segunda-feira, abril 09, 2007

Porque será?

Ao longo da história, exemplos não faltam de verdadeiros heróis desfigurados pelo povo em algozes, à custa de um ou outro erro que os esmaga para todo o sempre. A gratidão é um sentimento que um povo, como um todo, dificilmente cultiva mas mais impressionante é a velocidade e consistência com que um povo transforma em verdades absolutas pensamentos e reflexões de casa de banho. A idiossincrasia de um grande número de pessoas unidas por interesses comuns é de facto apaixonante… mas infelizmente é também revoltante.

Pinto da Costa é presidente do F.C.Porto há cerca de 25 anos. Conquistou um infindável número de campeonatos e Taças de Portugal, às quais juntou dois títulos de Campeão da Europa e de Campeão do Mundo, para além da Taça UEFA e Supertaça Europeia. Deu dimensão ao clube, aumentou a capacidade do Estádio das Antas, construiu o Dragão, pôs um centro de estágio à disposição do clube, defendeu-o de todos os ataques que sofreu e continua a sofrer e manteve um ecletismo a nível de modalidades amadoras ímpar. Lançou as bases do F.C.Porto do século XXI. Ele foi o melhor presidente que este clube já teve e muito provavelmente alguma vez terá. Claro que para os teóricos de casa de banho, gerir um clube é do mais básico que há… basta contratar bons jogadores e ganhar títulos. A complexidade da obra de Pinto da Costa é ignorada, esquecida e violentada… propositadamente ou não, não quero saber. Colocar um clube de província, como o melhor clube de futebol em Portugal, num país tão massacrado pelo centralismo, é um feito inolvidável e que merece de todos os portistas que vibraram com as vitórias históricas do Porto, uma gratidão intemporal. Apontar-lhe e coleccionar-lhe os erros é um exercício que quem nunca fez nada na vida e se escondeu de todos os desafios, pode se dedicar com estoicismo… mas, para um portista, ignorar a obra deste homem, é muito triste.
Ah… mas agora está velho, cansado e demente!” Demente está quem acredita nestas “estórias” fabricadas pelos que estão ansiosos por vê-lo fora da cadeira.
Ah… a SAD é uma corja de comissionistas, mafiosos e chupistas!” Esta é corriqueira e talvez a acusação mais repetida por essa blogosfera. É uma espécie de facto inquestionável… a SAD é o bicho papão… a hidra de tudo o que de mal acontece ao FêCêPê. Fantástico! Ao falarmos sobre o F.C.Porto faz-se necessário ter alguma elevação, mas sem informação, ou com escassa, há quem consiga ditar sentenças e definir rumos estratégicos e financeiros… há quem consiga afirmar que o melhor para o clube é que venha o Quim, o João ou o António, sem lhe conhecer as ideias, os objectivos ou sequer as intenções de candidatura. Dizem que o melhor é mudar… também concordo! Ganhar cansa… e o melhor será mudar! Há gente que precisa de aprender por experiência própria o que é voltar a ser o clube de província que Lisboa calcava e ludibriava a seu bel-prazer. Precisa de aprender o que era ter um presidente que depois de sermos roubados “ipsis verbis” numa final da Taça, ia confraternizar com o adversário. Mas vocês aprendem!
Muitos defeitos colecciona Pinto da Costa… muitas coisas fez e faz de errado… o que é estranho é tanta gente não portista o querer ver fora do poleiro. A pergunta continua a ecoar na minha cabeça sem resposta aparente: Porque será?

Tenho consciência da minha heresia… reconheço o mal que fiz e a forma despropositada como defendi alguém que não tem defesa possível! Sem dúvida que só a fogueira é digna desta atitude. Sejam rápidos!

50 Comments:

Anonymous Anónimo said...

«Muitos defeitos colecciona Pinto da Costa… muitas coisas fez e faz de errado… o que é estranho é tanta gente não portista o querer ver fora do poleiro. A pergunta continua a ecoar na minha cabeça sem resposta aparente: Porque será?»

Parabéns Aníbal. Conseguiu expressar muito melhor do que eu, tudo o que me vai na alma.
Por ter dado uma vista de olhos pela blogosfera e ver a campanha dos Zirtaevs, cheguei a pensar que grande parte dos blogs haviam feito um complot (nesta época tão normais) para desacreditar no fundo o nosso Clube na pessoa do seu presidente. Cheguei a pensar que também era dos tais.
Pelo lapso imperdoável, as minhas desculpas.

9/4/07 3:19 da tarde  
Blogger JRP said...

Aníbal,

Assino por baixo.
Abraço,
JRP

9/4/07 3:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Na fantástica cidade do Porto vive um povo que não verga, um clube que não desiste e um orgulho que pode ser combatido... mas nunca derrubado!

