sexta-feira, setembro 28, 2007

Novo herói nacional!

Aí está o novo herói nacional: Humilde e penitente! Este rapaz tem futuro neste nosso país, onde as incompetências, se feitas em benefício das instituições certas, mais do que toleráveis, são admissíveis e até instigadas. Muito bem rapaz... fizeste bem em pedir desculpa, a campanha da borracha já está tratada e em marcha... daqui a nada ninguém se lembra de tamanha incompetência!

quinta-feira, setembro 27, 2007

De Joelhos...

Não assisti ao jogo com o Fátima nem vi sequer os resumos. Contem-me tudo... quem se salvou e quem se afundou ainda mais.

Há aqui algo que é necessário referir: Em dois anos consecutivos somos eliminados por equipas de escalões inferiores em provas similares. O que se passa?

segunda-feira, setembro 24, 2007

En garde!

Image hosted by Photobucket.com0-2 Image hosted by Photobucket.com
Lisandro(2)

Jogo excelente do F.C.Porto no que às vertentes da atitude, da determinação, da intensidade e da dinâmica de jogo diz respeito. Sem fazer um grande jogo, o FêCêPê igualou o Paços em vontade... o que bastou para vencer o jogo. Notas de destaque para Lisandro, pelos 2 golos obtidos; para Quaresma... o melhor jogo do Cigano esta época; para Edgar... que tem uma presença notável na área, faltando-lhe alguma tranquilidade no toque final;
Pela negativa, a exibição de Meireles que esteve bastante mal principalmente na segunda-parte, levando Jesualdo ao desespero penso que devido ao seu posicionamento e pouca vontade de procurar a bola.
Continuamos a três pontos do segundo... é preciso manter o mesmo ritmo frente aos remendados, isto depois de pagarmos a promessa na quarta-feira.
Fui só eu que vi... ou o guarda-redes do Paços deu uma valente "peitada" ao Benquerênça, que ficou a olhar para ele tipo murcão?

quinta-feira, setembro 20, 2007

Eu avisei-te José!

A alegria que tiveste no Porto era difícil de ser trasladada para outro lado qualquer. Ganhaste muita coisa no Chelsea, transformaste-te num fenómeno de sucesso à escala planetária, um Case-Studie para os estudantes de psicologia... mas a verdade mais dura é que o Mourinho desapareceu no dia em que desceste cabisbaixo daquele púlpito onde Jorge Costa e Baía corpirificavam o teu trabalho em glória... no dia em completaste a tua obra-prima! Os grandes génios das artes enfrentaram problemas semelhantes para superar trabalhos tão transcendentes... uns conseguiram outros não, mas uma espreguiçadeira na história e na memória de todos nós já ninguém lhes tira. A partir desse dia em que te inscreveste na lista dos imortais, apareceu um tal de José... um tipo com semelhanças físicas notáveis com Mourinho, com uma atitude muito parecida, com o mesmo dom de comunicação e o mesmo génio... mas com uma concepção do futebol completamente distinta. O tipo que esteve sentado no banco do Chelsea nos últimos jogos não era o Mourinho... porque o Mourinho jamais se sentiria impotente perante a adversidade, nem que para tal tivesse que esbracejar de forma demoníaca, ser expulso pelo árbitro ou revolucionar a estrutura táctica da equipa. O José triste e desalentado que nos é mostrado ultimamente só pode ser uma possessão do "demo" a requerer um exorcismo de forma rápida e eficaz. Dizia-te para vires para cá, para as termas do Dragão recuperar a alegria das vitórias e a vontade de ser feliz... mas sei que não estás para aí virado. Aceita este conselho de amigo: Dá preferência à Juve e diz não ao Real. Até porque tinha muito mais piada voltar a fazer um manguito ao Ranieri.

quarta-feira, setembro 19, 2007

Soube a pouco...


