terça-feira, abril 10, 2007

Futebol Clube do Porto

Há momentos em que um adepto de futebol, mais concretamente um Portista, se apercebe da beleza e de quão fantástico é ser do Futebol Clube do Porto. Há momentos em que nos damos conta da sorte em termos nascido azuis. Do prazer que se retira em ser Portista. Do valor das vitórias e das conquistas. Algo que nenhum outro clube, em Portugal, pode sentir.

Um desses momentos aconteceu ontem, aos 90' do Beira-Mar/Benfica. Ou melhor, o momento foi acontecendo, a partir do golo do Delibasic que punha o Beira Mar em vantagem. A seguir a esse golo, seguiram-se estas belas situações:

- Um penalti inexistente a favor dos vermelhos com o árbitro a acompanhar o lance por trás. Simão Sabrosa nem precisou de fazer uma grande actuação teatral. Até já ia a cair antes de tentar provocar o contacto.
- Ouvir o locutor da TVI a garantir a pés juntos que seria penalti. "Evidente!", dizia o respeitável senhor!
- Fora de jogo aos jogadores do Beira Mar que se encontravam no seu próprio meio-campo, impedindo que se isolassem.
- Uma entrada violentíssima de André Luiz à entrada da área vermelha, onde Lucílio Baptista nem sequer falta assinalou. (O cartão amarelo era evidente, mas já vi jogadores serem justamente expulsos por muito menos)
- 3 minutos de desconto transformados em 6 minutos (fosse antes do 25 de Abril e teriam sido transformados em 20!)
- Faltas inexistentes marcadas a favor do benfica.

Momentos destes repetem-se na história. E continuarão a repetir-se neste país tremendamente centralista (a vizinha Espanha, por exemplo, descentralizou grande parte dos seus acontecimentos mediáticos com os resultados que estão à vista).

Enquanto isto, 6 milhões de adeptos espumam porque "diz que o FCPorto comprou árbitros para ganhar ao Estrela" e noutros momentos fantásticos. Vão vivendo de ilusão! Enquanto vão acontecendo barbaridades como o fantástico trabalho de Lucílio Baptista ontem há noite (O que é preciso para o Simão ver um amarelo? Jogar sem fazer a depilação peitoral?) 6 milhões de "vaquinhas do presépio" continuam a falar de um pretenso golo que Vítor Baía terá sofrido (que depois de milhares de repetições ninguém consegue dar uma resposta 100% segura). Enquanto Luís Filipe Vieira, o salvador da pátria, profere declarações insultuosas a torto e a direito, parecendo ter carta branca para isso, ofendendo instituições do estado, nós, Portistas, vamos gramando com arbitragens como a de Leiria, com não sei quantos jogos seguidos sem que marcassem um penalti a nosso favor, com o desdém da imprensa e de grande parte da população e com o fraco reconhecimento por parte das autoridades máximas do país em relação ao fantástico trabalho que o nosso clube desenvolve além fronteiras.

E é por estas e por outras, que ser do Futebol Clube do Porto é fantástico. É por estas e por outras que ser azul e branco é um exercício e uma homenagem à justiça, à persistência, à liberdade e ao orgulho. E este sabor, este sentimento, é ainda mais intenso e delicioso, sabendo que grande parte da população nunca na vida irá sentir o que nós sentimos. É provavelmente isso o que despoleta tanto ódio em relação ao Azul e Branco.

Continuemos a ganhar.

23 Comments:

Blogger Ricardo said...

Excelente post. Eu, que sou de Lisboa, ando a dizer isto há mais de 30 anos (desde que aprendi a falar, mais ano menos ano...)

10/4/07 2:49 da tarde  
Blogger JRP said...

Na mouche.

10/4/07 3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

depois disto só falta dizer:
"Mái náda!!"

10/4/07 3:03 da tarde  
Blogger Unknown said...

Caro Anibal Letra

Está visto que a Páscoa libertou a inspiração da escrita. Excelente post, que já não tenho adjectivos para o classificar, muitos parabéns.

