações mas discordo totalmente deste principio que parece unir muitos portistas de início de ataque e de descredibilização do treinador. Já o critiquei em outros blogs e faço-o por maioria de razão também aqui.

O que escreves no 1ºparágrafo é correcto e diz tudo, não o podemos é considerar uma "pequena ressalva": é a essência. Quanto ao resto continuo na minha: Jesualdo pode até ser mau treinador mas não é com um mês e meio que poderemos tirar essa conclusão!

Um abraço a todos

P.S. Partilho a mesma visão q o "Kosta" sobre o ditador Co e sobre o modelo q necessitamos actualmente...

4/10/06 12:51 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Felizmente agora a comparação já não é com o 3 M´s (Mister Mestre Mourinho).
Já estava farto dessa cassete.
E já estou a ver, não sei é daqui a quantos anos, a próxima - Porque o Jesualdo é que era bom....este não presta...
Muda o disco e toca o mesmo ....é um luxo... de PORTISTA !!!

4/10/06 1:33 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Por que forma ela foi conseguida não sei... o que vos posso garantir é que o plantel do ano passado foi um símbolo de união, entrega e raça! Se o plantel estava ao lado do treinador... não sei, pelo que se nos foi dado a mostrar na pré-época, parece que não! Mas isso interessará? Interessa alguma coisa ao líder numa empresa andar aos abraços a quem está sob o seu comando? O que é preciso é que ele garanta que eles têm as condições para trabalhar... um bom líder depois só tem que: Exigir, Exigir, Exigir!

Agora não pensem que se põe na linha um plantel, muito menos um tão jovem como o do Porto, apenas com falas mansas e palmadinhas nas costas. O Co não batia em ninguém! Que ditadura vocês estão a falar? Exigir que os jogadores tenham comportamentos profissionais é uma ditadura? Que não levem cabeleireiros para o estágio ou que não treinem com acessórios da moda? Profissionais a ganhar milhares de contos por mês? É verdade que Adriaanse passou dos limites na pré-temporada mas daí até dizerem que foi uma ditadura é demais!

Como disse... não embarco em massacres e veredictos imediatos a Jesualdo Ferreira. Mas que estou de algum modo apreensivo com estes dois aspectos... é um facto!

4/10/06 2:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adrianse não passaou dos limites na pre epoca. Nos é que só tivemos conhecimento dos exageros na pre epoca. Um plantel verdadeiramente unido, tem um lider e é em volta dele que a equipa se une. Isto é união e coesão. Não foi o q aconteceu com Co. Considero impossivel ter um plantel unido sem estar ao lado do treinador. Quando disse q os jogadores eram super.stars foi precisamente para evitasr comparações com o mundo empresarial em que os trabalhadores comem e calam, porque não têm outras hipoteses.

4/10/06 2:59 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Acho uma piada ao pessoal que toma por certo o que foi relatado dos episódios no estágio da holanda.
Acho piada que a clara e iniquevoca união do plantel de ano passado seja posta em causa.
Acho piada que o P.Assunção vá directo para o balneário mas claro, todos respeitam Jesualdo Ferreira.

O Santo Ressábio contra o Adriaanse é mesmo rídiculo. Muita da gente que deixa comentários aqui poderia trabalhar para a administração Bush a fazer spin offs das suas politicas.

4/10/06 3:01 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Tivemos conhecimento de quê? Até agora só uma das partes diz-se que falou, a outra tem-se mantido calada e muito bem (quer por vontade própria quer por obrigação).

O Co Adriaanse obrigou os jogadores a virem-lhe dedicar o golo qd lhe faleceram os pais se não no fim do jogo cortava-lhes o dedo mindinho a cada um.

4/10/06 3:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anibal e Michael,
concordo totalmente com a vossa análise.
Aliás o post do MKnight no episódio da dedicatória do golo após o falecimento dos pais de Co, é uma prova inequivoca que o mister tinha os jogadores na "mão".

