Nas três primeiras jornadas do campeonato, o F.C.Porto arrancou três preciosos e inteiramente merecidos triunfos e em jogos de elevado grau de dificuldade: Braga fora, Sporting em casa e Leiria fora. Mais... sem a ajuda de reforços. Esta atitude de Jesualdo de não lançar os reforços tem sido vista, no mínimo, com alguma desconfiança por parte de alguns adeptos do FêCêPê. A não inclusão de reforços na estrutura inicial da equipa é vista como a consequência da falta de qualidade desses jogadores e por inerência da incompetência da SAD na política de contratações.
O julgamento prévio e por antecipação da qualidade dos jogadores não é exclusivo dos adeptos portistas, mas nós, à conta dos exemplos tidos em tempos muito próximos devíamos ter muito mais cautela e paciência nestes juízos facciosos e sem ponta de racionalidade.
Eu também estou de algum modo desapontado com Mariano Gonzalez, esperava mais de Leandrinho, estou ansioso por ver Farias, acredito na qualidade de Bollati e de Stepanov e acho que Edgar pode ser útil em determinadas situações de jogo... mas é preciso em primeiro lugar dar estabilidade e consistência ao grupo de trabalho. Penso que é isso que Jesualdo está a tentar fazer... ele está a tentar ganhar a confiança e a solidariedade do seu grupo de trabalho, coisa que de algum modo não conseguiu inteiramente na temporada transacta. Dizer-lhes: "Quem vem tem que mostrar que é melhor do que quem cá está para entrar na equipa" é uma forma de conquistar um grupo que como se sabe é dominado por quem se encontra há mais tempo dentro dele. A entrada de João Paulo em Leira é sintomática dessa atitude de Jesualdo... a primeira oportunidade aquando de uma lesão foi para um jogador com qualidade mas com falta de oportunidades no passado, em vez de lançar uma contratação de 4 milhões de Euros. Pode-se argumentar: Puxa... gastou-se tanto dinheiro para um central que é 4ª opção? E eu contra-argumento: E no João Paulo não se gastou dinheiro? O rapaz não tem qualidade? Vamos desperdiçar um bom jogador por falta de oportunidades? O mesmo sucede para outras posições e jogadores. Bollati, tal como Leandro Lima vai surgir naturalmente... especialmente em jogos da Champions; Farias vai afirmar-se como grande avançado; Stepanov surgirá gradualmente; Tudo isto sem atropelos e injustiças em relação a jogadores que estão cá há mais tempo, têm qualidade e ajudaram na conquistas de títulos.
Há neste momento uma situação que me deixa perplexo e não consigo perceber: Postiga! Entrou em Braga e com o Sporting, tendo cumprido a sua função ajudando à conquista dos três pontos em ambas as ocasiões... como a sua não convocação para Leiria? Há algo que não está bem explicado nesta situação e era bom que Jesualdo pudesse explicar.
Não sei porquê, hoje lembrei-me desta montagem feita há bem pouco tempo: