Ídolos de Outrora - Pavão

A chamada à equipa principal do F.C.Porto não tardou, chegando com o tempo a capitão e assumindo-se como a estrela da companhia, facto que só perdeu com a contratação do fantástico Cubillas. Pavão era um ídolo para maior parte dos portistas!
Diz quem o viu jogar que era um jogador genial dotado de uma visão de jogo impressionante e que só o facto de vestir de azul e branco o impediu de atingir uma maior dimensão a nível da Selecção Nacional de futebol.
No dia 16 de Dezembro de 1973, o F.C.Porto recebia o Vitória de Setúbal, equipa treinada por Pedroto, para a 13ª jornada do campeonato. Aos 13 minutos de jogo, quando o FêCêPê já ganhava e as bancadas estavam em festa já que o Vitória era uma das melhores equipas do campeonato, Pavão faz uma abertura para Oliveira e cai inanimado.

No final do encontro, alguém falou ao estádio através dos altifalantes e confirmou a morte de Pavão. Diz quem lá esteve que foram momentos de arrepiar quando um silêncio sepulcral tomou conta de milhares de pessoas ao mesmo tempo que jogadores e técnicos procuravam consolo no colega mais próximo!
Foi com toda a certeza, o dia mais triste do Estádio das Antas e um dia que muitos portistas não esquecerão!
3 Comments:
Excelente Aníbal!
A tua iniciativa de trazer á memória alguns dos nossos antigos craques é salutar.
Não conheci o Pavão, mas já tinha ouvido falar dele. Até hoje permanece um símbolo Portista.
Saudações Portistas
E hoje a sua memória continua bem presente no chão da area circundante ao dragão, onde a sua medalha é uma das 25 (?) que simbolizam as personagens / momentos mais importantes da historia do clube.
Excelente post. Já agora , o que é feito da estátua em sua memória que estava junto ao Estádio das Antas?
Enviar um comentário
<< Home