É isto que eles não podem comprar, Aníbal. Porque há coisas que nem todo o dinheiro do mundo consegue e que os faz espumar de raiva.

9/4/07 3:38 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Antiga, mui nobre, SEMPRE LEAL e Invicta CIDADE DO PORTO.

9/4/07 3:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anibal,

completamente de acordo contigo!
Assino por baixo.

Rui Moreira, Sousa Tavares, Belmiro de Azevedo...!!!! Está tudo louco!!!!!!!!!!!!!!

Estou farto da campanha interna anti-PC e anti-SAD.

BASTA!

9/4/07 4:13 da tarde  
Blogger Porto1969 said...

Assim SIM,valhanos ao menos 1 PORTISTA que tem umas luzinhas,(Alvaro"portogal" tambem)ja estava a ficar f....
P.C. nao e perfeito,nao vai durar sempre,mas nao vejo melhor.
Anibal para presidente.

9/4/07 4:28 da tarde  
Blogger dragaonortenho said...

Finalmente encontro alguém que pensa como eu.No meu blog já exprimi essa opinião e estou realmente farto de ver supostos "portistas" a fazer o jogo do adversário.

Saudações Dragonianas
http:\\dragaonortenho.blogspot.com

9/4/07 6:30 da tarde  
Blogger Unknown said...

Caro Anibal Letra

Subscrevo linha por linha este brilhante post, parabens.

Pensava eu, que andava sozinho a remar contra a maré. Eis que vislumbro este post, que junto com estas palavras "Na fantástica cidade do Porto vive um povo que não verga, um clube que não desiste e um orgulho que pode ser combatido... mas nunca derrubado!" me fazem novamente redobrar o orgulho de pertencer a um Clube dos maiores do Mundo.

Saudações Portistas

9/4/07 8:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OS lampioes já nem com o Lucílio Baptista lá vão...
Nem com um campeonato comprado o vão conseguir ganhar.
Título cada vez mais perto!!!

9/4/07 10:36 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Há que reconhecer que Pinto da Costa é e será o melhor presidente de sempre do F.C.Porto!, da mesma forma que este é o melhor Blogg portista!
Saudações Portistas

Ps- mais uma vez o Benfica não perde porque marca dois golos ''à Benfica'', ou seja, no 1º golo uma chouriçada de ressaltos e remate de Mantorras a ser desviado por um defesa do Beira Mar e a trair injustamente Eduardo, e o segundo de penálti, inexistente e em período de descontos, obra pela enésima vez do Sim(ul)ão. É claro que amanhã só se vai falar do lance do 1ºminuto, que afinal se verificou na SIC ter havido off-side do Nuno Ribeiro, porque Gomes neste caso é alcunha.

10/4/07 12:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Clap Clap Clap
agora que o pdc se encontra injustamente "bombardeado" por uma agência de comunicação liderada pelo sr Cunha Vaz avençado do SLISBOAMERDAEMALFICA/CGDepósitos/Correio da Manhã)
é bom ler o seu texto sr Letra! os verdadeiros Portistas deveriam voltar a entoar os Cânticos Pinto da Costa olé .....
PS. Assisti agora mm à grande exibição do Sr Luzcílio "sibilino" Calabote Batista! Pobre Beira Mar ...ameaçados, amarelados,encurralados e ROUBADOS!!

10/4/07 12:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente!Apesar de alguns erros, recuso juntar a minha voz à de Pinhões,Manhas,Marcelinos,Veigas,
Vieiras e outros que tais.Pinto da Costa é ainda o garante da unidade deste clube e imprescindível.A seu devido tempo se porá a questão da sua substituição.Esse deverá ser um processo ponderado,sempre no interior do clube,de forma a evitar situações traumáticas e de forma a garantir a continuidade deste extraordinário percurso ao longo dos últimos quase 30 anos.A unidade de todos os Portistas é essencial neste momento decisivo da Liga em que vamos assistinto a autênticos escândalos que falseiam a verdade desportiva.Vamos apoiar a equipa de forma massiva, começando já na próxima jornada em Coimbra.

10/4/07 12:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fantastico este "POST" . è que anda por aí,muita gente que diz portista, completamente baralhada.
PARECEM CANSADOS DE TANTA GLORIA!!!...
Quando quiserem pensar o FUTURO(daqui provavelmente a 3anos),pensem primeiro no PERFIL,que um Presidente do FCP,precisa ter e não em nomes.

E È CLARo PARA MIM,que tem que ser alguém,em condições de ASSUMIR " UM DISCURSO DE ROTURA"...

10/4/07 1:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excelente post. De facto, a memória de alguns Portistas é curta. Por muitos defeitos que o PC tenha não nos podemos esquecer que ajudou a transformar o Porto de clube simpático que se «aninhava» perante os «senhores» da capital num clube que deixa os senhores da capital à beira de um ataque de nervos. Mas se esses Portistas de falas mansas acham que o clube deve voltar ao tempo da antiga senhora, que se candidatem e nas urnas veremos quem ganha. Porto Sempre.

10/4/07 9:46 da manhã  
Blogger O Situacionista said...

Caro Aníbal,

Pinto da Costa, olé,
Pinto da Costa, olé,
Pinto da Costa, oléééééé
Pinto da Costa, olé, olééé.....

Será em Coimbra que vamos retomar o bom hábito de "cantar" quem tanto fez, FAZ E FARÁ por nós ?

Este post tem de ser bem divulgado.

10/4/07 10:19 da manhã  
Blogger Fanático said...

O meu Pai também me diz e, com razão, a ingratidão é o pior defeito que se pode ter.

A única questão que coloco é apenas é esta: deve o NGP preparar sucessor, porque não é eterno?

10/4/07 10:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deve-se è nos proximos 3 anos, discutir o PERFIL, do "homem",que precisamos.

"GENTE", que se preocupa,muito, "em ficar bem na fotografia",não serve...

10/4/07 11:17 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Fanático:
"Deve o Pinto da Costa preparar sucessor, porque não é eterno?"

Porque não? Quando alguém está à frente de um clube há décadas e quer o melhor para esse clube, tem um conhecimento privilegiado sobre as pessoas que melhor lhe servirão os interesses. Isto não quer dizer que quando Pinto da Costa abdicar (e eu espero que ainda leve bastantes anos) os sócios devam aceitar sem reservas o nome que o actual presidente apoiar. Nada disso... os sócios têm, ou pelo menos devem, pensar... e não abanar a cabeça incondicionalmente como as vaquinhas do presépio.
Eu acho que quem trabalha actualmente com ele tem uma vantagem grande porque está a beber do seu conhecimento e a aprender com o mestre dos mestres em matéria de dirigismo desportivo. O homem já leva mais de 30 anos de dirigismo desportivo.
Mas tudo a seu tempo... empurrar Pinto da Costa para fora do Porto seria um crime hediondo, mas mais do que isso, um golpe terrível no nosso enorme clube, que outros se saberiam aproveitar de forma eficaz. Tudo tem um timming certo... o Porto ainda precisa e muito de Pinto da Costa.

10/4/07 11:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas tudo a seu tempo... empurrar Pinto da Costa para fora do Porto seria um crime hediondo, mas mais do que isso, um golpe terrível no nosso enorme clube, que outros se saberiam aproveitar de forma eficaz. Tudo tem um timming certo... o Porto ainda precisa e muito de Pinto da Costa.

Nem mais Aníbal. E por muito que Leonor Pinhão, Rui Santos, Marcelinos, Manhas, Cartaxanas, Veigas, Zirtaevs, Luchos e Rui Moreiras, espumem, ainda vão ter que gramar com o grande campeão dos campeões que é Pinto da Costa, ou seja o grande FCP.

10/4/07 12:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

MUITO BOM POST!!!! FINALMENTE ALGUEM COM CORAGEM!! VAMOS VOLTAR A SER PORTISTAS!!! QUERO OUVIR UM "PINTO DA COSTA, OLÉ" EM COIMBRA!!!!

10/4/07 12:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aníbal, andam por aí uns caramelos que querem colocar o Castelo Branco da nossa cidade (Rui Moreira) a todo o custo na cadeira da SAD.
Este fim de semana porque não tiveram Renteria, lá voltaram à carga, já que não tinham mais motivo nenhum para esgrimir.
Pois é, o Lucilio fez o trabalhinho incompleto. Compreende-se perfeitamente a frustração.

10/4/07 12:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"GENTE", que se preocupa,muito, "em ficar bem na fotografia",não serve...

Esses devem-se preocupar em posar bem para a CARAS, MARIA, NOVA GENTE, ANA, MULHER MODERNA, OLA, LUX, etc., para manterem as aparências e os lugares de destaque muito bem remunerados.

10/4/07 12:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tal como não concordo que se comece a "preparar a reforma" ao PdC, entre outras razões porque não há ainda ninguém melhor do que ele para estar à nossa frente e pela lealdade que o Aníbal Letra destacou num dos comentários, também não gosto que se crie um pano de fundo para exaltar o que não precisa de ser exaltado (Pinto da Costa e a sua obra), diminuindo os que o antecederam. Houve concerteza casos pontuais de dirigentes ou situações "macios" demais, mas a generalidade dos dirigentes e adeptos desses tempos eram coriáceos, irredutíveis (como os gauleses daquela pequena aldeia, que resiste ainda e sempre...), e foi desse "caldo" que nasceu Pinto da Costa.
Não conheço adeptos mais intransigentemente portistas e anti"os outros", sem qualquer tipo de contemporização, do que aqueles "jovens velhos" como o meu pai (83 anos), que viveram os anos ominosos da longa noite de opressão anti-portista. Para dar um exemplo da fibra dos portistas dessa época, basta ver que o actor que fez de portista otário no Leão da Estrela, lisboeta que passava férias em Vila do Conde, não pode aparecer cá durante uns largos anos, porque lhe queriam acertar o passo.

