quarta-feira, outubro 18, 2006

Com atitude... é tão mais fácil!


Image hosted by Photobucket.com4-1Image hosted by Photobucket.com

Num jogo crucial para as aspirações portistas na prova, apareceu um Porto raçudo e dominador não dando grandes hipóteses a um Hamburgo macio que cometeu erros infantis.
Jesualdo Ferreira não caiu na tentação de jogar em contenção e desde cedo o FêCêPê foi para cima da equipa Alemã com Quaresma, Anderson, Fucile, Lisandro e Lucho em destaque pela dinâmica empreendida ao jogo ofensivo. O Hamburgo apenas incomodava de lances de bola parada e meia-distância, aproveitando a deficiente cobertura à frente dos centrais. A pressão exercida pelo meio-campo portista foi sufocante e ao intervalo a vantagem de golos era perfeitamente ajustada ao desenrolar dos acontecimentos. Por esta altura, já Anderson tinha saído lesionado entrando para o seu lugar Jorginho, que fez uma excelente partida auxiliando o meio na pressão e sendo o primeiro na ajuda ao ataque. Na segunda-parte o F.C.Porto voltou a não dar veleidades aos Alemães, marcando mais dois golos numa altura em que o adversário jogava tudo por tudo.
Exibições muito positivas de: Bruno Alves, Fucile, Lisandro, Postiga, Quaresma e Lucho.
Dia 1 de Novembro, na Alemanha é preciso jogar com esta mentalidade e atitude sabendo que o Hamburgo com Van Der Vaart é uma equipa completamente diferente.



Melhor jogador em campo - Lisandro Lopez: Exibição à Argentina. Lisandro transpira vontade e determinação... em cada jogada dá tudo o que tem em prol da equipa e essa é uma das características que faltava ao F.C.Porto. Os dois golos não são duas obras primas mas é preciso estar lá, no sítio certo para facturar... e o Argentino lá estava!

Arbitragem - Alain Hamer (Luxemburgo): Má arbitragem! Critério defeituoso na amostragem de cartões. Erros de palmatória: Penalti não assinalado sobre Quaresma, não mostragem de segundo amarelo a Ljuboja no lance do penalti, golo mal invalidade ao Hamburgo, e fora de jogo não assinalado a Postiga no terceiro golo. Muito mau!

Directório de Imagens Actualizado

27 Comments:

Blogger Pedro Reis said...

Pela positiva destaco a grande entrega da equipa. Quando os jogadores do FCP "querem ganhar", especialmente no Dragão, ganham mesmo!

Excelente estreia de Fucile, para um jogador de 20 anos acabado de chegar à Europa e vindo de um campeonato "menor", teve uma óptima prestação. No lance do golo do Hamburgo falhou por meio metro mas naquela fase não era justo exigir-lhe mais. Muito concentrado e ponderado, cheira-me que vai ser um "incómodo" para o meu mal-amado Bosingwa...

Grande jogo também da dupla argentina (quem é que os queria no banco, quem era?) e um Quaresma a querer mostrar que é capaz de voltar a encantar.

Destaque obviamente negativo para a lesão do Anderson. Volta depressa mágico!

18/10/06 11:09 da manhã  
Anonymous miguel87 said...

Pedro, eu queria o Lucho no banco, antes do jogo com o maritimo, depois disso já escrevi que ele voltou não á boa forma (porque essa acredito que nunca a vimos desde que cá chegou) mas á forma razoavel que teve no inicio de epoca. Quanto ao Lisandro sempre defendi que era o 2º melhor ponta de lança do porto a seguir ao B.Moraes (viram bem a jogada do 4º golo!?) mas neste momento acho injusto que tanto ele como o Postiga saiam da equipa,por isso o Moraes deve esperar pela oportunidade dele.
Quanto ao Quaresma, que exagero!!!! entao o gajo faz uma assistencia passados 4 ou 5 jogos e já é o maior outra vez!? não só ontem como nos jogos anteriores, bolas que chegavam ao pé dele era sinal de jogadas acabadas incosequentemente, eram zero, nulidade completa - engraçado como poucos minutos antes do lance do golo e de ser substituido com uma ovaçao em pé, já se começavam a ouvir assobios e protestos...é caso pra dizer: "é do caralho srs. ouvintes"!
Quanto ao resto, apesar da equipa ter estado bastante razoavel, é preciso ver que o Hamburgo tá de rastos e até o Maritimo foi mais dificil do que eles. Vamos esperar pela situação do Anderson para alvalade, mas penso que se for o Jorginho a jogar, tamos safos...ele resolve outra vez como na epoca passada! lol

18/10/06 11:42 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

"querer mostrar que é capaz de voltar a encantar" é muito diferente de dizer que ele foi o maior!