4/10/06 3:17 da tarde  
Blogger Gil Lopes said...

Comparar os metodos de trabalho de Co Adriaanse com Jesualdo Ferreira parece-me de somenos importância, não adianta estar analisar o que um e outro já fizeram de bem ou mal no FCP.

O que interessa é constatar que o actual plantel do FCP é desiquilibrado em vários aspectos.
O que interessa é constatar que no plantel e no onze-base que o FCP faltam referências, faltam exemplos de jogadores que ganharam o respeito dos colegas pela atitude e raça demonstrada ao serviço do FCP.

Volto a dizer que para mim o que fez o FCP começar a ganhar titulos na decada de 70 foi quando o Mestre Pedroto e o Presidente Pinto da Costa perceberam que o que diferenciava os jogadores do FCP, não era (em muitos casos), a sua qualidade técnica, mas sim o seu espirito de grupo, de união de balneário, de entre-ajuda dentro do campo, de querer ganhar sempre, independentemente se o adversário era ou não superior.

E constato que de alguns anos (5/6) a esta parte (excepçao feita ao tempo do Mourinho) o FCP perdeu as suas referências em campo, tomando como último exemplo o Capitão Jorge Costa, acham que se ele lá estivesse, não mandava uns poucos de berros aos colegas para eles correrem, tal é a falta de animo e dinamica de alguns jogadores em campo.

E neste aspecto, concordo que o Jesualdo tem pouco desta mistica do FCP, por isso têm que ser o João Pinto ou o Rui Barros a fazerem passar esta mentalidade, este ideal de como é viver o FCP, senão vamos continuar a ver a nossa equipa a perder sem honra nem glória.
E isso para mim, é o que preocupa de facto.

4/10/06 4:04 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Que me perdoem os ofendidos, mas continua o chorrilho de asneiras...

Qualquer plantel, por muito distante que estivesse do treinador, lhe dedicaria um golo depois de um momento doloroso como é a perda dos pais. É muito difícil perceber isso? Já se esqueceram de que as culpas a seguir às derrotas eram sempre do jogador A ou do jogador B? Que os jogadores referência do FCP, que agora reclamam e justamente que não existem, foram corridos da equipa e/ou do clube sem a mínima educação? Que tirando 2 ou 3 jogos no inicio da época as exibições foram sempre muito fracas? Que ficámos provavelmente a dever o campeonato a um jogo que caiu para o nosso lado como poderia ter caído para o adversário? E ao facto do Paulo Bento só ter chegado ao SCP a meio da época?

São fãs do Co? Então vão apoiar a selecção da China! Isto claro, se o treinador que desapareceu do clube, deixando a equipa "orfã", se dignar a pagar o que deve... E não estranham que ele nunca mais tenho dito nada sobre o nosso clube?

4/10/06 4:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Conseguem imaginar algum momento mais dificil que a morte do pai e da mae na mesma semana ? Não consideram que a dedicação do golo é um acto minimo e automatico num momento doloroso como aquele ? Para aqueles que consideram isto uma prova cabal e inequivoca de união, lamento, mas não consigo debater os meus argumentos.
Li e re-li o que foi dito na pré época e sempre relativizei as declarações dos jogadores. Da mesma, ignorei por completo as declarações do Diego em que este afirmava que só se admira como é que isso não tinha acontecido antes. O Co não está obrigado a estar calado e o treinador adjunto foi o primeiro admitir mau estar entre jogadores e equipa tecnica.
Alguém que aqui escreve, e como é hábito, preocupando-se mais com a forma do que com o conteudo, em 10/08/2006 no dizia sobre Jesuldo “Ao menos é disciplinador e organizado. Logo dá-lhe vantagem em relação a muitos”. No meio de tanta má noticia sobre o nosso FCPorto, o desorganização mental de alguns comentário dá para rir...Valha-nos isso !!!

4/10/06 4:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro Reis,
vamos então continuar com as asneirs... lol

- onde trabalho cada qual tem responsabilidades directas sobre certas tarefas, mesmo sendo um trabalho de equipa. Eu estou farto do discurso dos "intocáveis" "das prima donas" do futebol. Co revolucionou isso. Se o Baia dá um frango e o Co diz que ele podia ter feito mais, eu não acho isso preocupante - "é a vidinha...";

- Eu sou dos que defende as referências dos clubes, mas pergunto-te, senão fosse Co, quem era Helton e Pepe? Trocava-los no onze titular por Baia e Bicho?

Concordo que não fizemos grandes exibições, mas porra, melhor ataque, melhor defesa (acho que até da Europa), 2ª melhor fair play!!!!

4/10/06 4:55 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Ter o plantel na mão não implica ser bem aceite junto dos jogadores. Na minha opinião os jogadores não têm que gostar do treinador... eles têm é que dar tudo o que têm em compensação pelo salário que lhe é pago. Desculpem se estou a ser demasiado pesetero, mas como o amor à camisola é coisa do passado então é preciso exigir dos jogadores de outra forma.

Adriaanse cometeu alguns erros mas dizer que o título do ano passado é fruto do acaso e foi por causa de um jogo que não caiu para o nosso lado não me parece correcto.
Ainda estou do lado de Adriaanse em relação a Jorge Costa e Diego... porque para mim os interesses do clube estão sempre acima dos interesses individuais dos jogadores, sem eles quem forem.
Que o Jesualdo é organizado... não há dúvida, até demais já que não abdica do equilíbrio entre sectores para dar alguma preponderância ofensiva à equipa. Se é disciplinador... tenho dúvidas, muitas dúvidas!

4/10/06 5:12 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

Posso desabafar ? Acreditando que me dará a sua anuência, cá vai:

Conclusão, volta Co, estás perdoado !!!
Ou melhor, Caro Co, queres fazer como o Mour(ã)o e o Cebola da Comixão Indisciplinar da Liga, entretanto e felizmente varrida, e voltar atrás com a tua demissão ?
O que é que se há-se fazer...

Caro Kostadinov,
Deve haver pessoas que a primeira pergunta que fazem quando acordam é a seguinte – para que lado está o vento hoje ?.....

Caro Pedro,
Só uma pergunta (que creio irá entender e) que gostaria de lhe fazer – não acha que, na revolução total e absoluta que urge empreender no Reino do Dragão, era fundamental que a Alameda do Dragão (sim, refiro-me à Alameda !!!) fosse também alterada ? É que aquele desnível é muito desgastante...então quando a coisa corre mal.....e a culpa é da SAD....maldita SAD... ou então, que tal alterar o estádio ?....coisa pouca, era só subi-lo uns 30 metros....

Aníbal,
Sou-lhe sincero, concordo totalmente quando diz que os interesses do clube estão (muito) acima dos individuais, o problema é que no caso (saída) do Jorge Costa quem foi prejudicado foi o clube !!!

Obg.

4/10/06 5:27 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Pelos vistos continua-se a confundir a obra-prima do mestre com a prima do mestre-de-obras... Assim é difícil dialogar!

Caro Situacionista,

Deve ser do adiantado da hora mas não consigo entender a sua pergunta. Nem nada do quer dizer no texto que me dirige. E posso garantir-lhe que não é má vontade.

4/10/06 5:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Jesualdo Ferreira tem uma longa carreira como treinador de futebol nao deve ser necessario fazer conjecturas acerca da sua (in)capacidade para disciplinar uma equipa.

Ha alguem que se lembre de exemplos que sirvam para mostrar que ele nao tem mao nos jogadores?