10/4/07 12:56 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro anónimo:

O Rui Moreira merece-me um enorme respeito pelo portista que é e pelo seu trabalho profissional. Apenas por uma vez o ouvi falar sobre a presidencia dizendo: "Qual o portista que não sonha um dia ser presidente do Porto!"

Acho que não se deve insultar o homem, até porque ele representa o clube num programa desportivo e na minha opinião, melhor do que ele nesse aspecto, apenas o Blind Zero na Antena 1.

10/4/07 12:57 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Penso que ele é o último responsável por esta situação.

10/4/07 12:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Blind Zero ah.. esse sem dúvida que é da Mui Nobre e Invicta. Tem a têmpera e a convicção das nossas gentes.
Rui Moreira com a postura de querer estar sempre de bem com Deus e com o Diabo, sempre me inspirou grandes reservas. Oxalá esteja enganado, Aníbal.

10/4/07 1:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Continuo a confiar mais nas gentes que trocam os "bês" pelos "vês".

10/4/07 1:34 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Barba azul... tb é verdade... é preciso fazer justiça aos bravos que em plena ditadura ousavam desafiar os poderes instalados e manter vivo o orgulho em ser do PORTO!

10/4/07 3:02 da tarde  
Blogger guedesnet said...

Subscrevo e divulgo, VIVA o PINTO DA COSTA.

10/4/07 4:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

«que viveram os anos ominosos da longa noite de opressão anti-portista»

Tens razão BarbaAzul. Nessa altura era quase tão perigoso como hoje afrontar os poderes instalados na 2ª circular. Digo quase porque agora têm muito menos pudor e muito mais meios, embora a bagagem cultural seja equivalente.

10/4/07 6:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Faz-me impressão que estejamos aqui a insultar algumas pessoas de forma anónima e gratuita. O rui moreira tem feito um trabalho fantastico na associação comercial, já viram que ele é hoje mais ouvido que o ludgero marques, sempre pela cidade e pelo FCP também, como no caso do Plano de Pormenor das Antas em que esteve ao lado de Pinto da Costa, como na Universidade Catolica em que desafiou rui rio quando ele chamou tapie ao nosso presidente. E andarem a sugerir que ele é gay é inacreditavel. Eu por acaso lembro-me de dizerem o mesmo do Frnando Gomes e do Vitor Baía. Serão os mesmos? Sei que ele tem filhos, conheço um deles que vai ao futebol e fica ao meu lado e acho nojento, até porque pelo que se sabe o homem tem namorada com quem aparece. mas acima de tudo é nojento. Não votarei nele para presidente, voto em Jorge Nuno Pinto da Costa, mas acho o rui moreira melhor que todos os lacraus que andam na sad. Até o antero que era tao seriozinho e agora já está rico, comprou uma moradia em leça que é só vê-la. por isso, suspeito que algumas destes ataques pessoais vem desses sectores. acho que 99% dos portistas adoram pinto da costa, mas 98% detestam essa tropa que anda a encher-se e a aproveitar-se dos problemas pessoais dele. isso é que é a verdade, e nós não devemos confundir as coisas caros portistas.

10/4/07 6:53 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

Pedro:
Em relação ao Rui Moreira, 100% de acordo. Como já tinha referido num comentário anterior ele merece-me o máximo de respeito e não faz sentido nenhum, não tem qualquer lógica estar a insultá-lo. Mantenhamo-nos sempre no campo das ideias e evitem-se ataques pessoais.

11/4/07 9:34 da manhã  
Blogger bandiduh said...

Acho que não estamos a ver o problema como ele devia ser visto!

Todos temos uma divida de gratidão ao Pinto da Costa. Todos nos identificamos com o Pinto da Costa como símbolo do clube e como líder do que é ser portista. Todos gostávamos que ele se mantivesse como Presidente do nosso Clube.

Ó que alguns de nós achamos, é que a administração da SAD está a fazer uma péssima gestão financeira e que uma pessoa séria e credível como o Rui Moreira seria uma mais valia.

Estes dois desejos em nada são incompatíveis. O PC pode ser eleito presidente do clube e indicado o Rui Moreira como Administrador da SAD. Como o clube tem mais de 50% da SAD, isto só depende do Pinto da Costa.

11/4/07 11:18 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Caro Hugo... todos sabemos que o que se discute são eleições.
E eleições só há para a presidência do clube. A direcção do clube tem depois legitimidade, pela posse da maioria das acções da SAD, para nomear a administração da F.C.Porto SAD. Todos sabemos que a presidencia do clube é uma rainha de Inglaterra. A gestão da SAD é que é o centro nevrálgico da gestão do clube. Aquilo que propões Hugo, do meu ponto de vista não faz sentido. Se me dissesses nomear novos administradores... ainda vou lá, mas como deves perceber temos uma informação muito escassa do que se passa lá dentro. Eu por exemplo, tenho simpatia pelo Antero e abomino o Caldeira... mas não tenho razões objectivas para o fazer... são palpites e razões subjectivas.

11/4/07 11:51 da manhã  
Blogger prata said...

Aníbal:

Ainda mantém a opinião sobre o Rui Moreira depois da sua atitude no programa de ontem do trio d'ataque? Ele simplesmente recusou-se a comentar o anúncio de recandidatura do nosso grande presidente Pinto da Costa. Porque terá sido? Estará ele a preparar uma assalto à presidência? A minha opinião é que, a ser verdade, se trata de uma atitude absolutamente reprovável e de um oportunismo inacreditável. Tentar aproveitar este ataque cerrado dos procuradores, dos juizes, das escutas e das testemunhas duvidosas para se chegar à frente, é típica dos abutres. O nosso presidente não merecia... Se calhar Pinto da Costa tem de esquecer a prudência e os comunicados da SAD através a página da internet e voltar a falar ele... O seu recente Low profile está a prejudicá-lo a ele e ao clube. Quero ouvir o meu Presidente sobre as recentes vergonhas desportivas que se têm passado! Pode ser que assim os abutres se voltem a encolher...

basculacao.blogspot.com

11/4/07 11:57 da manhã  
Blogger Aníbal Letra said...

Prata:
Não sei das intenções de Rui Moreira e já há algum tempo que não vejo o programa da RTPN. Não posso por isso pronunciar-me por algo que não ouvi mas poderão existir outras explicações sem ser que Rui Moreira está contra Pinto da Costa.
Que fique claro que na minha opinião Rui Moreira não tem perfil para ser num futuro longíncuo presidente do Porto essencialmente por querer ser e mostrar ser politicamente correcto, mas isso não invalida que o respeite e peça que o respeitem neste espaço.

11/4/07 12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Pedro Castro,
Penso que se estava a referir a mim quando diz que anónimos insultam Rui Moreira de forma gratuita e sugerindo que ele é gay!
Eu apenas mencionei que andam por aí uns caramelos que querem colocar o Castelo Branco da nossa cidade a todo o custo na cadeira da SAD!
Se ele é gay ou não, assim como o Castelo Branco, para mim é indiferente, eles é que têm de resolver esse assunto. Referi Castelo Branco por tal como essa criatura, ser tão colunável, mas se isso o choca, pode substituir a figura por qualquer Gato Fedorento, pois foi apenas isso que quiz dizer, ou seja ser colunável e estar na moda.
Sobre a SAD. Sou sócio e accionista e comprei as acções a 4,87 que ainda detenho. A minha preocupação não está em as ditas acções valerem actualmente metade do valor a que as comprei. Quero lá saber disso e de quem está na SAD é o Zé, o Quim, o Tero, se enriqueceu ou se ficou teso.
Quero é ter a satisfação e a alegria imensa que me proporcionaram em Sevilha e em Gelsenkirchen, momentos esses inolvidáveis e que os meus netos recordarão como a epopeia dos conquistadores.

11/4/07 12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que fique claro que na minha opinião Rui Moreira não tem perfil para ser num futuro longíncuo presidente do Porto essencialmente por querer ser e mostrar ser politicamente correcto

Aníbal, é exactamente essa também a minha opinião.

Ontem pela primeira vez gostei de Rui Moreira por não ter embarcado na onde de branqueamento da arbitragem de Lucilio Batista.

Já quanto à pergunta que lhe foi feita pelo amigo Vasconcelos, sobre a recandidatura de Pinto da Costa, não gostei nada da atitude e como um nosso companheiro escreveu aí, mais convencido fiquei que o assalto estava mais que preparado.

11/4/07 12:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pedro Castro, mais um pequeno esclarecimento. Não julgue que sou rico para desperdiçar dinheiro por aquilo que acima escrevi.
Sabe, ainda sou do tempo de dar 500$00 para a vinda do Cubillas. Dinheiro que me custou a ganhar. Mas, digo-lhe uma coisa, foi o dinheiro mais bem empregue que alguma vez dei. Há coisas muito mais valiosas que o dinheiro. Acredite

11/4/07 1:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1. Qualquer sócio do F C Porto que cumpra os requisitos estatutários pode ser candidato a Presidente do Clube.
2. Admito que o Sr. Rui Moreira preencha esses requisitos. Como tal, se tiver vontade e coragem, que avance...depois, nas urnas, logo se vê a sua força.
3. Agora, não posso deixar de constatar que esse Senhor há muito que tem vindo a jogar em dois campos.
4. No «Público» vai arando a terra para um dia se candidatar à Câmara do Porto.
5. Não vá a coisa correr mal e na RTPN, num estilo politicamente correcto e enjoativo, promove-se como entendido das coisas da bola e prepara o caminho para, quando o ambiente lhe for propício, aparecer como candidato a Presidente do F C Porto - isto, claro está, se entretanto a sua aposta política não der os pretendidos frutos...
6. Quem assim actua, não percebe a alma do F C Porto - que é guerreira, não se subjuga, é politicamente incorrecta, tem orgulho na glória do Clube e não se passeia pelos bailes de debutantes de associações arcaícas da cidade -, e, como tal, devia abster-se de pretender representar - no dito programa da RTPN - um Clube que não percebe.
7. Hoje por hoje, o senhor não representa mais ninguém a não ser ele próprio.
8. Como disse acima, se tiver vontade e coragem de representar mais alguém, então que se candidate a Presidente do Clube. Depois se verá se a sua visão «atotozada», «queque», «enfozada», «policamente correcta» é a pretendida pelos sócios do F C Porto.

11/4/07 1:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prós "palhaços" que se julgam muito "homens e portistas", apenas lhes lanço o meu desprezo!!!
Vamos por partes.
Sou agradecido a Jorge Nuno Pinto da Costa, não sou de festas, mas frequento as festas, pagando, aqui nos arredores de Lisboa, organizada pelos Dragões da Capital, onde o nosso Presidente costuma marcar presença.
Continuo fiel a JNPC, tenho memória e sou agradecido, mas incomoda-me a sua "boca selada" contra os ataques soezes e diários ao nosso Grande FCPORTO. Custa, custa muito ouvir esse silêncio ensurdecedor...do Presidente ou do staff da SAD. O "saddam das furnas" é que dita a ordem das notícias da CSocial "corrupta e/ou incompetente", que desportivamente falando é quase toda, apesar de ser um "ordinário" e malcriado carregado de arrogância inqualificável, que construiu uma fortuna, que não se "investiga", mas que constantemente se percebe nas notícias a obras em redes Natura (Alentejo e Algarve), em alterações cirúrgicas a PDM municipais de conveniência, etc. etc., para não falar de pós..., brancos ou pretos de peneus...
Voltarei a votar em JNPC se ele se candidatar, como julgo irá acontecer. Quero que a mudança se faça sem "sangue", no tempo adequado, com espírito racional e seguro. Mas isso, não me obriga a "comer e calar", sem uma crítica construtiva e avisada, aquilo que julgo estar menos bem, apesar de não dominar todas as variáveis que até podem justificar a estratégia do silêncio. Não me agrada, mas aguardo, porque até prova em contrário continuo a confiar no nosso Presidente. Ele não é de desistir contra a vida e muito menos contra os inimigos, sim os inimigos do FCPORTO. Talvez o próximo livro biográfico a ser lançado em breve ajude a compreender melhor a situação.
Agora, acho de mau gosto, de miserável gosto, começarem a lançar epítetos de "gayada" ou outros sobre figuras acima de qualquer suspeita intelectual e de probidade provada pela sua vida social e pública. Podemos gostar ou não do estilo "certinho" de Rui Moreira, mas não sejam nojentos a atacá-lo soezmente. E mesmo que fosse "gay", mesmo sendo diferente de mim, isso nada tinha a ver com o seu carácter, competência e personalidade. A Idade Média já era... Também acho que às vezes é politicamente muito correcto, mas isso também é sintoma da nossa CSocial, mesmo da RTPN, e do benfas de serviço, o tal cineasta, aliás bom realizador da nossa praça, que fala pelos cotovelos livremente, sem intervenção assertiva da duvidosa regulação do moderador de serviço.
Mas golpes baixos contra as pessoas, no nosso caso ainda por cima Portista, é feio e ridículo...
Então o que teria eu de dizer do nosso GAguiar, que no programa da SICNotícias, que deixei de ver, já que a minha tensão arterial subia a limites incomportáveis, apenas passo lá de zapping, é gozado pelo benfas "mãozinhas" de serviço, vulgo autarca de Sintra. Quase nunca acaba uma ideia, quase pede desculpa por falar, é sempre interrompido e às vezes é socorrido (!) pelo leão de serviço, esse sim um defensor do seu clube no programa. O GAguiar deve ser um bom jurista, uma pessoa afável e um portista sincero, sem dúvidas, mas um "incompetente" num programa onde deveria representar o FCPORTO (é, supostamente, por isso que ele lá está), mas merece o meu respeito enquanto pessoa.
Resumindo: JNPC, sim a nova Presidência, se ele quiser, mas com a habitual pró-actividade e não em silêncio; RM, um bom quadro que pode ser útil ao clube; e GA, que continue na sua autarquia lá pra Gaia, seja como é um portista, mas que se não sabe ou pode representar melhor o clube nos "donos da bola do dia seguinte", então que vá jogar noutro bilhar.
Finalmente, prós "palhaços" que gostam de criticar malevolamente quem pode pensar diferente, moderem-se, enquanto é tempo.

11/4/07 4:58 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

jdm.dragão.lisboeta:

Pedia que se evitasse o uso de nomes pejorativos. Da mesma forma que já tinha pedido para se respeitar Rui Moreira, o ataque personalizado entre os comentadores só irá contribuir para criar um clima de guerrilha e insulto, ficando a mensagem secundarizada. Mantenhamo-nos no campo das ideias.

11/4/07 5:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Aníbal Letra!

Tem razão e concordo consigo, apesar do pejorativo "palhaços" usado «entre aspas» ser muito light. Convenhamos que não ataquei ninguém em particular, nem tal é meu mister, mas há que "puxar as orelhas", por mais puritanismo que ousasse e não ouso tal, aos nossos quando tal se justifica, até para manter a serenidade na crítica.

De qualquer modo registo aqui o meu pedido de desculpas se feri susceptibilidades com o "palhaços".
Quanto ao resto são meras opiniões pessoais, claro, fundadas na observação.
Já agora, aproveito para dizer que viajo regularmente ao Dragão para assistir, viver e aplaudir o nosso FCPORTO, onde tenho lugar anual, e desgosta-me ver/ouvir coros inadequados, para ser brando e politicamente correcto, dos SD a insultar o tal clube da ave. Isso é que é portismo??? Felizmente, o resto do estádio reprova, mas a "cantiga" repete-se, jogo a jogo, sem que alguém ponha cobro a tal, numa atitude de inferioridade que me revolta enquanto pessoa e portista.
Que guardem as energias para apoiar o FCPORTO; desde já em Coimbra, que bem precisamos nestas finais que se aproximam para revalidar um título, mais que merecido e, já agora, bem sofrido, pelas razões que todos conhecemos.

11/4/07 6:11 da tarde  
Blogger Aníbal Letra said...

É isso mesmo... 100% de acordo! Abraços!

11/4/07 6:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quero que a mudança se faça sem "sangue",

Também eu.

Mas isso, não me obriga a "comer e calar

Nem da Direcção nem da oposição organizada.

Ele não é de desistir contra a vida e muito menos contra os inimigos

Pois não é. Mas alguns já lhe querem fazer o funeral e apropriarem-se dos bens.

mas não sejam nojentos a atacá-lo soezmente

Se ao Rui Moreira o apelidassem de chulo, comissionista, mafioso possivelmente seria um elogio, quando é dirigido ao Presidente do nosso clube é ter direito à indignação!!!!

Quase nunca acaba uma ideia, quase pede desculpa por falar, é sempre interrompido e às vezes é socorrido (!) pelo leão de serviço, esse sim um defensor do seu clube no programa. O GAguiar deve ser um bom jurista, uma pessoa afável e um portista sincero, sem dúvidas, mas um "incompetente"

Sem dúvida. Se havia nomes para lhe chamar, já chamou. Mas esse pelo menos conhece os meandros do futebol, já foi dirigente e conhece perfeitamente os inimigos. Enquanto que um para-quedista politicamente correcto conhece o quê? Provas de quê?

numa atitude de inferioridade que me revolta enquanto pessoa e portista.

Esses complexos de inferioridade perdêmo-los em 1977. Só se sente inferior quem tem motivos para tal.

11/4/07 8:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah.. e não, não o desprezo. Até o considero um herói por demonstrar o seu portismo em terra de sarracenos.

11/4/07 8:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu interpretei as palavras do Rui Moreira na RTP como um "não quero levantar ondas"! Da boca dele sempre ouvi palavras de reconhecimento, admiração e amizade para o Pinto da Costa...e palavras de preocupação pela administração da SAD! Eu quero que ele apoie o Pinto da Costa...mas também quero que o Pinto da Costa ponha a casa em ordem e assegure a transicção!