Dizer q a actuação dele se resumiu a uma assistência para golo é que é manifestamente má vontade!Pressinou bem e forçou o erro do defesa do Hamburgo no 1ºgolo, sofreu um penalty não assinalado, lutou muito e mostrou garra durante todo o tempo que esteve em campo apesar de nem sempre as coisas lhe terem saído da melhor forma. Eu gostei!

P.S: Também deposito fé no B.Moraes, mas dizer assim de caras que ele é o melhor ponta-de-lança do FCP é muito forçado, pq a realidade é que ele ainda mostrou muito pouco.

18/10/06 12:04 da tarde  
Blogger Xangas said...

excelente crónica, fiel ao que se passou no terreno de jogo.

18/10/06 2:17 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

Destaco um facto relevante: O FCP ontem entrou em campo com uma média de idades de 23,1 anos e com apenas um jogador acima de 25 anos (Helton-28). Se tirarmos o mais velho (Helton-28) e o mais novo (Anderson-18) todos os jogadores têm entre 21 e 25 anos. É obra!

Às vezes esquecemo-nos (eu obviamente incluído) deste facto quando carregamos nas críticas sobre a equipa.

18/10/06 2:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se é portista visite este forum :

http://www.setbb.com/fcp/

ajude esta comunidade crescer.... Participe....

FCP FOREVER

18/10/06 2:51 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

Jesualdo - Excelente !! (Mas já no Algaláxia é preciso colocar o Paulo Assunção !!!)

Bruno Alves irrepreensível !! (enquanto escrevo começa a dar conta que me estou a tornar repetitivo...)

Fucile - não engana.

Mas atenção, este Hamburgo é (será antes, foi ?) muito fraquinho...

P.s - Caro Pedro, quanto à média de idades, muito bem observado !!Alías tinha em mente escrever, até ao nosso próximo jogo, sobre essa questão; deixo até aqui uma pergunta cuja resposta poderá ser surpreendente - quem tem a equipa mais jovem, nós ou os verdes ?

18/10/06 3:06 da tarde  
Blogger Dragonis said...

Acabou por ser o jogo ideal para a equipa readquirir a confiança necessária para os próximos jogos e gostei essencialmente da atitude durante todo o jogo, assim tudo se torna mais fácil. Lisandro voltou a parecer um 'ninja'.
E realmente o árbitro foi uma lástima, imaginem que o jogo tivesse sido equilibrado... Concordo com a análise a todos os lances polémicos, só continuando na dúvida do fora de jogo no golo do Postiga.

18/10/06 3:08 da tarde  
Blogger bLuE bOy said...

Amigo Anibal... ka grande barrigada... até apetece dizer: "foi um consolo!!"
Ai que saudades de uma noite destas... temos meninos, carago!!
Desta vez, o Prof não inventou... colocou as pedras nos seus lugares... Fucile mto bem, sem inventar (Zé, põe-te a pau...)... mal-amado Bruno Alves a crescer, a crescer em maturidade... Postiga com a veia toda... Lisandro a roer os calcanhares dos adversários... etc, etc, etc... ahhh Ganda Noite!!
Quero mais... quero mais!!!
Venham agora os Escamas que até os comemos, carago!!!
Que saudades desta alegria contagiante que me invade a alma... Ti Amo Portooooooo!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

18/10/06 3:12 da tarde  
Anonymous andre said...

Anibal,
parabéns pelo post, pq na minha opinião reflecte com rigor o que se passou.

Apenas gostaria de referir que acho que o Raul Meireles merecia maior destaque.
Fez um bom jogo com pressão, tackes, etc.etc.
O Lucho melhorou mas nota-se que fisicamente não está a 100%, mas que aquele toque de bola não engana, lá isso é verdade...

Vamos ter fé que o Anderson recupera

18/10/06 3:23 da tarde  
Anonymous miguel87 said...

Atenção a euforias, porque nem o Porto está assim tão forte como já querem fazer crer, nem o Sporting é o Hamburg!! confiança e esperança sempre, mas não embadeirem já em arco, principalmente se não houver Anderson!
Quanto ao Raul Meireles esteve melhor ontem do que contra o Maritimo, mas mesmo assim parece-me obvio que ele rende muito mais numa posição identica á do Lucho e não tão recuado como está agora, ele não é nem nunca foi um trinco de raiz, é antes um medio centro tipo Maniche e Pedro Mendes por ex. Além disso, e por culpa do Hamburgo, notou-se pouco a falta de agressividade do meio campo defensivo do Porto, mas ela existe e não é pouca; Assunção em forma precisa-se!

