quarta-feira, setembro 05, 2007

3 Vitórias sem Reforços!

Nas três primeiras jornadas do campeonato, o F.C.Porto arrancou três preciosos e inteiramente merecidos triunfos e em jogos de elevado grau de dificuldade: Braga fora, Sporting em casa e Leiria fora. Mais... sem a ajuda de reforços. Esta atitude de Jesualdo de não lançar os reforços tem sido vista, no mínimo, com alguma desconfiança por parte de alguns adeptos do FêCêPê. A não inclusão de reforços na estrutura inicial da equipa é vista como a consequência da falta de qualidade desses jogadores e por inerência da incompetência da SAD na política de contratações.
O julgamento prévio e por antecipação da qualidade dos jogadores não é exclusivo dos adeptos portistas, mas nós, à conta dos exemplos tidos em tempos muito próximos devíamos ter muito mais cautela e paciência nestes juízos facciosos e sem ponta de racionalidade.
Eu também estou de algum modo desapontado com Mariano Gonzalez, esperava mais de Leandrinho, estou ansioso por ver Farias, acredito na qualidade de Bollati e de Stepanov e acho que Edgar pode ser útil em determinadas situações de jogo... mas é preciso em primeiro lugar dar estabilidade e consistência ao grupo de trabalho. Penso que é isso que Jesualdo está a tentar fazer... ele está a tentar ganhar a confiança e a solidariedade do seu grupo de trabalho, coisa que de algum modo não conseguiu inteiramente na temporada transacta. Dizer-lhes: "Quem vem tem que mostrar que é melhor do que quem cá está para entrar na equipa" é uma forma de conquistar um grupo que como se sabe é dominado por quem se encontra há mais tempo dentro dele. A entrada de João Paulo em Leira é sintomática dessa atitude de Jesualdo... a primeira oportunidade aquando de uma lesão foi para um jogador com qualidade mas com falta de oportunidades no passado, em vez de lançar uma contratação de 4 milhões de Euros. Pode-se argumentar: Puxa... gastou-se tanto dinheiro para um central que é 4ª opção? E eu contra-argumento: E no João Paulo não se gastou dinheiro? O rapaz não tem qualidade? Vamos desperdiçar um bom jogador por falta de oportunidades? O mesmo sucede para outras posições e jogadores. Bollati, tal como Leandro Lima vai surgir naturalmente... especialmente em jogos da Champions; Farias vai afirmar-se como grande avançado; Stepanov surgirá gradualmente; Tudo isto sem atropelos e injustiças em relação a jogadores que estão cá há mais tempo, têm qualidade e ajudaram na conquistas de títulos.
Há neste momento uma situação que me deixa perplexo e não consigo perceber: Postiga! Entrou em Braga e com o Sporting, tendo cumprido a sua função ajudando à conquista dos três pontos em ambas as ocasiões... como a sua não convocação para Leiria? Há algo que não está bem explicado nesta situação e era bom que Jesualdo pudesse explicar.

Não sei porquê, hoje lembrei-me desta montagem feita há bem pouco tempo:

18 Comments:

Blogger JRP said...

Assino por baixo, Aníbal.
Abraço.

5/9/07 10:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não podia estar mais de acordo, boa visão da realidade portista.

Só um reparo se for permitido, o Postiga é assunto interno do plantel do Porto, espero nunca o ver discutido em publico

o que interessa é o todo, o grupo, não individualidades...

5/9/07 11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excelente!
Quanto ao Postiga, o assunto é estranho. Se o assunto for de caracter disciplinar, parece-me que deve ser discutido dentro do grupo. Mas recordo a situação do Adriano no ano passado e que nos deixa duvidas quanto á forma de lidar com os jogadores por parte do Jesualdo. De dispensado (não convocado numa série de jogos) a titular vai uma grande diferença...
Em qualquer dos casos saliente-se a postura dos jogadores: nunca vieram para a comunicação social arrotar postas de pescada! Nem eles nem os pais deles :)