Por brilhantes posts, tanto este como o anterior, tomei a liberdade de os colocar na caixa de comentários do blog (http://portistasdebancada.blogspot.com/), pois achei de grande oportunidade. Desde já peço desculpa se eventualmente não achar conveniente, e os retirarei imediatamente.

Saudações Portistas

10/4/07 4:07 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro F.C.limpa tudo:

Agradeço os elogios, mas este último Post é do Michael Knight.

:D
Não vejo inconveniente nenhum! Desde que o conteúdo não seja violentado, pode-se fazer deles o que se quiser. Abraço.

10/4/07 4:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

EXCELENTE POST.
PARABÉNS!!!
Já agora, quanto ao golo fantasma e à histeria galinácia dos "6 milhões da treta", com a vegonhosa CSocial à frente na CRUZADA anti-FCPORTO, lembremos a época de 2001, creio, com o golo LIMPO de canto que o Clayton marcou, mas que o fiscal de linha, (não foi o mesmo do golo off-side de há duas semanas?) parado e em posição sobre a linha de fundo e sem interferências, não viu o Bossio tirar bem dentro da baliza. GOLO que se viu logo na televisão, sem ser necessário recorrer a tecnologias especiais.

Aqui não houve coro de protestos, nem DVD, nem investigações... Tudo normal no paralelo junto ao Tejo!!!

É, de facto, também por isso que AMO ser PORTISTA, mas como não sou masoquista...

No último campeonato roubado (2003/2004) foi o RIO AVE que desceu com aquela arbitragem bizarra de golo limpo na baliza lampiona, que uma vez mais um fiscal de linha não viu lá bem dentro, a que se seguiu um golo do mantorras em golpe de Karaté, lembram-se? Tudo na sequência de outras peripécias como o célebre jogo com o "satélite" Estoril a jogar no Algarve, com árbitro de botas encarnadas emprestadas e fiscal de linha dos encontros/conversas que continuou a manter no célebre restaurante Sapo de Penafiel com o amigo e não menos grotesco veiga.

Mas, sim, há sempre um mas, o que mais me dói, ainda por cima tendo que aturar os benfas diariamente, é que com todas as "atrocidades" contra o nosso FCPORTO, não haja uma voz firme na SAD que os ponha no lugar, que também "dite" a agenda da CSocial.

Espero que por pouco tempo. Não gosto da estratégia, mas não detenho todos os dados que possam justificar esta atitude, logo fico na expectativa de que haja razões para tal, embora, repito, me custe.

Como sempre, temos que ser muito melhores, e somos. Por isso, voltaremos a ser CAMPEÕES!!!

10/4/07 4:17 da tarde  
Blogger Unknown said...

Michael Knight, peço-lhe imensa desculpa, como pode verificar foi tudo um quiproquó. Os elogios são extensivos também a si, pelo brilhante post.

Cumprimentos

10/4/07 4:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Brilhante

10/4/07 6:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Michael Knight os heróis são os nossos dirigentes, atletas e porque não todos nós que há décadas temos que suportar essa cambada de frustrados incompetentes.
Eles até para terem idolos têm que recorrer às ex-colónias ou às águias espanholas.
É deixá-los praticar roubos e pilhagens como as de ontem que mesmo assim não vão lá.
E viva a sempre Mui Nobre e Invicta Cidade do Porto e todos os que não se revêm nos métodos nojentos e fraudulentos dessa corja da Capital.

10/4/07 6:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O post está muito bom e obviamente que subscrevo.

Apenas um detalhe: não é André Luis mas sim David Luiz. André Luis já jogou no SLB 2 époas atrás (depois foi para o Marselha e agora acho que está no Brasil)

Abraço

10/4/07 10:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Dragão Lisboeta Essa do Rio Ave ainda me está atravessada!!!Fomos enviados para a 2ª pela dupla de vigaristas VEIGA/VIEIRA

10/4/07 11:31 da tarde  
Blogger Karl Macx said...