18/10/06 3:40 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Sim... concordo com o miguel87. O Porto não fez uma exibição assim tão fantástica. Foi bom, ou melhor, óptimo, mas é preciso melhorar algumas coisas essencialmente a nível da estrutura defensiva. O sentido posicional de Raul Meireles não é muito famoso e isso nota-se aqui e ali nos espaços que são dados aos adversários à frente da área.

Em relação à lesão do Anderson, espero bem que recupere mas também não entremos em dramas. Em Alvalade podemos jogar com um meio-campo: Assunção, Meireles, Lucho ou Assunção(Meireles), Lucho e Jorginho.

O Sporting previligia o jogo interior, pois tem um jogo exterior muito fraquinho... por isso é necessário que Jesualdo jogue com alas em Alvalade. Mas isso fica para mais tarde.

EM relação ao jogo de ontem, ainda ninguém aqui falou, mas o Jorginho fez uma excelente partida. Muito boa mesmo!

18/10/06 4:14 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

A nossa média é mais baixa: O SCP deve entrar hoje em campo com uma média de 25,4 vs a nossa de ontem de 23,1. Aliás, provavelmente é a mais baixa de todas as equipas da CL e da Liga Bwn...

18/10/06 4:14 da tarde  
Anonymous vlk said...

bom jogo do Porto sem duvida, concordo com o Anibal, tendo atitude é tudo mais simples, e essa foi a grnade difrença em relaçao oas ultimos jogos... isso e o hamburgo, q de facto está num momento muito mau..

Pedro Reis, quanto ao lucho, ele esteve muito bem sem duvida, m isso ñ invalida q tenha estado menos bem nos ultimos tempos, eu tb acho q o lucho é quase intocavel m defendi q ele poderia ir ate ao banco simplesmente pra poder descansar( se fosse esse o problema, visto q quase ñ fez pre-epoca) e voltar ao seu nivel rapidamente!

é q nos ñ temos so 11 jogadores, nem somos como o otário do Brasileiro q poem sempre os mesmos a jogar independentemente da sua condiçao!

mençao honrosa tb pro quaresma, q felizmente ñ foi o mm do jogo com o maritimo! é uma pena q ñ jogue sempre assim, claro q continua a perder 1 bolas q ñ devia, m se assim ñ fosse tb ñ fazia jogadas como a q fez pro golo do postiga..

quanto ao fucile, gostei... de o ver a atacar, porque a defender ñ deu pra ver, mas com o sporting o assunto vai ser outro..

18/10/06 4:18 da tarde  
Anonymous joão said...

aníbal, para a equipa jogar em contenção o jesualdo ainda tem que a ensinar como! porque este fcp só sabe jogar p'ra frente (à la adrianse)! destaco negativamente:
1º)o facto do hamburgo ter jogado 22 minutos sem lateral esquerdo!! mas neste "4-3-3 abixanado" do professor (em que um dos extremos é falso(ontem foi o lizandro em vez do postiga!)) não houve espaço para aproveitar o convite.
2º) o quaresma de bola parada no lado direito continua a não conseguir centrar (para quê insistir?).
tudo o resto foi excelente, estamos a crescer.

18/10/06 4:41 da tarde  
Blogger O Situacionista said...

Pois é Pedro, pois é...

18/10/06 6:10 da tarde  
Anonymous Tripeiro said...

Grande jogo do FC Porto como já não se via para a Champions à muito.
Atacamos do primeiro ao último minuto, e desta vez marcamos. Gostei muito do Fucile. Não esperava que fosse ele a jogar. É um grande jogador e muito seguro.
Bruno Moraes também entrou muito bem ao fazer aquela grande assistência para o Lisandro.
Azar foi a lesão do Anderson. Espero que não seja muito grave. Faz muita falta à equipa.

Um Abraço,
Tripeiro
http://anti-lampiao.blogs.sapo.pt

18/10/06 6:52 da tarde  
Anonymous ricardo n said...

Anderson não joga em alvalade. Pelo que vi, alinhava (do meio campo para a frente) com Lucho, Meireles, Assunção, quaresma, lisandro, postiga. O resto parece-me óbvio.

18/10/06 7:19 da tarde  
Anonymous RicardoFerreira said...

