sexta-feira, março 02, 2007

F.C.Porto - S.C.Braga

Jorge Costa vai voltar ao Dragão.
Quem me costuma ler já sabe qual é a minha opinião em relação à sua saída do clube, não valendo a pena por isso, continuar a chover no molhado. O que interessa é que ele vai voltar, ao leme do Sporting de Braga e com Aloísio como adjunto. A maneira como será recebido pelos portistas é mais do previsível: Será da forma como os portistas costumam receber todos os que dentro e fora do campo tudo deram para que o nome do clube saísse sempre prestigiado. Ainda por cima, sendo “O Capitão”, o homem que ergueu a Liga dos Campeões, a Taça UEFA e a Intercontinental. Será uma homenagem ao jogador e um grande agradecimento ao homem!

Mas, mais importante que Jorge Costa, é o jogo entre F.C.Porto e Sporting de Braga. Jesualdo não tem razões para modificar a equipa. Dizem por aí que Adriano tem que jogar porque está em grande forma… mas o que é que Adriano fez nos últimos jogos? Marcou um golo frente à Naval e um penalti ao Beira-Mar? Seguindo esta linha de raciocínio até me podem tentar convencer que o Bueno é um avançado extraordinário pelos golos que marcou ao Nacional, que eu não vou nessa. O Postiga, juntamente com o Lisandro, é o avançado-centro mais completo que o FêCêPê dispõe. Caiu de forma, é verdade… por isso precisa de se encontrar novamente com os golos. Tirá-lo da equipa, é na minha opinião, contraproducente. Adriano é um jogador com outras características… de último toque, que é incapaz de conduzir e segurar a bola… é um óptimo suplente!

A minha equipa: Helton; Zé, Pepe, Bruno Alves, Cech; Assunção, Meireles, Lucho; Quaresma, Postiga, Lisandro.

Nota final para pedir a todos os que se deslocarem ao Dragão para respeitarem o minuto de silêncio em memória de Bento. Foi um adversário por vezes provocador e incómodo, mas isto do futebol é apenas um divertimento e faz-se necessário respeitar sempre os adversários, especialmente no momento da sua morte. Neste momento, ouvem-se muitas opiniões, algumas do género “é considerado por muitos, o melhor guarda-redes português de todos os tempos.” Na minha opinião, era um excelente guarda-redes, com uma agilidade e reflexos extraordinários, mas com um temperamento irascível, muito longe portanto do que eu aprecio num guarda-redes: Segurança e frieza. Nos anos oitenta, espalhava-se a triste ideia que um grande guarda-redes tinha que ser temperamental e provocador. Exemplos são os casos de Bento, Zé Beto e Alfredo. Eu apreciava muito mais o estilo de Vítor Damas e Mlynarkzic. Mas neste momento de tristeza dos nossos rivais, respeitemos a sua memória, cumprindo o minuto de silêncio como verdadeiros Dragões!

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não deves ter visto bem o jogo com o beira mar. O Adriano esteve em três golos. Se isso não vale de nada, então para que se tem um plantel tão grande?
Paulo Freitas

2/3/07 11:45 da manhã  
Blogger lucho said...

Tb defendo q Adriano deverá jogar mas caros portistas o mais importante é o marcador no final ser-nos favorável. E qt ao Jorge e ao Aloisio toda a sorte do Mundo, menos frente ao FCP.

2/3/07 11:51 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Paulo e Lucho:

A minha opinião é que o Postiga é melhor jogador que o Adriano. É um jogador que, na forma que evidenciou na primeira-parte da época, acrescenta muito mais à equipa que Adriano. Tirá-lo, numa altura em que ele procura um golo que lhe dê alento seria, na minha humilde mas legítima opinião, contraproducente. O jogo do Beira-mar não acrescenta nada a Adriano.
Paulo, porque é que tens essa visão da importancia transcendente do Adriano nos golos do Porto em Aveiro e não a tens do golo do Porto com o Chelsea, que nasce de uma grande jogada do Postiga, ou de dois dos golos do Porto frente à Naval que também tiveram a preciosa contribuição dele?

2/3/07 12:13 da tarde  
Blogger lucho said...

Respeito a tua avalizada opinião.
FCP em black out? vejam no meu blog:)

2/3/07 12:43 da tarde  
Blogger Hugo said...

Um grande exemplo desses guarda-redes temperamentais dos anos 80 é o Pfaff que tão boas recordações nos traz!

2/3/07 12:45 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

E schumaccer!!!

2/3/07 12:48 da tarde  
Blogger lucho said...

sempre q se fala em anos 80 e guarda redes eu recordo Joseph Mlynarczyk...Um senhor! Não era intempestivo mas era um grande redes.

2/3/07 2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho vários comentários a fazer: o primeiro prende-se com a lista de convocados. Nota-se a saida de João Paulo e Renteria. Renteria parece-me que tem de se adaptar à nova realidade (tal como o Mareque). Ja a saida de João Paulo em detrimento de Ricardo Costa só posso aceitá-la pelo peso que este último possa ter no balneário. Rezem a todos os santinhos para que ele não tenha de entrar no jogo!!!
Ausência permanente das convocatórias tem sido Sokota. Que grande confusão anda na zona mais avançada do terreno. Adriano, de dispensável tornou-se possivel titular. Bruno Moraes entra e sai das convocatórias como quem troca de meias. Renteria tem entrado nos últimos jogos. Postiga em má forma... Tudo me leva a crer que isto vai dar que falar nos próximos tempos. Vai ser dificil manter toda a gente satisfeita para aquele lugar. Vamos esperar e torcer que esta seja uma BOA dor de cabeça para o Jesualdo e que a luta pelo lugar seja saudável. Será esta a razão (para além da ausência de Quaresma em dois jogos)pela qual jesualdo aplicou tácticas diferentes da habitual?
Quanto ao Adriano, julgo que ele merece uma oportunidade. Se por um lado será mais desmoralizador para o Postiga ficar no banco, também o será para o Adriano face ao que fez nos ultimos jogos... E fez mais do que o Postiga. Isso não tem nada a ver com a qualidade de um ou de outro. É um momento em que se tem de avaliar a forma em que cada um está... e neste caso o Postiga está mal...

2/3/07 4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

... também assino por baixo, Ricardo. A questão prendesse pura e simplesmente com o momento de forma de um ou doutro.

2/3/07 4:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ninguém está a julgar o postiga e muito menos a considerar que não foi importante este ano ou a dizer que é pior que o adriano. A verdade é que não tem estado em forma e sentar uma vez no banco não faz mal nenhum, até serve para o proteger.J.P.

3/3/07 1:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home