4/10/06 6:31 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Pedro,

...aahhhhh, eu sei que não é má vontade !! Tem razão, presumi, erradamente, que teria elementos que lhe permitiriam entender o que eu pretendia transmitir. Enganei-me.
A minha intenção era, basicamente, fazer-lhe uma pergunta de retórica, aliás na continuação da sua ideia de contra-argumentar alguns aspectos que se têm questionado (e nos quais estou em total sintonia consigo). Aproveitei, então, para caricaturar a situação propondo, por ex., a alteração da Alameda...ou seja, já que, para alguns, tanta coisa está mal, tudo está em questão, então....olhe, altere-se também a Alameda....ou o estádio.....

4/10/06 6:47 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Antas, 20 de Outubro de 2002.
Ao intervalo, o F.C.Porto empatava a 1 golo com o Benfica de Jesualdo Ferreira e jogava com menos 1 jogador por expulsão de Jorge Costa que tinha aconchegado Simão à sua palma da mão.

O Porto vence 2-1 depois de uma segunda parte em que massacrou o adversário e com menos 1 jogador. No final, Zé Mourinho revelou o que disse aos seus jogadores ao intervalo: Vamos para cima deles que eles estão todos borradinhos!

Sintomático!

4/10/06 6:51 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

Para se quiser(em) ler e tiver(em) paciência para o fazer, deixo aqui um extracto do primeiro texto que escrevi em 17 de Agosto deste ano, após a contratação do Jesualdo:

“(...)
Venha então Jesualdo.
Que tenha a melhor sorte do mundo.
Mas, se bem repararam, eu intitulei o meu post de “A minha dúvida”.
E qual é ela ?
É fácil – eu concordo que Jesualdo é experiente (a nível nacional) rigoroso, metódico, competente, conhece muito bem o futebol português, já trabalhou na formação, etc., etc..
Mas eu pergunto, e esta é a minha dúvida – será um vencedor ?
É que para treinar o FCPorto essa é uma condição “sine qua non” !!
Eu confesso que, sinceramente, nunca tive essa sensação.
De facto, lembro-me sempre de um célebre jogo nas antas - FCPorto (Mourinho)- Vermelhos (Jesualdo)– em que nós conseguimos, depois de estar a perder, virar o resultado, com menos um jogador (expulsão do Jorge Costa durante a primeira parte).
Ainda não me esqueci do comportando (felizmente, na altura) totalmente medroso como os vermelhos entraram na segunda parte desse jogo.
Mas tudo bem, vou acreditar que foi só pelo facto do FCPorto dessa altura meter medo a qualquer um do mundo inteiro, o que também era a mais pura das verdades.
É que ainda por cima, confesso também que nunca gostei muito dele.
Com uma única excepção – a entrevista fabulosa que concedeu recentemente ao Trio de Ataque, onde, curiosamente, o Rui Moreira, tal como fez ao Manuel José, terminou as suas perguntas da seguinte forma - pensa que vai treinar o FCPorto ?
Não sei o que Jesualdo respondeu, mas se o fez afirmativamente, acertou bem mais cedo do que certamente estaria à espera...”

E não é por o ter escrito na altura e de ainda não ter dissipado a minha dúvida que agora, passados que são míseros 2 meses, o vou colocar em causa !!!

4/10/06 7:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Calheiros amigo, ainda não te esquecemos
Quinhentinhos, outra vez
As escutas
A PJ
Enfim Caxias!!!!

4/10/06 11:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Figueroa negociado
com o FC Porto



Tal como o Sportugal tinha avançado no passado dia 31 de Agosto, Elias Ricardo Figueroa, atacante uruguaio de 18 anos do Liverpool de Montevideo, será ao que tudo indica, negociado no final do ano com o FC Porto.

Isto foi confirmado na primeira pessoa pelo presidente do clube sul-americano, José Luís Palma.

“Vou conversar pessoalmente, antes do final do ano, com o presidente do FC Porto, sr. Pinto da Costa. Vou tentar ficar cerca de uma semana no Porto, para falar sobre o Figueroa e sobre determinados assuntos sobre o meu clube”, expressou o presidente do Liverpool de Montevideo.