Image hosted by Photobucket.com1-1Image hosted by Photobucket.com


Em primeiro lugar é preciso realçar que jogamos contra o Vice-Campeão da Europa e uma equipa que se reforçou barbaramente para esta época. É preciso salientar que o FêCêPê anulou o Liverpool no meio-campo e nas suas saídas pelas alas através de Peanant e Babel. Torres e Kuyt andaram sempre muito longe um do outro e dos restantes companheiros de equipa... isto porque Gerrard tinha que se preocupar mais em defender do que em apoiar o seus dois colegas mais avançados. Este "encravanço" da máquina Inglesa deve-se a um grande jogo dos três homens do meio-campo do Porto e dos seus laterais. É verdade que Meireles teve dois passes comprometedores, mas foi um gigante na garra, capacidade de circulação de bola e rápida mudança de flanco que se exigia para surpreender o Liverpool. Paulo Assunção foi uma autêntica carraça e Lucho tratou de pôr ordem na orquestra. Uma primeira-parte de bom nível do Porto, com Tarik a surpreender os Ingleses e a levar Rafa Benitez a ter que consultar as suas notas para saber quem era aquele gajo. O golo cedo veio dar consequência a uma entrada diabólica dos Dragões que empurraram os vermelhos para o seu reduto. Pensava-se que o mais difícil estava feito mas o jogo aéreo dos Ingleses derrubou o até então o inviolável Nuno. João Paulo e Bruno Alves não ficam bem na fotografia, ambos perdem os lances aéreos para Hiipya e Kuyt... mas durante a maior parte do jogo, a verdade é que eles chegaram e sobraram para Torres e Kuyt.
Na segunda-parte, sem alterações o FêCêPê parecia querer voltar a empurrar os Ingleses quando Peanant foi expulso. Benitez faz recuar a sua equipa, passando a jogar com uma linha de 4 homens bem definida no meio-campo e apenas Torres na frente. Os espaços diminuíam... Jesualdo precisava de fazer algo. Não tinha Leandro Lima, quanto a mim a escolha ideal para o jogo de penetração que era necessário fazer. Tirou então Tarik e colocou Farias... nada a dizer; e tirou Meireles metendo em campo Mariano... uma péssima opção. Poder-se-á argumentar que falar agora é fácil... e é verdade, mas quem esteve comigo no estádio poderá comprovar que logo na altura eu disse que era uma estupidez tirar o Meireles para colocar o Mariano. É verdade que Jesualdo precisava de ser mais audaz mas Mariano não convence ninguém... e as soluções atacantes disponíveis no banco eram escassas. Fez recuar Lucho, tirando do contacto com os homens mais avançados... e o Porto desapareceu. A partir dessa dupla substituição ficou claro que só por um milagre o F.C.Porto voltaria a marcar...

Melhor em Campo: Tarik Sektiuoi - Pelo que correu, pelo que desequilibrou, pela raça, pela determinação com que encarou cada lance... mas também pela enorme surpresa que estas exibições estão a despoletar nos adeptos portistas. Tarik por vezes é trapalhão mas a forma disciplinada, simples e objectiva do seu jogo, tornou-o bastante mais produtivo que Quaresma, que neste jogo foi a antítese de Tarik: Elegante mas complicativo e nada objectivo.

terça-feira, setembro 18, 2007

Nosso Coração bate por ti!


Image hosted by Photobucket.comVS Image hosted by Photobucket.com



Que equipa? Contra um Liverpool cínico e letal no contra-ataque, é preciso muita cabecinha! Com Xabi Alonso, Macherano e Gerrard no meio-campo, a que podemos acrescentar Riise, este sector do Liverpool é feroz e pressionante... um autêntico sufoco para quem quer jogar à bola. Solução... pressioná-los da mesma forma, pôr a bola nas alas, saber virar o jogo de flanco e não perder a bola em situações de transição... porque o contra-ataque com Torres e Kuyt é tenebroso. Esta equipa do Liverpool é talhada para estes grandes jogos, onde um erro pode custar uma derrota.
Manter a mesma equipa da jornada anterior é a solução... isto se Tarik estiver em nas condições físicas ideais. Caso contrário... a entrada de mais um médio, libertando Lucho e Meireles também não é descabida.

Vá lá! Sem medos... e com determinação! Vamos para cima deles!

segunda-feira, setembro 17, 2007

Líderes Isolados

Image hosted by Photobucket.com1-0 Image hosted by Photobucket.com
Lisandro

Primeira parte agradável e em bom ritmo do FêCêPê, com rápidas mudanças de flanco e boa dinâmica no meio-campo. Lucho esteve excelente, enquanto Tarik continua a dar razão a Jesualdo como aposta para a primeira equipa. O Marroquino esteve muito activo no seu flanco e apareceu variadas vezes na zona do ponta de lança, ajudando a criar desequilíbrios nessa zona. Foram várias as oportunidades criadas mas a bola teimava em não entrar. Ao intervalo, Jesualdo fez entrar Farias para o lugar de Tarik… substituição apenas admissível se os níveis físicos do Marroquino estiverem em baixo devido ao Ramadão. A verdade é que o Porto da segunda-parte esteve muito longe do Porto da primeira-parte, não conseguindo chegar com a mesma facilidade à baliza de Marcos. Quaresma, teimava nas suas fintas e nos seus remates do meio-campo, Farias parecia algo perdido, Lucho como que desapareceu… apenas Lisandro, com a sua raça e vontade conseguia dar objectividade ao jogo colectivo da equipa. O golo chegou por Lisandro… quem mais? A partir daí, viu-se ainda menos Porto no relvado do Dragão. Jesualdo fez entrar Leandro Lima para o lugar de Meireles, quando deveria ter sido Quaresma o substituído… para a 1 minuto do fim, substituir Assunção por Bollati, algo que já deveria ter feito há algum tempo, até porque o Brasileiro esteve irreconhecível.
Estamos isolados no primeiro lugar à quarta jornada… para não mais largar.

sexta-feira, setembro 14, 2007

Rascord

Aí está... já cá faltava a tentativa de introduzir Pinto da Costa na trama toda.
Confesso o meu desapontamento pela escassez de imaginação do Rascord, que não conseguiu enganar ninguém, talvez com a excepção da leonor pinhão. A "estória" foi muito mal pensada: Como seria possível alguém conseguir falar três vezes com Madaíl numa mesma noite sem se suicidar de seguida? Anjinhos!
Explorem as possibilidades da magia negra e as práticas ocultas... vão ver que arranjam explicações mais engraçadas e se calhar mais verosímeis do envolvimento de Pinto da Costa na armadilha perpetrada por aquele pérfido Sérvio a um impoluto cidadão que, no meio daquela confusão toda, apenas tentou proteger um indefeso cigano.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Desculpem... mas...



Só me apetece fazer isto:

[Actualizado]

Recuperada a fase em que a tentativa (não sei o que é pior: Se ficar pela tentativa ou chegar a vias de facto… é que a diferença entre os dois é o FALHANÇO e pelo menos no segundo caso poderia argumentar-se que era coisa de homem) de agressão de Scolari me dava vontade rir, eis que surge a primeira manifestação pública de apoio ao seleccionador nacional. Já contava com isto, só não sabia quem seria o herói. Madaíl nunca… alguma tomada de posição mais complexa que coçar a tomatada é sempre relegada para acessores da federação; De algum dos seus jogadores… poderia ser, se não tivessem telhados de vidro e algum deles não estivesse mais preocupado a ligar à cabeleireira ou a um serviço de acompanhantes de luxo. Quem? Quem seria o herói? Sá Pinto? João Pinto? Romário? (esta era engraçada) Não… nada disso… foi o vieira dos pneus a tomar em mãos o caso e a vir defender Scolari. "Quem sou eu para julgar Scolari?" Realmente... é óbvio que quem já mandou bater num empresário não tem moral para julgar este tipo de casos... mas é sempre bom ouvir este tipo de confissões. Mas reconheço que preferia que tivesse sido leonor pinhão ou até mesmo carolina salgado a vir a terreiro defender o treinador Brasileiro... tinha outro impacto e projecção… e com um pouco de habilidade ainda seria possível mesmo implicar o presidente do FêCêPê na tramóia ao impoluto cidadão que foi às trombas a um jogador Sérvio. Mau Olhado... magia negra... práticas ocultas... devem ser as únicas coisas de que PC ainda não é acusado. E incluir isto no filme que está para aí a estourar? Isso é que era!!!!