11/4/07 10:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros consócios,
Chamo-me Rui Moreira. Faço o Trio d'Ataque. Sou amigo e admirador de Pinto da Costa. Faço parte do Conselho Consultivo do FCP a seu convite. Entrei com ele nos Dragões de Ouro, com muita honras. Entreguei-lhe a medalha de ouro da associação, que até então só tinha sido atribuida uma vez em 170 anos. Convidei-o para ser o palestrante no jantar de gala do nosso aniversário. Assinei a sua lista de candidatura há meses. Já o disse publicamente e no programa. E se desta vez disse no programa que não comentava as eleições do FCP é porque não me interessa discutir essa questao com os meus adversários. Esta é uma posição que está combinada...
É um assunto da família portista, percebem? Ou será assim tão difícil perceber?
.
Já agora, não sou gay, tenho familia e filhos que tambem lêm blogues. Ñão sou colunável, não dou entrevistas a revistas cor-de-rosa, mas nao posso impedir que publiquem fotografias, como o fazem de figuras publicas e eu sou uma, e já o era antes de falar de futebol.

Não sou politicamente correcto, tenho o meu estilo de intervenção, reseito os outros. Reajo quando é preciso, quando nos pisam os calos. Gostem ou nao gostem, é o vosso direito, há muitos canais de televisão. Mas por favor não me insultem nem distorçam o que eu disse. E se o querem fazer, façam o favor de aparecer às claras.´

Acho lamentável o clima de intimidação e a conbardia de alguns. Mas, sei de onde vem. Da corja que finge adimirar o nosso presidente e que anda por lá a ver se consegue 'rapar o tacho'. Vem dos crápulas que andavam a fazer salamaleques à Carolina, que a levavam a jantar, que a convidavam para casa e que se riam nas costas do presidente, esses mesmos que agora lhe chamam de tudo.

Por essa gente, eu não respeito. Só que tenho a coragem de o dizer publicamente e de assinar sempre por baixo.

Quanto às minhas crónicas no Publico, não tem qualquer objectivo politico. Também já o disse. Sabem quem foi a unica pessoa que me incentivou a avançar? Foi o nosso presidente, o senhor jorge nuno pinto da costa, mas não lhe fiz a vontade. O meu lugar é de presidente eleito da Associação comercial do porto. e isso exige que tenha uma intervenção cívica. Quando é caso disso, como no plano de pormenor das antas, fomos a unica instituição da cidade que se colocou ao lado do FCP! Tenho na direcção ilustres portistas, como o Lobo Xavier, o Alberto de Castro e o Paulo Rangel.
O programa que faço é a convite da rtp: não como especialista, isso são todos vocês o o Lobo. Faço de adepto de café, porque o programa é uma tertúlia. É por isso que tem audiencia. Não recebo recados de ninguem. Defendo o FCP, os seus treinadores e os seus jogadores. Falo de táctica como vocês aqui falam. Procuro nao falar dos dirigismo. Para isso há o dia seguinte. É o meu estilo e nada mais. Não sou mais nem menos do que vocês. Apenas um portista de sempre, que se está a ver envolvido numa querela que não existe, para a qual nao contribui. Acho lamentável que um blog no nosso clube trate um consócio e um adepto desta forma, lamento que não seja moderado. Desculpem se aqui vim maçar-vos, prometo a vós (porque a mim já prometi) que não o voltarei a fazer.

12/4/07 4:57 da manhã  
Blogger Michael Knight said...

É uma pena que não voltes a participar, visto que fundamentalmente o blog é o Aníbal Letra que escreve sempre muito bem e correctamente (e eu pronto, também vou escrevendo lá vez em quando, mas o FêcêPê é o Aníbal Letra).

Os comentários das pessoas... são isso mesmo, comentários das pessoas. Não se podem controlar (totalmente) e valem o que valem. É como ter que ir às Antas e ter que gramar com a mulher do talhante que acha bonito insultar o Semedo sim porque sim.

Suponho que seja frustrante ter que ler certas coisas. Eu por exemplo não tinha ainda vindo à caixa de comentários deste post e sinceramente não estava nada à espera desta animosidade por parte de alguns para com a tua pessoa. Eu não vejo muita televisão (apenas por motivos logísticos) mas sempre que vi o programa Trio de Ataque (eu e o meu pai) sempre gostamos das tuas intervenções, como defensor do FCP mas sem carneirismos.
Isso é bom.

Outro dia também li uma crónica tua no público (mandaram-me para o email) directamente relacionada com o centralismo e com o futuro negro que se avizinha a nível económico.

Infelizmente, a nível de clubes (e outras coisas) haverá sempre Carneirismo. É nos benéfico quando existe nos outros clubes (e existe muito, ainda bem!) e é nos prejudicial quando acontece no nosso. Sem auto-crítica e com pessoas em pedestais, não se avança.

Volto a frisar que é uma pena que não nos voltes a maçar, mas é normal. Muitas responsabilidades.

Abraço e tens a minha admiração.

12/4/07 11:16 da manhã  
Blogger Sérgio de Oliveira said...

EXCELENTE !

14/4/07 2:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home