“A conversa que vou ter com Pinto da Costa não pode ser discutida a não ser pelos presidentes dos clubes em questão, não nos interessa intermediários”, acrescentou.

José Luis Palma revela mesmo ao Sportugal os motivos que impediram de Figueroa de se transferir para o Dragão em Agosto último: “Não foi o timing adequado e como eu tenho mais assuntos a tratar sobre o Liverpool, aproveitarei para falar sobre tudo e também sobre o Figueroa. Certo é que na altura o FC Porto não precisava de avançados, tinha o número suficiente, por isso esperemos que em finais de Dezembro tudo seja diferente.”

José Luís Palma está convicto e as pretensões do clube que dirige são concretas: “Pretendemos transferir o atleta para o FC Porto, vamos negociar e esperar o sucesso da operação”.

Esta seria uma operação que envolveria custos para os dragões, obrigando-os a abrir os cordões à bolsa. Quanto a valores, o presidente do clube uruguaio foi evasivo.

“Sobre preços do passe do Elias Figueroa não vou adiantar nada, até porque até lá tudo depende do mercado de transferências, da condição do atleta, entre outros aspectos. Mas o que posso dizer é que ele é um grande avançado, jovem, um verdadeiro goleador e que se pode afirmar na Europa, e fazer bem melhor do o que faz na selecção sub-19”, assegurou.

Figueroa é um jogador rápido e goleador, que, sabe o Sportugal, poderá custar entre 800 mil euros e 1,5 milhões de euros.

5/10/06 3:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É obvio que Jesualdo Ferreira já mostrou que não é treinador para o FC Porto! Não preciso de mais tempo, um mês e meio chega. Aliás, bastou ver a forma como o Porto entrou em campo em Londres e Braga para chegar a essa conclusão, só não vê quem não quer. De resto, confirma-se também o que eu temia. Há jogadores que só rendem com Co Adriaanse, entre eles Quaresma (de regresso ao jogador de lampejos da 1ª época) Assunção (é o mesmo?) Helton (mal batido nos golos) Lisandro (onde está o jogador da primeira volta do ano passado?) e Pepe (pouco autoritário). O resto? O resto é apenas pura falta de qualidade e talento. É confrangedor ver Alan, Bruno Alves, Ezequias e outros com a camisola do FCP.

5/10/06 10:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Entre o ano passado e este ano há semelhanças e diferenças. As semelhanças são: um plantel com quatro jogadores muito bons, seis jogadores bons e o resto medíocres, que não se percebe como podem estar no Porto.
As diferenças são: o ano passado tínhamos um treinador, este ano temos lá um gajo porreiro com a braçadeira de treinador.
O ano passado, o Adrianse recebeu uma equipa num estado miserável; num mês pô-la a jogar futebol como já nem nos lembrávamos; deixou o Pepe e o Helton como dois grandes jogadores; deixou o Bosingwa, o Paulo Assunção, o Quaresma e o Raúl Meireles como quatro bons jogadores; ganhou campeonato e taça; e disse uma enorme verdade: com este plantel continuaremos a fazer estes bons jogos e a perdê-los (referia-se a jogos com as grandes equipas europeias).
Este ano está à vista de todos: é só olhar para aquilo e esperar que o ano passe depressa...

5/10/06 2:13 da tarde  
Blogger Futebol-Paixão said...

Visitem:
futebol-paixao.blogspot.com
Mais que um blog...uma paixão!

5/10/06 2:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Jesualdo não pode ser posto em causa até ao final da época, o contrato tem essa duração.

Elegemos os nossos dirigentes, eles dominam a SAD e como tal tomam as medidas que tomam por representação dos associados.

É assim que funciona e tem que ser assim, senão andavamos a convocar assembleias gerais para decidir se o jogador A,B,C e D deveriam ser contactados ou contratados.