Caro Michael Knight,

Esse é o tipo de retórica positiva que nos faz avançar, que nos faz enfrentar as dificuldades com a mesma ligeireza com que despachamos adversários. Essa é a retórica que nos arrepia os cabelos da nuca, que nos faz sentir vivos e prontos para a luta, que nos impele para a grandiosidade das glórias internacionais, e que nos faz chorar de raiva nas derrotas.
E, porque o FCPorto, mais do que um clube é, para mim, a sublimação do ser nortenho, descentralizado, fazendo "manguitos" para os senhores de Lisboa, digo-lhe, caro Michael: Continuemos, pois, a vencer, pois vencendo seremos unidos e unidos, venceremos novamente.

11/4/07 12:06 da manhã  
Blogger lucho said...

Coloquei no meu blog um comentário de um leitor q esteve presente no torneio da pontinha em Infantis... Leiam e escandalizem-se. é PREciso divulgar esta falta de educação dos adeptos slb's... OS miúdos do FCP ouviram das boas...Uma tristeza...

11/4/07 11:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ganda Karl Macx, é por termos adeptos como o senhor que tenho a certeza de nunca, mas mesmo nunca sermos subsjugados.
Excelente.

"E, porque o FCPorto, mais do que um clube é, para mim, a sublimação do ser nortenho, descentralizado, fazendo "manguitos" para os senhores de Lisboa, digo-lhe, caro Michael: Continuemos, pois, a vencer, pois vencendo seremos unidos e unidos, venceremos novamente. "

11/4/07 11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Michael Knight... grande, grande post! Ser Portista é exactamente aquilo q retrataste! Post 5 estrelas, do melhor que ja vi por aqui. Vamos encher Coimbra, ganhar e partir para o Título mais determinados que nunca. Não nos cansemos de ganhar. Eu estarei em Coimbra, de muletas, após ter sido operado à 6 semanas ao joelho, mas tinha q ir. FORÇA PORTO!

11/4/07 12:20 da tarde  
Blogger Michael Knight said...

Obrigado pelos comentários!
:)

12/4/07 11:16 da manhã  
Blogger Pedro Botas said...

Muito bem dito, Lindo!

O benfica está a ser novamente levado ao cólo, só não vê quem quer.

13/4/07 11:38 da tarde  
Blogger Pete said...

Retratado todo o sentimento que é ser portista. Brilhante.

Um Abraço e saudações portistas.

14/4/07 2:29 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ate corcordo em parte com o teu post ate porque a maioria dos casos em que falaste tiveste razao. no entanto esqueceste-te de referir a coisa mais importante: ser do FCP é cada vez menos ser do porto e cada vez mais ser contra o benfica. sou benfiquista assumido ha 19 epocas e 9 meses de escuridao e orgulho-me disso. no entanto recuso-me, acima de tudo, a criticar outros clubes para defender a minha escolha clubistica, pois o clube nao se deve escolher mas sim sentir! é por isso que reprovo em grande parte a massa adepta ao FCP...gente que canta no seu proprio estadio "fdp SLB..." nao sente amor pelo clube...sente aquela obsessao estupida que na maioria dos casos resulta em violencia (que ou é de mim ou nada tem a ver com o magnifico desporto que é o futebol!!!)
gostava que um dia toda a gente gritasse pelo seu clube pelo amor que lhe dedica...e nao pelo odio estupido que nutre pelos outros...é so o que tenho a dizer...cumprimentos a todos os adeptos portistas (aos verdadeiros adeptos!!) e boa sorte para o resto do campeonato!

18/4/07 10:40 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro António Pereira,

não confunda meia dúzia de indivíduos com a massa adepta de um clube. O facto mais relevante é que quando os ditos indivíduos começam a cantar a melodia injuriosa, o estádio em peso começa a assobiar. Sintomático!

19/4/07 9:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Grande FCP...digam o k disserem o nosso clube é o melhor!...cada vez mais sinto orgulho de ser portista. Só este clube dá as alegrias que todos os adeptos merecem...

O estar no estádio e ouvir as claques a cantar os nossos hinos!...sensação indescritível! Só mesmo o nosso Porto!

14/12/07 9:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

[b]hi all, i found this website and wonder if anyone purchased cookbook software from them ?[/b]

5/7/10 4:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

top [url=http://www.001casino.com/]online casino[/url] brake the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]casino las vegas[/url] manumitted no store perk at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatchcasino
[/url].

31/1/13 6:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home