Há em Scolari uma característica que me irrita profundamente: A pretensão de julgar os outros como estúpidos e deficientes mentais. A sua mediocridade como treinador é tão óbvio que se torna irrelevante... Scolari é o Chico-espertismo na sua maior expressão. No final do jogo, para além de não ter humildemente admitido o erro, desculpou-se com o Quaresma e ainda por cima derrubou tudo o que apareceu à frente por Knock-out: O Draguqualquercoisaovic foi o primeiro, mas o azar, o Markus Merck, o Platini e a Comissão de Arbitragem da UEFA não perderam pela demora… foi tudo a eito… e até o Luís Baila esteve para levar uns sopapos com aquela pergunta descarada e desavergonhada… se apenas o árbitro tinha a culpa da derrota.
Caro Scolari… este amigo “Lá do Norte” está a torcer por uma punição exemplar da UEFA, para que possa estar presente no Estádio do Dragão frente à Finlândia e apoiar a sua Selecção Nacional de Futebol sem a estranha mistura de vontades de querer que Portugal ganhe e Xôlari se afunde. Espero também da FPF a mesma atitude punitiva que teve para com um puto de 18 anos que tirou um cartão da mão do árbitro no Mundial de Sub20... 12 meses de punição... esta foi a mão que puniu Zequinha. A ver vamos com que mão Madaíl pune Scolari... esta vai ser a parte mais engraçada do imbróglio.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Verdade verdadeira Puto!

Paulo Machado: «Neste momento já tinha lugar no plantel do F.C. Porto»

E eu acrescento: E com Lisandro ao meio, Vieirinha seria neste momento titular do F.C.Porto.

Paulo Machado, Vieirinha e Hélder Barbosa são neste momento as pérolas da nossa formação com mais possibilidades de triunfar no FêCêPê. Nuno Coelho, central dos Sub21 também tem características físicas e técnicas muito interessantes... falta-lhe ser um pouco menos intempestivo e mais cauteloso na abordagem aos lances em que o adversário tem posse de bola.
Jesualdo Ferreira preferiu pô-los a rodar um ano... concordo desde que lhes sejam dadas oportunidades num futuro próximo.
Eu gosto muito do futebol de Paulo Machado... um jogador que joga em qualquer posição do meio-campo, com inteligência, velocidade, técnica apurada e sempre em progressão. Vieirinha tem crescido imenso neste início de época... está um jogador fabuloso. Hélder Barbosa procura ainda a melhor forma, depois de uma paragem de muitos meses... mas quem o viu há um ano atrás na Académica não consegue esconder a admiração pelo seu futebol.

Força aí putos!

segunda-feira, setembro 10, 2007

Curtas...

1. Portugal voltou a marcar passo mas está mais do que a tempo de se qualificar nas calmas. Ganhar à Sérvia torna-se agora crucial nestas contas...
Contra a Polónia, com uma primeira-parte nas calmas fomos para o intervalo a perder. Com uma atitude completamente diferente, conseguimos virar o resultado... para depois o pato do costume nos enterrar.
Saliência para Bosingwa e Quaresma e para a atitude da equipa na segunda-parte ... pela negativa, a primeira-parte e para o labrecas do costume... ninguém, que se diz guarda-redes, defende a bola para a frente, nem se faz à bola daquela maneira no segundo golo.

2. Arrepiante a forma como os jogadores de Râguebi de Portugal entoam o Hino Nacional: Garra, emoção e orgulho demonstrada em campo por uma Selecção AMADORA que está lá para dignificar a sua gente! O amor e dedicação a uma modalidade e a um país é muitas vezes estragado pelo dinheiro e pelo protagonismo. Bem hajam vocês oh do Râguebi! Valeu por aquele minuto e meio em que o meu coração ficou maior um bocadinho e em que me senti mais uma vez orgulhoso por ser Português! Parabéns!