A decisão foi tomada, temos o Jesualdo, temos uma das melhores equipas da Europa, comparem jogador a jogador e vejam que só somos inferiores a meia dúzia de equipas, carregadores de piano todos têm, olhem para o Barça, eu só queria o Iniesta, o Deco e o Etoo.

E o Barça, quem quer do FCP? Para já quer o Lucho e o Anderson, mas o Pepe e o Helton davam-lhes um jeitaço.

Estamos no barco e o caminho é para a frente, para o bem e para o mal, temos que estar unidos e cagar compulsivamente nos adversários.

5/10/06 8:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nao me parece que o Anderson esteja pronto para o Barca.
E verdade que so vi o jogo com o Arsenal mas pareceu-me que ainda nao sabe desempenhar as funcoes de um controlador de jogo. Tem uma tecnica fenomenal, uma grande visao de jogo mas pareceu-me que ainda so sabe jogar em quinta. Tem de aprender a controlar o ritmo de jogo e distinguir as situacoes em que deve sair disparado para o ataque e aquelas em que deve manter a posse da bola e deixar a equipa subir.

6/10/06 2:00 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

O Anderson está pronto para qualquer equipa. O Anderson tem um optimo talento e entende o futebol à moda europeia. O facto de ele ter passado um bocado despercebido contra o Arsenal nada tem a ver com a sua qualidade, tem a ver como o jogo foi interpretado pelo treinador.

Pedro Reis. Educação?
Quem é que foi mal educado com o Jorge Costa? Absolutamente ninguém.
O Co Adriaanse disse-lhe que contava com ele porque ele era importante para o balneario, mas que desportivamente ia ser para ele a ultima opção.
Onde é que está a falta de educação quando uma pessoa é tão frontal como isto para com a outra?
Não há nenhuma. O Jorge Costa escolheu sair do clube, tudo bem, é uma opção válida. Quanto a mim foi que nem um calhau, mas infelizmente, 99% dos jogadores são assim.

Com quem mais foi mal educado? Com o Diego? Não sei em quê? Com o Postiga? Também não sei em quê. Tenho achado piada ao facto dos jogadores do FCP discutirem imenso em campo agora, sendo o Postiga um dos principais exemplos disso mesmo. Talvez fosse por isso que tivesse na equipa B, mas agora tou a divagar.

Ganhou um jogo que podia ter pendido para cada um dos lados? Achas mesmo isso? Por favor, o facciosimo em estado puro.

Acho muita piada ao facto de o Adriaanse ficar com todas as culpas da demissão que teve na pré época. Acho piada porque obviamente nos não sabemos o que é que aconteceu, nem nunca vamos saber. Como nem nunca saberemos porque é que o Mourinho saiu da forma que saiu. O que é um facto é que os ultimos dois treinadores de sucesso no Porto, saíram pelo porta de trás sendo o denominador comum em ambas as situações o presidente.

Acho também piada que se critique (o cumulo da estupidez) o Adriaanse por estar calado. Se calhar está calado por respeito à instituição de quem foi empregado. Respeito, coisas que muitos que andam lá não têm.

Para acabar o Jesualdo é sem dúvida organizado e disciplinador. Foi-no durante 4(?) anos no Braga. Agora, ter estaleca para transpor isso para um clube como o FCP em que as obrigações são completamente diferentes, é algo diferente.

6/10/06 10:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Michael:

Na minha opiniao o Anderson ainda nao esta pronto para jogar na primeira equipa do Barca, Chelsea ou qualquer equipa de topo.
Um numero dez tem de saber controlar a velocidade do jogo e tem de fazer certas escolhas de durante o jogo.
Acho que o Anderson ainda nao o sabe fazer (normal dado a idade dele) e no jogo com o Arsenal, o unico que vi dele, isso afectou claramente a forma de jogar da equipa e talvez por isso o treinador tenha tentado outra solucao.

Estou de acordo contigo no que diz respeito ao Andriaanse. Nunca foi mal-educado e alias considero que estava precisamente a tentar educar certos jogadores do porto com algum sucesso. Veremos se este ano o JF consegue dar continuidada a essa educacao ou vamos regredir e "perder" jogadores como o Quaresma e o Postiga (que o Adriaanse parece ter usado como exemplo).

6/10/06 2:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Por favor não isentem o Co de culpas pela sua saída do clube... Se tudo estivesse bem ele não teria saído! A verdade é que teria de haver mau-estar entre SAD-Treinador-Jogadores... de outra maneira não encontro explicações para a forma abrupta como saiu.
Quanto á questão da educação, já que falam em situações que todos desconhecemos, não sei como podem afirmar peremptoriamente que o CO era exemplar... Poderá tê-lo sido para a comunicação social, mas e dentro do clube? Educação também passa por assumir responsabilidades e nisso o sr. Co não era o exemplo. Relembro as menções "honrosas" aos jogadores quando perdiam um jogo, o modo de individualizar os erros, a questão do ponta de lança quando sofriamos 2 ou 3 golos por jogo...

6/10/06 3:19 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Exemplar?

Dizer a um jogador como o JC que é a 5ªopção para um lugar em q mesmo na condição física dele apenas 2 são melhores q ele (o Pepe e o PE)? Já q falas no Mourinho ach q n tempo dele o JCosta era assim tão mais rápido? E não era opção? E ouviste o Mourinho alguma vez dizer q o Secretário e o P.Santos (são 2 exemplos em q estou à vontade pq nunca m agradaram) só jogariam qd todos os outros estivessem lesionados?
A forma e o momento como afastou o Baía tb revelou educação? Ou terá revelado estupidez? Nem é preciso responder pq a falha do Baía na Luz responde por nós...
Se hoje não temos símbolos podemos agradecer tb a esse grande treinador...
E com o Meireles em Milão?
Quanto ao Diego e ao Postiga se não os defendi naquela altura tb não é agora que o vou fazer...

E dizer que em Alvalade o jogo podia ter caído p qq dos lados é facciosismo pq? Fomos assim tão dominadores ou ganhámos por goleada?

Se o Co fica com todas as culpas na saida? Claro que não mas divide-as com a direcção da SAD e se nunca mais o ouviste falar não te iludas que é só por respeito... Em 1ºlugar é por cautela face à indemnização q deve e q obviamente não deve querer pagar (pelo menos na totalidade).

Onde leva a cegueira...

6/10/06 4:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Co disse que o Inter marcou o segundo porque o Meireles escorregou. Nao e um ataque ao jogador e uma simples explicacao do lance.
Foi mal interpretado por pessoas que nao percebem ingles e e agora escusado insistir nesse caso.

Em outros casos a simple explicacao de lances mesmo que salientando erros dos jogadores nao e falta de educacao, e honestidade.
Tambem e preciso ter em conta que se calhar o Adriaanse vem de uma cultura aonde errar e realmente humano e por isso falar de erros individuais ou colectivos e normal e a melhor maneira de corrigir esses erros.
Parece que essa nao e a mentalidade em Portugal mas a culpa nao e do Adriaanse.

Quanto a questao do Jorge Costa e do Vitor Baia, acho que sao questoes de opiniao e nao tem nada a ver com educacao.
O Vitor Baia soube reagir bem a situacao, que mais dia menos dia viria a acontecer.
O Jorge Costa, nao reagiu bem, nao teve classe em algumas entrevistas que deu e acabou a carreira no desemprego, o que mostra bem que o Co Adriaanse nao seria o unico a achar que ele nao tinha lugar no plantel de uma equipa como o Porto.

Eu apoio o Jesualdo a 100% mas nao acho necessario re-escrever a historia do Co Adriaanse no Porto.