5/9/07 11:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

se calhar ao Adriano fez bem ser picado

5/9/07 12:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Algo se passa com Postiga de certeza absoluta. E não é um problema técnico. Caso contrario na logica de Jesulado ele seria a primeira opção, antes de Tarik e antes de Edgar. Para alem disso esteve bem nos dois jogos em que entrou. Há quem fale que ninguem o suporta no balneario, que esta semana não fez a pt de um corno nos treinos, que é mimado e mau companheiro...etc, etc, etc . A verdade só o grupo sabe e espero que assim continue. Esta é a atitude dos dragões. Problemas são para serem resolvidos lá dentro. Temos o direito de ficar curiososos, mas não o direito de exigir explicações a quem quer que seja.
Deram muito enfase à frase de Jesualdo. " Quem cá está tem que fazer melhor que os que chegaram para entrar na equipa" Qual a diferença ?
A frase dele apenas serviu para motivar as tropas e para por em sentido os miudos que chegaram. Que sentido faz alterar a euipado campeao nacional ?
Deixem de ter visão curta e nao vejam coisas aonde elas nao existem. Não se trata de nenhum recado para SADs nem coisa alguma. No Porto joga quem esta melhor e até ver ninguem opde reclamar, 3 jogos, 3 vitorias em 3 jogos que ano passado representaram 3 derrotas. Não estou ansioso por ver Stepanov nem Leandros, nem Lino. Quero é vitorias e espectaculo e já agora que os pardais sejam calcados e calcados, jornada apos jornada.

5/9/07 1:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e repararam q ontem conseguiram meter numa reportagem no estágio da selecção nacional, o caceteiro do petit a falar do estupendo estado de forma do puto rui costa...
tanta acção psicológica para tentar levantar o moral dos rosinhas...

5/9/07 3:44 da tarde  
Blogger .:GM:. said...

Parabens pela clarividência patente em todo o post. Ainda não tinha lido uma defesa tão boa quer do posicionamento de Jesualdo, quer dos novos reforços. No entanto, permanece a dúvida: o que se passa com o Postiga?

http://fcmangalhoes.blogspot.com

5/9/07 7:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

POOOOOOOOOOOORRRRRTTTOOOOOOOOOOOOOO

http://www.voteyourteam.com/

Vamos elevar o nome do nosso Grande FC PORTO.

Votem agora, e 1 hora depois podem voltar a votar.

Mas votem mesmo.

6/9/07 12:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ó Aníbal, há já muito tempo k ando para t dar os parabens.o clip tá fantástico.nao m podes dizer como s chama a música?e já ag como faço pa gravar o video no meu pc? acho k esse foi o dia mais feliz da minha vida...eh eh eh...
saudaçoes portistas,
ass:ki

6/9/07 12:59 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Campeão,compra Tempo"

O ruído em redor dos reforços do FC Porto não faz sentido. Ao escolher um onze que já conhece, Jesualdo dá corpo ao sonho de todos os treinadores: começar a temporada com uma equipa estruturada, tranquila, capaz de entender e executar as suas ideias. O campeão já derrotou três adversários que lhe custaram nove pontos no ano anterior e nota-se que a equipa está melhor a cada partida. Quanto aos reforços, entram devagar, ao ritmo ideal. Se tudo estiver a decorrer bem, estarão por esta altura a compreender o clube, os colegas e, sobretudo, o que o treinador quer de cada um deles. O tempo é um bem escasso no futebol. O que Jesualdo Ferreira conseguiu neste arranque perfeito de Liga foi comprar algum, sobretudo para os jogadores novos. Claro que chegará o dia em que a equipa vai mesmo precisar que digam presente e aí veremos se o campeão tem margem de crescimento ou se é capaz de jogar ‘apenas’ ao nível da época passada.

6/9/07 2:11 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

ehehehhe

A música é de Rob Dougan "will you follow me instrumental version".

Para fazeres Download do vídeo a única forma que eu conheço é através do Mozzila, com o plugin Download Helper... saca-se o Vídeo em formato FLV e depois com um FLV Player (Wimpy por exemplo) vê-se o vídeo.

Abraços.

6/9/07 9:52 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Disseram-me agora que com o novo IE, a instalação do real audio player também dá para gravar os vídeos.
Desconhecia...

6/9/07 12:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito obrigada Aníbal
saudações portistas, ki

6/9/07 1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, concordo totalmente! Vamos ter calma com os reforços.

6/9/07 8:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vamos todos receber com aplausos delirantes todo o elenco do famoso filme, Corrupção, pois dizem, estão apenas a fazer o seu trabalho.
Na euforia, podia um pugislista recebê-los de modo mais amigável e fazendo apenas também o seu trabalho, por-lhes os olhos na nuca.

6/9/07 9:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Próximo trabalho do Nicolau Brayner é ir á bilha á mãe dele," mas ó mamã, isto é apenas um trabalho..."

7/9/07 6:47 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

Grande entrevista do Lucho hoje no Jogo. É grande dentro e fora dos relvados o nosso capitão!
Férias? Descanso? Vejam que ele diz...

10/9/07 10:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quase sem "reforços".

É verdade que o Nuno já foi da casa, mas é "reforço" desta época.

11/9/07 11:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home