3. Entrevista de Lucho ao jornal OJogo... vale a pena perder uns minutos!



quarta-feira, setembro 05, 2007

3 Vitórias sem Reforços!

Nas três primeiras jornadas do campeonato, o F.C.Porto arrancou três preciosos e inteiramente merecidos triunfos e em jogos de elevado grau de dificuldade: Braga fora, Sporting em casa e Leiria fora. Mais... sem a ajuda de reforços. Esta atitude de Jesualdo de não lançar os reforços tem sido vista, no mínimo, com alguma desconfiança por parte de alguns adeptos do FêCêPê. A não inclusão de reforços na estrutura inicial da equipa é vista como a consequência da falta de qualidade desses jogadores e por inerência da incompetência da SAD na política de contratações.
O julgamento prévio e por antecipação da qualidade dos jogadores não é exclusivo dos adeptos portistas, mas nós, à conta dos exemplos tidos em tempos muito próximos devíamos ter muito mais cautela e paciência nestes juízos facciosos e sem ponta de racionalidade.
Eu também estou de algum modo desapontado com Mariano Gonzalez, esperava mais de Leandrinho, estou ansioso por ver Farias, acredito na qualidade de Bollati e de Stepanov e acho que Edgar pode ser útil em determinadas situações de jogo... mas é preciso em primeiro lugar dar estabilidade e consistência ao grupo de trabalho. Penso que é isso que Jesualdo está a tentar fazer... ele está a tentar ganhar a confiança e a solidariedade do seu grupo de trabalho, coisa que de algum modo não conseguiu inteiramente na temporada transacta. Dizer-lhes: "Quem vem tem que mostrar que é melhor do que quem cá está para entrar na equipa" é uma forma de conquistar um grupo que como se sabe é dominado por quem se encontra há mais tempo dentro dele. A entrada de João Paulo em Leira é sintomática dessa atitude de Jesualdo... a primeira oportunidade aquando de uma lesão foi para um jogador com qualidade mas com falta de oportunidades no passado, em vez de lançar uma contratação de 4 milhões de Euros. Pode-se argumentar: Puxa... gastou-se tanto dinheiro para um central que é 4ª opção? E eu contra-argumento: E no João Paulo não se gastou dinheiro? O rapaz não tem qualidade? Vamos desperdiçar um bom jogador por falta de oportunidades? O mesmo sucede para outras posições e jogadores. Bollati, tal como Leandro Lima vai surgir naturalmente... especialmente em jogos da Champions; Farias vai afirmar-se como grande avançado; Stepanov surgirá gradualmente; Tudo isto sem atropelos e injustiças em relação a jogadores que estão cá há mais tempo, têm qualidade e ajudaram na conquistas de títulos.
Há neste momento uma situação que me deixa perplexo e não consigo perceber: Postiga! Entrou em Braga e com o Sporting, tendo cumprido a sua função ajudando à conquista dos três pontos em ambas as ocasiões... como a sua não convocação para Leiria? Há algo que não está bem explicado nesta situação e era bom que Jesualdo pudesse explicar.

Não sei porquê, hoje lembrei-me desta montagem feita há bem pouco tempo:

domingo, setembro 02, 2007

Nas calmas... ou com calma a mais!

Image hosted by Photobucket.com0-3 Image hosted by Photobucket.com
Sektioui, Lisandro, João Paulo

Vitória incontestável do F.C.Porto em Leiria por três golos sem resposta. Mas o resultado foi bem melhor que a exibição... durante a primeira parte o FêCêPê esteve apático e algo acomodado ao desenrolar dos acontecimentos, faltando raça e pressão perante um Leiria que apenas apostava na velocidade dos seus alas. Nuno... impecável; Bosingwa e Fucile estiveram relativamente bem na sua dupla missão de ataque/defesa... os centrais também não deram hipóteses, apesar de um erro de principiante de Bruno Alves na primeira-parte perante o extremo-direito da União de Leiria; O meio-campo controlou sempre o jogo mas faltou uma maior pressão e intensidade de jogo; Lucho está a subir de forma a olhos vistos, enquanto Meireles voltou a realizar uma partida de grande regularidade; A velocidade de Tarik e Quaresma bastou para pôr a cabeça em água aos defensores da União... nem foi preciso que estivessem inspirados; Lisandro marcou um golo à Ponta de Lança mas foi mais uma vez evidente que rende muito mais como segundo avançado ou falso extremo. Mariano não convenceu, Leandro Lima deixou boas indicações mas precisa mostrar mais, enquanto Edgar nunca foi servido em condições.
Terceira vitória consecutiva, em três jogos de grau de dificuldade elevado e onde na temporada transacta tínhamos averbado três derrotas. Começamos o Campeonato da melhor forma... não podemos agora é perder pontos onde menos se espera.

Melhor em Campo: Lucho Gonzalez