6/10/06 5:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O CO DÁ DEZ A JERO AO ZUZU
1-0 - um herdou uma equipa de rastos depois de uma época frustrante, o outro uma equipa campeã;
2-0 - um colocou uma táctica nunca vista cá no burgo, logo mais dificil de adaptação, o outro um sistema normal em treinadores portugueses de segunda;
3-0 - um disciplinou o balneário, o outro só na 2ª feira levou 3 ou 4 amarelos por protestos e afins;
4-0 - um valorizou meia dúzia de jogadores, o outro até ao momento só os desvalorizou;
5-0 - um era crítico e frontal com os jogadores e estes não gostavam mas até a relva comiam, com o outro os jogadores não correm, não têm garra, não têm nada;
6-0 - um não tinha medo de nenhum adversário e isso incutia-se na equipa, o outro borra-se todo e o FCP parece uma equipa de amélias;
7-0 - um era estrangeiro nada lhe era perdoado, o outro é português tem as costas guardadas por todos;
8-0 - um quando veio não tinha ganho nada era um problema, o outro ganhou dois quartos lugares já não é crise nenhuma
9-0 - um foi o melhor ataque e a melhor defesa da liga, o outro ou muda ou vai se arrepender de ter deixado o Boavista;
10-0 - um foi campeão e vencedor da taça contra a maioria dos adeptos do seu clube, o outro nem com o apoio destes lá vai.
Á 5ª Jornada já vai de goleada, Zuzu tem de arrepiar caminho e eu vou estar cá para, no caso disso, apontar os golos dele.

6/10/06 5:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anonymous, vamos imaginar que cometeste um erro no teu trabalho... o teu chefe vai para uma reunião com o administração e diz: "olhem, isto correu mal porque o anonymous fez asneira da grossa. A culpa é dele... eu não pude fazer nada"! Sentes-te motivado pela tua chefia? Consideras isso como um elogio? Sentes-te protegido pela tua chefia? Achas que tens estabilidade para trabalhar? Ou sentirias a pressão contra a tua pessoa? Ajudaria a não cometeres mais erros no futuro? Ou preferirias seres chamado à atenção em particular? Se calhar teria sido melhor o teu chefe assumir o erro colectivamente! Ou não?

6/10/06 7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E mesmo uma questao de cultura.
Quando alguem faz erros, para que esses erros sejam corrigidos e necessario que sejam apontados de uma forma inequivoca.
A percepcao que errar e humano quer dizer que devemos aceitar que erros occoram.
Assumindo que aceitemos que erros fazem parte da actividade de qualquer pessoa nao deveriamos ficar ofendidos por alguem comentar os nossos erros ou achar que comentar um erro e um ataque a um individuo...
A motivacao e a estabilidade passam precisamente por fazer os individuos aceitarem que podem errar e que terao oportunidade para corrigirem os seus erros se assim o entenderem.

Parece que em Portugal associar um erro a uma pessoa e equivalente a insultar uma pessoa, como se errar nao fosse humano. Por isso e que digo que o problema e da cultura em Portugal e nao do Adriaanse.

Eu pessoalmente apresento o meu trabalho em publico constantemente e espero e agradeco que me apontem os erros que faco. E a forma mais eficiente de os corrigir e de evoluir.

6/10/06 7:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que é mais do que uma questão de cultura: quantas vezes viu o sr. Co a adimitir uma derrota como sua, como uma derrota pessoal? E repare que não estou dizer que o deveria ter feito. Como treinador e gestor de um grupo, as derrotas e as vitórias são sempre colectivas (passe-se o cliché da frase)!

6/10/06 8:13 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Espectacular o post dos 10 a 0.

7/10/06 4:28 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Realmente foi uma goleada de disparates, fúteis e na sua quase totalidade falsos!

No campo é q eu gostaria de ter visto goleadas destas com o Co, mas infelizmente era 1-0, 1-0 e mais 1-0, salvo raras excepções!

Mas já percebi que há quem goste muito de circo. É sempre uma opção!

9/10/06 12:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home