Parabéns pelo post,é um bom relatório sobre aquilo que se passou dentro das quatro linhas.É sem duvida um bom trabalho.Realmente,nós Portistas não deveremos levantar os pés do chão nem entrarmos já com ideias de "já estamos a jogar à Porto","o Quaresma voltou..." ou ainda "Este meio campo é o melhor e a equipa é a mais jovem e melhor do campeonato!", meus senhores se pensarmos bem a juventude em grandes momentos pode ser uma desvantagem,por isso calma...O Quaresma,jogou melhor mas atenção que a defesa do Sporting não é uma defesa adaptada do Hamburgo...será que o Raúl Meireles que é um excelente jugador na posição "8" conseguirá uma adaptação rápida a trinco?Quem viu o jogo ontem reparou com certeza nele a colar-se entre os centrais e a abrir um buraco para remates a meia distâcia e outro pormenor...Pela regra,um trinco deve compensar a falta de lateral,quando este sobe...Quem compensou geralmente foi Lucho...Será uma ideia do Prof.Jesualdo? Fucile entrou bem e nota-se que sabe tratar bem a bola e joga à sul americana, garra e posicionamento, sabe atacar e a defender parece-me um pouco limitado quando se encontra com um extremo destro pelo seu flanco...Mas com uma grande margem de progressão.Pela minha ideia devido à lesão de Anderson,voltaria como já li aqui com o triângulo Lucho;Raul e a trinco Paulo Assunção para dar estabilidade apesar de perdermos criatividade e profundidade em termos de bolas nas costas dos defesas...Que o Porto repita a eficácia,a boa exibição,os 3 pontos em Alvalade e que nos continue a encher de alegrias!

Um abraço para todos os Portistas!

18/10/06 7:59 da tarde  
Anonymous zerosario said...

Anibal
Na previsão que fiz do resultado de ontem, esqueci de dizer que era da 1ª parte.
Parabéns pelo comentário.

18/10/06 9:35 da tarde  
Anonymous O gajo said...

OH Ricardinho ferreirinha, tu pareces-me um bom rapaz mas iludído pelo diz que disse, ganha juizo e comenta com mais isenção, tu apareces nos sites vermelhos a falar bem do Petit e agora tens a lata (ou baba e ranho) de vir aqui comentar?

Fica-te por aí, os portistas não precisam de ninguém de fora, os vermelhos adoravam que o Pinto fosse o Presidente deles, claro que isto é verdade, em menos de 3 décadas, ultrapassamos o benfas em tudo e o Salazar já morreu.

18/10/06 10:32 da tarde  
Anonymous o verde said...

Ó Gajo, o que andas tu a fazer nos sites vermelhos?

18/10/06 11:05 da tarde  
Anonymous RicardoFerreira said...

Ó Excelentíssimo Gajo,não sei porquê mas pareces-me um mouro a sofrer "dor de corno" por nós termos Pinto da Costa como Presidente e não um tótó aos soluços com orelhas de jumbo...
Infelizmente ou felizmente para ti não era a minha pessoa que tu pareces ter encontrado nas tuas pesquisas ou investidas nos sites vermelhos a fazer o impossivel...Elogiar o Pitbull...Talvez quem tenha escrito seja o nome que esteja por de tras de um tal O Gajo com toda a sua baba e ranho...
Mas tens razão, os verdadeiros portistas não necessitam de ninguém vindo de fora,e os que aparecerem a gente trata deles...Quanto à minha isenção,é defender as cores do Porto!

19/10/06 1:33 da manhã  
Blogger Pedro Reis said...

anda por aqui muita poluição...
para quem não sabe, este blog é "smoke free"! lol

19/10/06 4:23 da tarde  
Anonymous O gajo said...

Óh Verdinho!

Vai lamber os frangos do Ricardo e cala-te.

Quanto ao Sr Ricardo Ferreira, devo dizer o seguinte:

1. Se o confundí com merda, peço desculpa.

2. Vou aos sites vermelhos, tal como vou à casa-de-banho cagar, cada coisa no seu sitio.

3. Insultos gratuitos não fazem parte da minha educação, tenha tento na lingua.

4. Se defende o FCP, dou-lhe os meus parabéns, isso é sinal de lucidez, isenção, inteligência e heterossexualismo.

5. Acabou o periodo de antena.

Abraço a todos os portistas e em especial ao Pôncio Monteiro, ele está quase pronto... preparem-se!

19/10/06 10:39 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro o gajo:

Este é um local onde a boa educação impera e qualquer opinião é aceite logo que seja dada com educação. Os adeptos de qualquer clube são aqui bem vindos se quiserem discutir com educação.

Qualquer comentário deve ter isso em conta, sob pena disto se tornar num espaço onde os insultos prevalecem ao debate de ideias. Mantenhamos por isso no campo das ideias e quando for mesmo necessário usar palavrões que não o seja como um insulto, caso contrário o Comentário será eliminado.

Obrigado,
Aníbal

19/10/06 11:42 da tarde  
Anonymous RicardoFerreira said...

Respeitando este blog,quem o faz e quem o frequenta...não vou responder ao Sr. O Gajo.

Abraço a todos os Portistas

20/10/06 2:20 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home