segunda-feira, outubro 06, 2008

Importante

Qualquer vitória é importante mas existem vitórias que se tornam ainda mais importantes devido a vários factores. Mas vamos por partes:

O Jogo:

O FCP apresentou-se em Alvalade com um 11 parecido ao do Arsenal, trocando simplesmente Benitez e Guarin por Fucile e Lucho e claro está, o Nuno. 11's e tácticas à parte, o grande mérito no FCP foi a sua personalidade. A forma como entrou no jogo, calma, decidida, confiante foi para mim uma surpresa, porque esta equipa vinha de uma pesada derrota nas competições europeias. Era um momento critico e a resposta foi abrumadora. Desde o primeiro minuto que dominamos o jogo. Quer com posse de bola, quer com um posicionamento táctico perfeitamente escalado que manietava a produção de lances de perigo por parte do sporting, que mesmo tendo bola no último terço, não criava qualquer tipo de perigo.
Do nosso lado, ofensivamente, iamos trocando e tendo a bola, e atacando pela certa. O nosso golo surge da primeira oportunidade clara de golo, muito bem finalizada por Lisandro, com classe.
Depois chega aquele penalty absolutamente hilariante sobre o espectaculo triste que é o Moutinho. Um jogador com uns pés formidaveis e mesmo assim, consegue ter aquele comportamento, jogo após jogo. É uma pena que ele não tenha surgido na década de 70', porque nessa altura tinhamos um trinco chamado Rodolfo, que quando aparecia uma besta como estas, essa mesma besta raramente acabava o jogo, saíndo vários meses para o hospital - finalmente com motivos de queixa - sem ninguém se aperceber o que tinha passado.
Adiante. O sporting empata então o jogo e nos passamos a ser mais acutilantes no ataque, chegando ao segundo golo num livre do Bruno Alves.
A segunda parte do jogo foi passada com o sporting num vazio de ideias muito pela prestação da nossa equipa e foi passada num constante falhar do golo que daria a tranquilidade e provavelmente lançaria a goleada em contra ataque.

O árbitro:

Como de costume, o Calabote Baptista fartou-se de prejudicar o FCP. O penalty não é penalty aqui nem em lado nenhum. Surge simplesmente da inexperiencia em relação à liga portuguesa por parte do Tomás Costa, que tem que aprender que nem sequer se pode respirar à beira do Moutinho (não há ninguém que lhe dê motivos para se queixar a sério?). É sem dúvida rídiculo. Adorei a exitação do Calabote, pensado certamente "será que se eu marcar penalty nisto é demasiado descarado? Que se lixe." Priu!. Os amarelos aos jogadores do FCP foram em grande parte de bradar aos céus. A forma como condicionou a prestação dos elementos de Lucho e Sapunaru com amarelos que ninguém consegue explicar é fruto da sua recorrente habilidade nestes jogos. Abel e Derlei eram expulsos, o primeiro por acumulação e o segundo por uma entrada selvagem sobre o Romeno (não devem gostar dele em Lisboa, mas o rapaz é de ferro) que acabou por ver amarelo por quase ficar sem perónio. Enfim mais uma arbitragem à Lucilio calabote. De mencionar o fantástico sentido de humor de quem reclama uma expulsão para o Tomas Costa. Na segunda entrada, praticamente não toca no Moutinho, entrado ao lance para disputar a bola, não para partir um perónio. Sois rídiculos. Mas ainda bem, enquanto o problema for o segundo amarelo do Tomás, e não for o Romagnoli no banco ou o rendimento rídiculo do M.Veloso, optimo! Excelente para nos.

Gostava imenso, que esses viscondes que são os adeptos do sporting, aquela parte da massa associativa (quase toda) de seres execraveis, vaidosos, pouco humildes, me explique, como é que o mesmo árbitro é nomeado tantas vezes para o mesmo jogo, sempre com o mesmo tipo de arbitragem, especialmente tendo esse árbitro num dos jogos roubado 4 penaltis ao meu clube. No mesmo jogo. Expliquem isso! Há explicação? É realmente demasiado descarado e triste, mas é assim que o país funciona e é uma das coisas que nos dá força para passearmos classe e presentearmos esses execráveis com futebol a sério sempre lá vamos.

