segunda-feira, setembro 29, 2008

FCP 2 - Paços 0

Este post vai inteirinho para o Aníbal Letra, porque infelizmente não pode ver o jogo e porque eu sei que ele até confia nas minhas análises.

Para começar o FCP alinhou com algumas novidades, nomeadamente Tomás Costa, Farias e Lino para os lugares de Lucho, Fucile e Mariano.
A inclusão de Lino no lado esquerdo da defesa possibilitou em termos ofensivos a escoação do jogo pelo lado esquerdo, de forma progressiva. Isto foi notório em todo o jogo mas especialmente nos primeiros 30 minutos.
A primeira meia hora de jogo foi sem dúvida bastante boa. Raul Meireles, Lino e Rodriguez estiveram num plano destacado sendo que Lino esteve absolutamente demolidor. Destes 30 minutos surgiram enumeras jogadas de perigo e golo que com um Lisandro mais acertado a rematar e com mais um jogador em campo (jogamos com 10, Farias infelizmente não existiu e deve ter queimado a ultima oportunidade) e teríamos certamente resolvido o jogo nessa primeira meia hora.
Fizemos pressão constante, recuperamos imensas bolas e jogamos sempre para a frente. No primeiro minuto de jogo já tínhamos uma situação de perigo e um canto, isto para dar alguma expressão à intensidade com que entramos.

Foi um começo verdadeiramente promissor. Depois, chegou a meia hora de jogo e de uma forma inexplicável fomos perdendo gradualmente o controlo do jogo. Não é que o Paços fosse criando perigo, mas algumas situações, com um ultimo passe diferente poderiam ter sido perigosas.
E isto foi o que se viu até na segunda parte, o Hulk ter marcado o segundo golo, fruto de uma jogada muito interessante da equipa, com Guarin a lançar Hulk e a desmarcar-se na direita, Hulk a isolar Meireles na esquerda e depois a finalizar. Até lá o jogo era uma incerteza, mais pela precariedade do 1-0 do que propriamente da capacidade do Paços (e especialmente do seu treinador, que bem espelha o grande problema do futebol português - falta de coragem e de vontade de vencer dos treinadores).

E agora, explicar o porquê deste comportamento? Para mim é falta de capacidade, falta de classe. Mas isso fica para outro post. O que fica para este é a questao do defesa esquerdo:

Alguém me explica, passado uns quantos jogos da saída de titular do Benitez, o que é que os outros fizeram para ele merecer o banco? Absolutamente nada. E se calhar ao fim destes jogos tínhamos um defesa esquerdo consolidado. Apesar do óptimo jogo de Lino contra o Paços, os problemas defensivos que ele apresenta continuam lá. O nosso melhor defesa esquerdo a defender é sem dúvida o Benitez. Com confiança talvez falhe menos passes e ataque melhor.

Mais e Menos:

Mais:
Meireles e Lino - Para mim os melhores em campo (O Lino especialmente pelo que fez na primeira parte)
Rodriguez a subir claramente de forma.
Tomás Costa, não engana ninguém. Vai ser enorme!
Vou mencionar o Fernando, porque continua a jogar a grande nível e porque me faz pensar em quando é que o Pele vai jogar - se é que vai.

Menos:
Farias, horrível em campo. Apenas fez um passe em condições e falhou um golo. Tudo bem que não era uma oportunidade daquelas, mas a bola não entrou. Demasiado amorfo. "Desilusão".
Guarin, este rapaz irrita-me tanto. Eu descortino uma óptima capacidade física e técnica nele, mas os resultados práticos não aparecem.

Pronto Aníbal, foi mais ou menos isto.

6 Comments:

Blogger Aníbal Letra said...

Obrigado Michael! Confio mesmo... :)))
A vitória era o mais importante mas é preciso começar a consolidar uma equipa. Mesmo em bom plano, não creio que Lino seja uma aposta regular para o onze inicial...
Não percebo porquê, Jesualdo não ter apostado em Hulk de início... e ter dado a Faria esta oportunidade, quando era Hulk que entrava sempre... não percebo!!

29/9/08 2:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou de acordo com o anibal letra, o lino não é para o onze inicial mas tambem não arriscaria no benitez para o resto do ano, mas acho que cometeram um erro na pré-epoca a venda de marek chec, eu pessoalmente até gostava dele, penso que deveriamos ter vendido o lino e não o marek.

Gostaria que o farias fosse emprestado ou mesmo vendido, acho que não tem o que é preciso para vestir pelo porto.

29/9/08 9:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Farias tem mercado na Argetina era despachá-lo imediatamente!

Quanto ao Lino vs Benitez a minha opinião é bastante simples: em jogos como o do Paços, em casa, o Lino serve perfeitamente porque não precisa de defender muito e ataca bem. Já o Benitez consegue defender mas quando passa o meio campo só faz disparates.

Conclusão: ir buscar um lateral esquerdo ou dizer ao Benitez só para defender e dar mais liberdade ao lateral direito.

Quanto ao Pele acredito que só tenha vindo para que o negócio do Quaresma se concretizasse porque de momento não vejo posição onde se possa encaixar a não ser que tenhamos lesões mas estou cá para ver.

Abraço

29/9/08 10:50 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

O grave do Farias é que é a única "alternativa" (???) que o treinador e a SAD deixaram no plantel para aquela posição!
Não é que eu acreditasse muito em Adriano, Postiga, Renteria, etc. mas ficar refém desta mosca morta...

Quanto ao Lino tem alguns méritos mas não dá para o FCP. Não sabe defender nem pressionar, tem um razoável pé esquerdo mas é extremamente limitado nos movimentos. Mesmo a atacar...
Como o Fucile já à muito tempo que me parece que anda a passear no FCP (o jogo do Rio Ave foi só mais um exemplo...) a melhor alternativa é o Benitez. Só que no Dragão encarregaram-se de o queimar ainda antes de aquecer o que não ajuda...

29/9/08 11:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Li o teu post e não concordo como algumas questões, também mau era se toda a gente tivesse a mesma opinião.

Não concordo quando dizes "A primeira meia hora de jogo foi sem dúvida bastante boa" no máximo dos máximos acho que foi razoavelmente boa, meia hora bastante boa foi no 1º jogo da champions.

Visto bem é somente isto que não concordo, quanto ao Guarin ele ainda é novo tem muito que aprender ainda, mas penso que temos jogar.

30/9/08 2:02 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

30/9/08 1:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home