A importancia anunciada:

Neste apartado, vamos por pontos. Então porque é que isto foi tão importante?

- Pela vitória em si, naturalmente. 3 pontos sobre um rival directo, saldando à quinta jornada um balanço positivo das visitas aos rivais de lisboa. Embora o jogo na luz, face às vississitudes do mesmo, se deveria ter saldado com uma vitória, não deixa de ser positivo matemáticamente.
- Porque a primeira derrota do sporting advém do jogo com o FCP. Animicamente é importante.
- Porque antes de mais uma longa paragem, partimos para ela com uma vitória e o adversário com duas derrotas.
- Porque ganhamos finalmente um marcador de livres em condições. 4 livres do Bruno saldam-se com 2 golos e dois postes. Talvez se possam contabilizar mais (golos e falhanços) mas só me lembro destes, com pré época incluída.
- Porque Nuno é enorme e certamente Helton vai passar uns tempos no banco. Nuno pode não ter feito nenhuma defesa do outro mundo (talvez aquele cabeceamento do Derlei? Teria que rever) mas tudo o que fez, fez muito bem (algumas saídas corajosas e muito importantes) e nunca deixou no ar aquela incerteza que o Helton deixa. Foi sempre muito tranquilo e seguro. E a defesa gosta dele...

E para acabar, destaco Nuno, Bruno Alves, Rolando, Fernando, Tomas Costa e Lisandro como optimas exibições. Lucho passeou classe mas acabou muito cedo - sem duvida mais que positivo e imprescindivel na mesma.

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei muito do jogo em alvalade, penso que jogamos "há porto".
Fiquei com a ideia de que o lado esquerdo da defesa não esta resolvido e que precisamos urgentemente de um extremo, de resto acho que aquele guarda redes com nome de banco até esteve muito bem e extranhei a lesão de ultima hora do Helton.

Sem duvida que o bruno alves merece o mitico numero 2.

6/10/08 1:25 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Sapunaru e Benitez, estão a ser um verdadeiro flop. Hoje o romeno esteve outra vez muito mal, está com falta de confiança e a tendência para a asneira chegou assustar muito, muito mesmo. Aguardemos para confirmar se é cedo para o «Stepanovisar».
O Mariano só não foi um Flop porque com a garra que tem conseguiu vencer a falta de confiança que evidenciava até certa altura. É certo que ainda faz asneiras irritantemente trapalhonas, mas compensa-as pela tenacidade e entrega, só superada pelo Lisandro.
Ah! - e até agora o Guarin, também pouco ou nada mostrou.
A defesa esteve bem, excepto o Sapunaru, como já disse. O Fucile alternou o bom com o sofrível. Não será um Murça, um Inácio, um Branco, um Esquerdinha, ou Nuno Valente, é certo, mas é o lateral esquerdo que temos e que pode ser um lateral direito, mesmo não sendo um Gabriel, um João Pinto ou um Paulo Ferreira, mas contrasta com qualquer um deles pela polivalência (excepto o P.Ferreira).
O Meio-campo na 1ª parte esteve demasiado recuado (quase colado á defesa), após o 1-2. Na 2º parte a entrada do Mariano estabilizou a equipe jogando então o meio campo em zonas mais adiantadas (como deve ser). O Tomás Costa esteve bem e tem muito para progredir ainda. No Ataque o Lisandro foi enorme como é costume. O C.Rodriguez, melhor na 2º parte do que na 1ª, mas ainda algo inconsequente, mas tem muito para melhorar também. Quanto ao Hulk-gostaria de o ver jogar mais tempo, porque parece-me que irá ser uma Bomba!-tem tudo para isso!
Apesar de algo diminuido fisicamente, principalmente na 2ª Parte o Lucho esteve bem, bem como o Meireles, que apesar de concordar que as finais da Taça sejam no Jamor(isso não lhe perdou-o) está cada vez mais jogador.
O Fucile deverá ser o nosso lateral direito e o Lino lateral esquerdo, porque ataca e remata bem, apesar de defender mal.Porém sempre é melhor que o Benitez, pelo menos pelo que até agora se viu. Outra possibilidade é a do Mariano dar uma perninha a lateral direito, passando então o Fucile para defesa lateral esquerdo.
O Nuno esteve globalmente bem, o suficiente para ser titular, mesmo quando Helton estiver a 100%. Registo apenas aquele lance com Liedson, onde aí não esteve bem. Mas transmite mais segurança do que o Helton, porque sabemos que Nuno, como quase todos guarda-redes portugueses, tem no jogo aéreo o seu calcanhar de aquiles, enquanto Helton o Calcanhar de aquiles está na cabeça. O que o torna muito mais imprevisível e consequentemente transmite muito mais insegurança à defesa e á equipe, como na pele já o sentimos, infelizmente vezes a mais.
Enorme exibição de B.Alves com um golão.
Fernando: não tardará muito para que este puto, de 21 anos faça esquecer o P.Assunção.
uma entrega tremenda.

Resumo do Histórico no confronto contra o Benfica e Sporting para o Campeonato:
Contra o Sporting:
CASA: 74J/38V/23E/13D/130GM-75GS
FORA: 75J/19V/15E/41D/82GM-149GS
TOTAL:149J/57V/38E/54D/212GM-225GS

Contra o Benfica:
CASA: 74J/45V/17E/12D/146GM-87GS
FORA: 75J/12V/23E/40D/74GM-156GS
TOTAL:149J/57V/40E/52D/220GM-243GS

Em vantagem sobre ambos, no mais importante que são as vitórias, apesar do pormenor de goal-average negativo com ambos, também.

Saudações Portistas!

6/10/08 9:02 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

Michael Knight,

Bom Post com uma lúcida reflexão.

Os portuenses Rui Orlando, Rui Loura (SportTv) e Sousa Martins (tvi)são uns vendidos ao carrocel da manipulação da opinião pública lisboeta. Metem nojo!
São os típicos lambe-botas que infelizmente predominam no nosso país que desconhece em absoluto a palavra MERITOCRACIA!

6/10/08 9:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma palavra de apreço a todos os que na terça-feira cairam com a equipa, mas que se levantaram e passaram logo, a apoiar, incentivar, moralizar.
Com estes portistas, felizmente, há muitos, o futuro do F.C.Porto será sempre, grandioso
Plavras de um portista mesmo.
------------------

Concordo.

6/10/08 10:18 da tarde  
Blogger AZULEBRANCODIXIT said...

O Olegário roubou, na 2ªparte 2 penáltis e também um golo limpo ao Leixões. Mesmo no fim já com 1-1 inventou um livre ao jeito do Cardoso, que este mandou para as nuvens.
O Leixões foi superior em todo o jogo sendo que na 2ªparte chegou a ser asfixiante no seu domínio.
O Benfica, nem do penálti não assinalado na 1º parte, pode queixar-se, porque na sequência dessa mesma jogada marcou. Aliás até aí o Beto, guarda-redes do Leixões, nem uma defesa tinha feito!- com 33 minutos de jogo decorridos...
O resultado justo seria 3-1 para o Leixões, tal foi a sua superioridade!
Em 1ª LUGAR ISOLADOS! - COMO É COSTUME! (MAIS VALE SÓS DO QUE MAL ACOMPANHADOS)

6/10/08 11:27 da tarde  
Blogger José Carlos Soares said...

Caro Pedro li o seu comentário e deixei resposta.
Abraço

10/10/08 5:13 da tarde  
Blogger Pedro Reis said...

caro jcs
já vi e já respondi.
abraço

10/10/08 6:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o jogo com o KIEV? Não há post?
Este ano vais bem,vais...Temos pena...Olha, estás a aproveitar bem o legume?

24/10/08 2:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi.
Gostava de deixar aqui o link de um blog de apoio ao Tarik Sektioui.
http://tariksektioui.wordpress.com

Visitem-no.

27/10/08 8:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home